A Comissão Europeia publicou o concurso para Expressão de Interesse para membros dos cinco Mission Boards que irão ser criados e que têm como principal missão ajudar a definir e implementar as missões para o primeiro período de programação do Horizonte Europa. O concurso estará aberto até 11 de junho.
Entre março e abril de 2019, e após meses de negociações entre a Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu, os colegisladores acordaram os conteúdos do Regulamento, incluindo as regras de participação e disseminação, e o Programa Específico relativo à execução do próximo Programa-Quadro de I&I, Horizonte Europa (2021-2027).
Saliente-se que estas ainda não são as versões finais dos documentos pois poderão sofrer alterações nomeadamente nas partes que ainda não foram discutidas (orçamento, sinergias e países terceiros).
O Horizonte Europa estrutura-se em três pilares complementares e interligados
Pilar I "Ciência de Excelência"
Pilar II "Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia"
Pilar III "Europa Inovadora"
Para além dos três pilares, temos ainda o Pilar Horizontal "Alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação". Portugal continuará a beneficiar do acesso aos instrumentos considerados no âmbito do Pilar Horizontal, nomeadamente o Teaming, Twinning e Era-Chairs. A lista de países considerados no âmbito do Pilar Horizontal encontra-se especificada no Regulamento do Horizonte Europa.
Mission Areas e Mission Boards
No âmbito do Pilar II serão definidas Missões em temas transversais que garantam impacto socioeconómico e também parcerias Europeias com a indústria e os Estados-Membros. Para cada uma das áreas abaixo serão definidas missões:
Adaptation to Climate Change, including Societal Transformation
Cancer
Healthy Oceans, Seas, Coastal and Inland Waters
Climate-Neutral and Smart Cities
Soil Health and Food
O concurso para os Mission Boards, que irão definir e implementar as missões, está aberto até 11 de junho. Toda a informação está disponível ONLINE.