O Hospital Veterinário Muralha de Évora encontra-se a organizar a 1ª Edição do Prémio Inovação na Pecuária Extensiva, uma iniciativa alinhado com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no setor. O objetivo é o de premiar as explorações pecuárias mais inovadoras em quatro domínios de atuação:
- Sustentabilidade Ambiental – serão pontuadas as soluções biotecnológicas que respeitem os princípios do carbono zero, da economia sustentável, e da circularidade das matérias primas, ou seja, do aproveitamento de sub-produtos da exploração, permitindo criar valor a partir de recursos biológicos e renováveis, preferencialmente endógenos;
- Inovação Tecnológica – pretende-se premiar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a optimização de processos com vista à melhoria da rentabilidade da exploração, à capacitação de infraestruturas, e à gestão eficiente de recursos.
- Rentabilidade – serão pontuadas as explorações com melhores índices de fertilidade e rentabilidade global desde que cumpridos os pressupostos de sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor agro-alimentar.
- Bem Estar Animal – Destacam-se as explorações que promovam o bem-estar animal de forma activa quer seja através de procedimentos inovadores de maneio, quer seja através da capacitação de infraestruturas adaptadas ao bem-estar dos animais.
De forma a assegurar uma adequada avaliação, as candidaturas deverão ser submetidas por via eletrónica, até ao dia 16 de fevereiro de 2023. Quaisquer candidaturas recebidas após essa data não serão consideradas.
A candidatura vencedora receberá um prémio monetário de 1000€ (mil euros) e terá a possibilidade de fazer uma pequena apresentação no decorrer das 15ªs Jornadas.
Consulte o Regulamento e encontre toda a informação aqui.