No âmbito do InovMilho 2023, a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS) está a implementar ensaios pioneiros que visam melhorar a produção de milho através da técnica da superdensidade. A ANPROMIS instalou um ensaio na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, com um espaçamento de linhas de sementeira de 1,50 metros, utilizando fita de rega gota a gota posicionada a 10 cm da linha, e testando duas densidades de sementeira distintas: 80.000 sementes/ha e 160.000 sementes/ha.
Os resultados preliminares desses ensaios são promissores, com uma produção estimada de cerca de 14.000 kg/ha em ambas as densidades de sementeira. Este avanço representa uma abordagem inovadora para lidar com os desafios anuais da irrigação gota a gota na cultura do milho, particularmente focado na correta emergência das sementes.
A ANPROMIS continua a liderar o caminho na busca por soluções inovadoras para a agricultura, visando aumentar a eficiência e a sustentabilidade na produção de milho.
Noticia enviada pela ANPROMIS, membro da Rede Rural Nacional