No dia 26 de Abril, decorre em Mértola um workshop de culinária de inspiração islâmica, dirigido a restaurantes e alojamentos, mas aberto à participação de todos os interessados. Esta iniciativa, promovida pela ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola) em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, insere-se no âmbito das celebrações do Festival Islâmico 2022 e integra a oferta de vários workshops de gastronomia islâmica que o Município está a organizar.
José Júlio Vintém, Chef e fundador do Restaurante Tombalobos em Portalegre, vai guiar o workshop de duas horas e exemplificar aos participantes como desmanchar e preparar uma carcaça de borrego, tendo por base a gastronomia islâmica. Será uma sessão participativa, onde os presentes vão poder experimentar, ajudar a cozinhar, e aprender dicas e receitas para fazer um máximo aproveitamento de todas as partes do borrego. O Chef vai partilhar receitas de pratos principais, com o intuito de inspirar os restaurantes locais a inovarem na sua oferta gastronómica, durante o 11º Festival Islâmico de Mértola, que decorre de 19 a 22 de Maio.
A participação no workshop é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O workshop decorre no refeitório dos estaleiros do Município de Mértola e as inscrições podem ser feitas em bit.ly/borregomertola.
Este workshop insere-se no âmbito do projeto LiveAdapt, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, cujos objetivos são melhorar a adaptação da pecuária extensiva às alterações climáticas e valorizar os seus produtos. “Produz com Respeito, protege o amanhã” é o mote da campanha de marketing que pretende demonstrar como a pecuária extensiva é uma importante atividade económica no território, capaz de gerar valor social e ambiental.
Além de criar produtos de elevada qualidade, tanto a nível gastronómico como nutricional, a gestão das pastagens de pecuária extensiva permite melhorar o solo e garantir o bem-estar animal. Com duas áreas-piloto do projeto LiveAdapt no território de Mértola, a ADPM está a testar novas ferramentas para apoiar os produtores locais, através da investigação aplicada e da inovação. Para mais informações sobre o projeto, visitar: https://liveadapt.eu
Para mais informações contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 931 958 115.