O Projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente”, no âmbito do seu webinar de encerramento realizado esta manhã, apresentou a sua nova página web, onde é disponibilizada informação sobre circuitos curtos agroalimentares (CCA), com o apoio de diversos recursos multimédia.
Os conteúdos do site são apresentados de forma objetiva e apelativa a todos os interessados, sejam eles agentes de desenvolvimento rural ou produtores agroalimentares, tendo em vista a dinamização dos CCA. Neste sentido foram assim desenvolvidos Guias de apoio à criação de CCA e Guias de apoio à comercialização e produtos agroalimentares nestes circuitos, bem como de apoio ao cumprimento das exigências legais e processuais obrigatórias.
A página web Projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente” foca-se em quatro modalidades distintas: Cabazes; Restauração Coletiva; Venda na Exploração; e Mercados Locais de Produtores. Cada área apresenta exemplos nacionais e internacionais, identificadas no âmbito do projeto, que podem ser consideradas boas práticas à luz da definição da FAO – prática boa que, tendo sido aplicada, alcançou bons resultados e que é, por isso, recomendada como modelo; experiência bem-sucedida, testada e validada, que foi replicada e merece ser partilhada a fim de o maior número de pessoas a possa adotar (FAO, 2016), acrescida de alguns critérios adoptados pelo AproximaR.
O Projeto AproximaR – Produzir e Consumir Localmente é financiado pelo PDR 2020 /Rede Rural Nacional (RRN), Área de Intervenção 3 – Divulgação de informação e facilitação de processos para acompanhamento e avaliação das políticas de Desenvolvimento Rural (DR) e tem coordenação da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L. (CONFAGRI)
Como entidades parceiras estão a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) e Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
Visite a página do projeto em https://aproximar.rederural.gov.pt/