O projeto Itecons, que procura soluções pré-fabricadas de betão leve produzido a partir de casca de arroz para permitir reduzir custos e aumentar a sustentabilidade, foi contemplado com uma das 15 Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020, um projeto suportado por fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro.
Melhorar a sustentabilidade do setor da construção através do desenvolvimento de elementos pré-fabricados em betão leve, integrando na sua constituição casca do arroz, é objetivo de uma equipa de investigadores do Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra.
Devido às suas características funcionais e elevada durabilidade, o betão é um dos materiais de construção mais utilizados. No entanto, a sua produção tem impactes ambientais significativos. Nos últimos anos é possível encontrar vários estudos que procuraram atenuar estes impactes, através da incorporação de resíduos e do desenvolvimento de soluções pré-fabricadas. Neste sentido a equipa de investigadores acredita que a utilização de subprodutos agrícolas da região do Baixo Mondego, como é o caso da casca de arroz, pode oferecer importantes vantagens, não só na criação de um elemento destinado à construção sustentável, como também para a economia local.
Sobre a Itecons
O Itecons é uma associação privada sem fins lucrativos, que integra mais de 60 entidades ligadas ao tecido empresarial, municípios e outras instituições, funcionando como interface dinâmica de transferência e valorização do conhecimento gerado na Universidade de Coimbra.O Itecons atua em diferentes áreas dos sectores da construção, da energia e do ambiente, nomeadamente pela disponibilização de um diversificado conjunto de serviços, dos quais se destacam a realização de uma vasta gama de ensaios acreditados pelo IPAC, a realização de peritagens técnicas e prestação de serviços de consultoria, formação direcionada para os intervenientes no sector da construção e desenvolvimento de projetos de investigação.Destaca-se, ainda, o reconhecimento do Itecons como CIT – Centro de Interface Tecnológico na promoção da inovação e na capacitação do tecido empresarial.
INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal
Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o Itecons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley. O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019.