Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

IPC2SOCIETY revela os mais inovadores projetos de investigação

IPC2SocietyO IPC2SOCIETY, Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, dá a conhecer 50 dos mais inovadores projetos de investigação desenvolvidos no Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra (i2a - IPC). · A mostra de projetos de I&D, realiza-se amanhã, dia 11 de abril, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e procura promover a transferência de conhecimento e tecnologia para as indústrias e comunidade, para melhor desenvolver produtos, processos e serviços.

 Um equipamento biomecânico para apoio à reabilitação, um novo tipo de betão estrutural, um sistema de prevenção de quedas para idosos, um programa de tratamento de lesões da cartilagem, uma solução para valorização de compostos bioativos ou até a criação de novos produtos alimentares são alguns dos projetos que o IPC dá a conhecer na primeira edição do IPC2SOCIETY. A realizar-se no próximo dia 11 de abril, nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), esta é uma iniciativa que dará a conhecer 50 dos mais inovadores projetos desenvolvidos no Instituto de Investigação Aplicada (i2a) do IPC.

Dirigida a todos os sectores da economia, o IPC2SOCIETY reúne projetos desenvolvidos nas mais variadas áreas do conhecimento que vão desde as Ciências Agrárias, o Ambiente, as Ciências da Educação, Artes e Design, a Informática, Tecnologias e Engenharias e a Saúde, entre outras.

O IPC2SOCIETY ocorre no âmbito de dois projetos em curso no IPC: o Lab2Factory e o INOVC, ambos financiados pelo FEDER, através do Programa Operacional CENTRO 2020.

«O IPC2SOCIETY foi criado com o objetivo de contribuir para uma maior visibilidade dos projetos dos nossos investigadores, e fomentar a criação de parcerias sólidas com os diferentes agentes regionais, nomeadamente PME, tendo em vista a obtenção de soluções inovadoras e o desenvolvimento sustentável. Com uma clara aposta na prestação de serviços à comunidade e no desenvolvimento de projetos em copromoção empresarial, o IPC, através do i2a, dos diversos laboratórios associados e do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), tem procurado promover, estimular e apoiar os vários projetos de investigação, ao mesmo tempo que incentiva a transferência de conhecimento e tecnologia para o tecido empresarial e comunidade», esclarece Carlos Dias Pereira, Diretor do i2a.

Como explica Cândida Malça, Vice-presidente do IPC, «sendo uma estrutura transversal a todo o IPC, o i2a assegura o enquadramento institucional às atividades de IDT&I de cerca de 620 investigadores, 250 dos quais doutorados, que desenvolvem trabalho nas mais variadas áreas do saber técnico-científico nas diferentes unidades orgânicas de ensino que integram o IPC».

Lab2Factory: Reforço da transferência de conhecimento científico e tecnológico para as fileiras agroalimentar e florestal

O projeto Lab2Factory, orçado em quase 214 mil Euros, é uma operação individual do IPC, cofinanciada pelo FEDER, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas para Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, através do Programa Operacional CENTRO 2020.

O projeto visa, assim, no âmbito do domínio de especialização inteligente (RIS3) da Região Centro, transferir conhecimento e tecnologias desenvolvidas ao nível do IPC para a fileira agroalimentar e florestal. São aqui abrangidos os setores da transformação de produtos vegetais, dos laticínios, das carnes, assim como da indústria do papel e da cortiça. Por outro lado, prevê-se que o setor farmacêutico, dos têxteis e do calçado possam igualmente beneficiar dos resultados do projeto.

As tecnologias desenvolvidas procuram responder a problemas e desafios concretos da esfera empresarial, relacionados com a aplicação de soluções industriais sustentáveis e com a valorização dos recursos naturais e endógenos. Para tal, o projeto articula o desenvolvimento de cinco unidades piloto e um campo experimental com ações de disseminação e divulgação de conhecimentos e tecnologias, abertas a produtores e empresas.

Atendendo ao sucesso do projeto, o IPC planeia, a curto prazo, replicar a metodologia Lab2Factory a outras áreas de conhecimento da instituição, como forma privilegiada de extensão e apoio à comunidade, para maior capitalização dos benefícios mútuos.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos