Tem lugar esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 9h00, na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (pólo de fruticultura do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), em Alcobaça, o evento final do projeto “H2OptiDemo – Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria”.
O projeto H2OptiDemo tem financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian (no âmbito do projeto “Gulbenkian Água”) e é promovido pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), pela Federação Nacional das Organizações de Produtores (FNOP), pela Hidrosoph, pela Campotec e pela Torriba.
Com a duração de um ano, este projeto visou «optimizar a demonstração de boas práticas na gestão da água de rega em maçã, pêra e tomate de indústria nas duas principais zonas geográficas a nível nacional em que estas culturas são produzidas, o Oeste e o Ribatejo», tendo sido realizadas várias actividades de transferência de conhecimento, nomeadamente workshops sobre gestão de rega optimizada, workshops formativos de capacitação e demonstração, dias abertos em campos de demonstração, intercâmbios técnicos internacionais e seminários.
Pode consultar aqui o programa provisório do seminário final do projecto H2OptiDemo. Os interessados em participar neste evento podem inscrever-se aqui.