Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

ADPM organiza workshop de culinária com Chef José Júlio Vintém: Borrego de inspiração islâmica

facebook web workshop islamicoNo dia 26 de Abril, decorre em Mértola um workshop de culinária de inspiração islâmica, dirigido a restaurantes e alojamentos, mas aberto à participação de todos os interessados. Esta iniciativa, promovida pela ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola) em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, insere-se no âmbito das celebrações do Festival Islâmico 2022 e integra a oferta de vários workshops de gastronomia islâmica que o Município está a organizar.

José Júlio Vintém, Chef e fundador do Restaurante Tombalobos em Portalegre, vai guiar o workshop de duas horas e exemplificar aos participantes como desmanchar e preparar uma carcaça de borrego, tendo por base a gastronomia islâmica. Será uma sessão participativa, onde os presentes vão poder experimentar, ajudar a cozinhar, e aprender dicas e receitas para fazer um máximo aproveitamento de todas as partes do borrego. O Chef vai partilhar receitas de pratos principais, com o intuito de inspirar os restaurantes locais a inovarem na sua oferta gastronómica, durante o 11º Festival Islâmico de Mértola, que decorre de 19 a 22 de Maio.

A participação no workshop é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O workshop decorre no refeitório dos estaleiros do Município de Mértola e as inscrições podem ser feitas em bit.ly/borregomertola.

Este workshop insere-se no âmbito do projeto LiveAdapt, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, cujos objetivos são melhorar a adaptação da pecuária extensiva às alterações climáticas e valorizar os seus produtos. “Produz com Respeito, protege o amanhã” é o mote da campanha de marketing que pretende demonstrar como a pecuária extensiva é uma importante atividade económica no território, capaz de gerar valor social e ambiental.

Além de criar produtos de elevada qualidade, tanto a nível gastronómico como nutricional, a gestão das pastagens de pecuária extensiva permite melhorar o solo e garantir o bem-estar animal. Com duas áreas-piloto do projeto LiveAdapt no território de Mértola, a ADPM está a testar novas ferramentas para apoiar os produtores locais, através da investigação aplicada e da inovação. Para mais informações sobre o projeto, visitar: https://liveadapt.eu

Para mais informações contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 931 958 115.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos