O ReMIX, projeto concebido no âmbito do Programa H2020 sobre sistemas de cultivo baseados em agroecologia publicou uma breve apresentação da atividade que se encontra a desenvolver na adoção de sistemas agrícolas produtivos e resilientes.
O projeto propõe-se a explorar os benefícios das misturas de espécies para conceber sistemas agrícolas de culturas agroecológicas mais diversificados e resilientes, que levará à produção de novos conhecimentos que sejam cientificamente confiáveis e socialmente valiosos na agricultura convencional e orgânica.
Objetivos do ReMIX:
- Superar barreiras para estimular a adoção de misturas de espécies por agricultores e em cadeias agroalimentares.
- Desvendar mecanismos de interações planta-planta para maximizar a eficiência no uso de recursos.
- Determinar o papel das misturas de espécies no controle de doenças, pragas e ervas daninhas e no alívio de danos causados pelo rendimento.
- Demonstrar o papel das misturas de espécies na melhoria da prestação de serviços ecossistêmicos e no desenvolvimento de resiliência ao estresse biótico.
- Identificar os principais traços e crie novos métodos de reprodução e fenotipagem. Gerar material de criação inovador para leguminosas de grãos / misturas de cereais.
- Desenvolver regras genéricas para a montagem de espécies para produção eficiente de culturas de rendimento usando modelos de simulação baseados em processos.
- Desenvolver novas técnicas de gerenciamento para otimizar o desempenho de misturas de espécies.
- Otimizar as configurações e especificações para máquinas agrícolas para colher e separar grãos.
- Desenvolver uma caixa de ferramentas, um jogo sério e folhetos técnicos para agricultores e conselheiros.
Aceda ao documento de apresentação.