Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

AGRO-INOVAÇÃO 2019 - Workshops Regionais de Inovação na Agricultura no Cartaxo e Vila Real

PANO 20190703 125334Realizaram-se no Cartaxo, a 2 de Julho, e em Vila Real, a 3 de Julho, os primeiros Workshops Regionais de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, nos quais estiveram em apresentação e discussão temas relevantes para o setor, em particular para a fileira da hortofruticultura, vinha, olival e frutos secos, marcando presença mais de 200 participantes, entre agricultores, técnicos, investigadores e estudantes.

A sessão de abertura do primeiro workshop regional, realizado esta terça feira, dia 2 de julho, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas do Cartaxo, foi assegurado por Custódia Correia, Coordenadora da RRN, que enfatizou a importância da parceria constituída para a organização, os parceiros do Grupo de Trabalho da Rede Rural Nacional e, em particular, os Centros de Competências do setor ou fileira, neste caso o Centro de Competências do Tomate de Indústria e o COTHN. Referiu ainda a parceria com o Crédito Agrícola e a Inovisa no âmbito do Prémio de Inovação e Empreendedorismo.


PANO 20190702 094955

Seguiu-se na ordem de trabalhos a intervenção de João Fernandes, da NEC Portugal, empresa fundada em 1899 e há 24 anos em Portugal, que apresentou o projeto CropScope. Este projeto tem como base o objetivo de tirar partido das tecnologias para uma agricultura mais eficiente e mais produtiva, através da recolha de dados que são analisados, permitindo criar uma simulação que compara várias variáveis do que está a ser feito no terreno, assim como define recomendações a nível da gestão de água e de fertilização.


IMG 20190702 095904

Sobre o tema da "Digitização - Ferramentas para a Sustentabilidade", António Mexia (Professor Catedrático do ISA/UL) alertou para a urgência do solo, ou seja a urgência de melhor conhecer e preservar o solo. "A quantidade de informação para usar na agricultura é brutal, os agricultores é que não sabem como usar", referiu o Professor. A dinâmica temporal dos fenómenos extremos é outro aspeto que obriga a mudanças e ajustes de práticas na agricultura. A preservação do solo, controlo de doenças e de pragas e eficiência da rega foram outros temas abordados, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental, social e económica.

Lino Fernandes, presidente da Agência de Inovação entre 1996-2002 e 2005-2012, fechou a sessão da manhã, referindo a importância da investigação fundamental no setor agrícola. Salientou o facto de que estes projectos demoram a ter resultados e algumas vezes têm sucesso científico mas não entram no mercado.

Na iniciativa foram apresentados os seguintes Grupos Operacionais: Valor+ (Criação de valor com os subprodutos agrícolas, agroalimentares e floretais); QUALITOMATE (A complexidade de ser simplesmente vermelho); MaisSolo; GreenTaste (Uma nova base para molhos e temperos de elevado valor nutricional); Hortinf; CompetitividadeSouthBerries (Pequenos frutos competitivos e sustentáveis: técnicas culturais inovadoras para o alargamento da época de produção).
IMG 20190702 160347A parte da tarde do Workshop Regional de inovação na Agricultura contemplou uma visita de campo na zona de Benavente, onde decorreram demonstrações dos projetos dos Grupos Operacionais NEP, Qualitomate, SteNcil, Hortinf e LTT.


Workshop Regional de Inovação na Agricultura, em Vila Real

No segundo Workshop Regional de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, de um total de cinco a realizar este ano, teve lugar esta quarta-feira, 3 de julho, no Auditório Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com apresentação dos resultados dos Grupos Operacionais dos sectores da vinha, olival e frutos secos.
IMG 20190703 095058Estiveram presentes na iniciativa os Grupos Operacionais: CSinDouro - Confusão sexual contra a traça da uva, Lobesia botrana em viticultura de montanha- caso particular da Região Demarcada do Douro; FDControlo; WineClimaAdapt-seleção e valorização das castas mais bem adaptadas a cenários de alterações climáticas; VITISHIDRI - Estratégias para a gestão do stress hídrico da vinha no Douro Superior; FitoFarmGest; Grupo Operacional Olivicultura e Azeite; Novas práticas em olivais de sequeiro - estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas; TECOLIVE-técnicas e tecnologia para valorização de subprodutos em Olivicultura.

IMG 20190703 112138
De tarde foram realizadas um conjunto de visitas de campo a explorações onde os Grupos Operacionais tem desenvolvido atividade. Pela fileira do Olival, realizou-se uma visita a S. Pedro de Vale do Conde, em Mirandela, no âmbito do projeto GO Novas práticas em olival de sequeiro; pela fileira dos Frutos Secos, um grupo deslicou-se à Quinta da Cotovia, em Mirandela, no âmbito dos projetos Biopest e Climcast; pela fileira da Vinha, e no âmbito do projeto CSinDouro - Confusão sexual, houve visita de estudo à Quinta de S. Luiz e à Quinta do Vallado, na Régua.
IMG 20190703 161200IMG 20190704 WA0012Este foi um workshop promovido pela Rede Rural Nacional (RRN) em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS).

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos