Produtores agrícolas, tecnológicas, consultores, fornecedores de tecnologia, entidades públicas, reuniram-se ontem, dia 25 de outubro, no parque tecnológico, para analisar necessidades, discutir desafios e definir ações para a transição digital do setor da fruticultura.
No primeiro “Espaço de Diálogo” dinamizado pelo Sfcolab - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, em colaboração com a CONSULAI e INL, e com o apoio do INIAV, IP, RochaCenter, COTHN - CC, Município de Óbidos, OBITEC e Agência Nacional de Inovação, ficou clara a necessidade de se estimular a criação de sinergias entre tecnológicas, e de tornar a tecnologia mais acessível aos produtores (através de formação, acompanhamento e apoio na sua utilização, orientado para a função/ferramenta).
Esta ação surge no âmbito do Interreg HIBA - Hub Iberia Agrotech, uma ação hispano-portuguesa que pretende criar um ecossistema multirregional destinado à digitalização do setor agroalimentar através de hubs de Inovação Digital. Vai repetir-se no próximo dia 27, em Torres Vedras (esta orientada para o setor hortícola).
Informação enviada pelo Sfcolab - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura membro da Rede Rural Nacional