Inovação para a Agricultura

pten
Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto H2Oliva promove 2ª Sessão de Capacitação

h2olivaA escassez de água é um problema crescente e que está na ordem do dia, influenciando fortemente o setor agrícola. O projeto H2Oliva, liderado pela Escola Superior Agrária de Santarém e com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian pretende capacitar os olivicultores para uma gestão de rega mais eficiente, tendo para isso preparado um curso de capacitação, dividido em três sessões complementares, para o qual convida todos os interessados.

Segue-se a sessão relativa à “Gestão de rega”. Para participar no curso de capacitação será obrigatória a inscrição online, através do link: https://forms.office.com/r/xGj4DdAd9n

A participação é gratuita e limitada a 50 participantes por localização.

O que é o H2Oliva?

A implementação de medidas de uso eficiente de água são uma realidade no sector agrícola e a vulnerabilidade decorrente dos cenários de alterações climáticas torna este desafio ainda mais ambicioso. Na região do Alentejo a cultura do olival consome, em média, cerca de 2 750 m3/ha de água, representando um consumo anual de 575 milhões de m3 de água.
Assim, assume-se como relevante o principal objetivo deste projeto, que será a transferência de conhecimento e capacitação dos agricultores para a realização de práticas de rega mais eficientes, com o apoio das tecnologias de monitorização atualmente existentes, perspetivando-se um aumento da eficiência de uso de água entre 20% a 30%.

O projeto “H2Oliva” foi desenvolvido em co-promoção com a “TerraPro”, a “Casa Relvas”, a “Associação de Agricultores dos Ribatejo”, o Agrupamento de Produtores “Azeitonices”, para a promoção e demonstração de práticas de gestão de rega, com o apoio das tecnologias de monitorização.

No campo demonstrador, onde se encontram implementadas boas práticas de gestão de rega há vários anos, será possível observar o resultado do uso das tecnologias de monitorização e serviços de aconselhamento existentes. Sendo ainda possível acompanhar todo o itinerário de introdução das tecnologias de monitorização e serviços de aconselhamento de rega nos produtores trainees.
Para mais informações consulte o site https://h2oliva.ipsantarem.pt/ ou contacte por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Informação enviada pela ESA, membro da Rede Rural Nacional

 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos