Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

O projeto H2020 IPMWORKS está a celebrar 1 ano

IPMWORKS Banner 01Apoiado pelo programa europeu H2020, o projeto IPMWORKS pretende criar uma rede de produtores e consultores que trabalhem em conjunto para demonstrar que é possível reduzir significativamente a utilização de fitofármacos em todos os setores agrícolas europeus. A rede é constituída por hubs de 10-15 explorações agrícolas de demonstração localizadas numa determinada região. Cada hub é gerido por um "hub coach" que tem a função de ajudar os produtores a trocar conhecimentos sobre métodos não químicos para controlar e reduzir a pressão de pragas e doenças nas suas culturas, através da adoção de uma visão holística da Proteção Integrada.

A equipa responsável por gerir o hub irá ainda organizar eventos de demonstração, baseados nos conhecimentos práticos dos produtores e nas suas histórias de sucesso, sempre focados na Proteção Integrada das culturas. Pretende-se mostrar que a Proteção Integrada é eficiente e rentável e torna possível reduzir a dependência de fitofármacos, mantendo simultaneamente a produtividade e aumentando eventualmente a rentabilidade económica da exploração agrícola.

Um ano após o início do projeto, 22 hubs estão agora instalados em 14 países Europeus, com cerca de 250 produtores, sendo dois deles em Portugal. O IPMWORKS está também a coordenar 5 redes nacionais de produtores, em França (DEPHY), Reino Unido (LEAF), Alemanha (DIPS), Países Baixos (GROEN) e Suíça (PESTIRED). O projeto promove ainda a utilização da plataforma IPM Decisions, que proporciona um acesso fácil a uma gama de Sistemas de Apoio à Decisão para otimização da tomada de decisão no controlo de pragas.

Visite o website www.ipmworks.net para conhecer as explorações de demonstração mais próximas de si. Para aceder ao calendário de divulgação dos eventos de demonstração clique aqui.

Para mais informações, contactar Marta Mendes (Responsável do Projeto – CONSULAI) – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aceda aqui ao Comunicado.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos