Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Demonstração em campo “Gestão de Pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede”

SITE 2O Centro PINUS convida a participar, no dia 2 de junho, das 10h às 14h, na demonstração em campo “Gestão de pinheiro-bravo no Parque Natural da Serra de São Mamede” (PNSSM), em Portalegre.

Luís Grilo (ICNF), Pedro Teixeira (Centro PINUS) e Marco Ribeiro (RESIPINUS) são os guias desta ação que irá decorrer no PNSSM e que pretende divulgar boas práticas de gestão de pinhal-bravo, incentivar os proprietários a gerir para a obtenção de diferentes produtos da floresta de pinho, como a madeira e a resina e debater a importância de gestão de povoamentos mistos para aumentar a resiliência do território aos incêndios.

O PNSSM ocupa uma área aproximada de 56 mil hectares, dos quais cerca de 15 mil ha (27%) são ocupados por pinheiro-bravo.

Nesta visita, teremos oportunidade de observar intervenções que o ICNF tem executado em áreas públicas e privadas, no âmbito do "Projeto de Prevenção Estrutural para a Recuperação e Valorização de Habitats Naturais e Florestais", assim como, demonstrar a importância do pinhal na economia local e o seu contributo para a diversidade florestal e paisagística, pela sua capacidade pioneira e de consociação com folhosas autóctones, como carvalhos e castanheiro.

Dirige-se a proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal.

A participação é gratuita com inscrição obrigatória até ao dia 31 de maio, a partir deste link, para receção do local de encontro.

Aceda ao cartaz.

Programa:

10h00 Receção de participantes

10h30 Saída para campo (3 paragens)

13h00 Estratégias para a gestão do pinhal no PNSSM

14h00 Fim da visita

 

 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos