Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça lança nova versão da app "Sobreiro"

app sobreiroNas comemorações de mais um Dia do Sobreiro e após reunião anual do Conselho Geral do CCSC que teve lugar na passada quinta feira, 2 de junho, na FICOR – Feira Internacional da Cortiça em Coruche, o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça lança uma nova versão da APP – Cartografia de Aptidão para o Sobreiro, a qual permitirá aos gestores florestais obter o índice de aptidão das suas propriedades, possibilitando um melhor planeamento das futuras arborizações com sobreiro, através da adequação das necessidades da espécie às características de cada local.

Dando prossecução ao objetivo e missão do CCSC e no balanço da atividade do ano de 2021, particular enfoque foi dado à transferência do conhecimento gerado nas Universidades e Institutos de Investigação para os seus utilizadores finais. Todos os resultados obtidos tiveram origem em publicações científicas, que foram analisados, traduzidas para linguagem corrente e disponibilizadas on-line e em papel.

Esta colaboração entre todos os agentes da cadeia de valor e os membros do CCSC permitiu a edição de várias fichas técnicas dedicadas ao sobreiro, em temáticas variadas como o efeito do descortiçamento nos fluxos de carbono e água, o mapeamento da percentagem de cortiça rolhável a nível nacional ou a relevância da gestão das áreas de conservação para a manutenção e promoção da biodiversidade nos montados. Informação publicamente disponível em: http://www.filcork.pt/ccsc-plano-de-atividades/.

Na nova versão da APP – Cartografia de Aptidão para o sobreiro, foram incluídos menus adicionais que permitem pormenorizar as características dos solos em cada local selecionado, o que, em conjunto com a informação climática disponível, permite calcular o índice de aptidão, evitando arborizações em locais de menor aptidão e onde a sobrevivência das plantas será menor. Potenciará igualmente a procura de outras técnicas de gestão ou espécies florestais, que aumentem a taxa de sucesso dos investimentos e da área arborizada e, desta forma, contribuam também para a adaptação às alterações climáticas.

Para descarregar a app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.agriciencia.cartografiasobreiro

A partilha das competências existentes entre os vários membros foi concretizada com a apresentação pública a 26 de Maio, do WEBGIS | Parcelas de Investigação em Sobreiro, onde os membros de I&D do CCSC tornaram acessível a localização das suas parcelas de investigação, os objetivos das mesmas e quais os dados recolhidos, potenciando desta forma a continuidade e complementaridade da investigação que tem vindo a ser desenvolvida no setor.

Consulte em: http://nasoftpt.ddns.net/WebgisSobreiro

Acompanhe estes e outros trabalhos do CCSC em: http://www.filcork.pt/projectos/centro-competencias-sobreiro-cortica/ ou http://www.filcork.pt/ccsc-plano-de-atividades/

 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos