Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Webinar final do Grupo Operacional + PrevCRP

webinar final siteCPRealiza-se no próximo dia 15 de dezembro, o webinar final do Grupo Operacional "Desenvolvimento de estratégias integradas para a prevenção do cancro-resinoso-do-pinheiro (+PrevCRP)". Tem como objetivo apresentar estratégias de prevenção do cancro-resinoso-do-pinheiro desenvolvidas pelo Grupo Operacional + PrevCRP coordenado pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.

O evento é dirigido a investigadores(as) e técnicos(as) de produção de plantas, este webinar é aberto a outras pessoas interessadas. Conheça o programa completo aqui.

Depois das diferentes ações de demonstração, realizadas em 2021 em viveiros de todo o país, neste webinar final, oradores das áreas científicas e do setor florestal apresentarão as principais conclusões do projeto que pretende prevenir a mortalidade em pinheiros provocada pelo agente biótico nocivo Fusarium circinatum que, até ao momento, tem surgido em Portugal sobretudo em sementes e em plantas de viveiro. Assim, em viveiro, é imprescindível implementar estratégias, de forma a prevenir o contágio de pinhais.

Esta é uma oportunidade para conhecer os métodos mais eficazes de desinfeção no tratamento de sementes, de desinfeção de contentores, no tratamento da água de rega e, ainda, os novos substratos alternativos à casca do pinheiro, apresentados pelos parceiros de I&D deste Grupo Operacional, i.e. o IPN-Fitolab - Instituto Pedro Nunes - Assoc. Inov. Desenv. Ciência e Tecnologia, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. , o ISA – Instituto Superior de Agronomia e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No evento serão, ainda, apresentadas a situação atual da doença em Espanha, a plataforma URGENTpine, desenvolvida pela Universidade de Aveiro, e as experiências de prevenção desenvolvidas no Chile.

Participação gratuita, mas de inscrição obrigatória AQUI

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos