Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

“Repensar a agricultura: solo, ideias e ações” no dia 6 de novembro em oito locais do território Português

Parceiros Terretoriais LinkedIn e FbDia 6 de novembro, pela 9h, em oito locais do território Português - Repensar a agricultura: solo, ideias e ações.
As Grow Workshops, iniciativa de capacitação e sensibilização gratuita, patrocinada pela maior rede Europeia de inovação alimentar, EIT Food, está a ser dinamizada em Portugal pelo Food4Sustainability CoLAB e pela BGI - Building Global Innovators.

Com registo prévio e obrigatório, até dia 3 de novembro, as Grow Workshops são destinadas a agricultores, produtores, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que atuam no sector primário da produção alimentar. Esta iniciativa está dividida em duas sessões (6 e 27 de Novembro), que têm como objetivo debater e repensar as práticas e técnicas utilizadas no campo e explorar novos modelos de negócio baseados nas novas potencialidades e tecnologias, assim como, estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema da sustentabilidade europeia.

A primeira sessão procura alertar para os efeitos de práticas agrícolas pouco sustentáveis nos solos e apresentar casos inspiradores de resposta aos desafios nesta área. Em formato híbrido, os participantes poderão assistir remota ou, presencialmente em diversos locais do país como Idanha-a-Nova, Évora, Torres Vedras, Golegã, Matosinhos, S. Pedro do Sul, Guarda ou Viseu. Registe-se aqui e escolha o local onde quer participar.

Será possível observar casos estudo em alguns territórios, assim como, presenciar alguns, através de visitas de campo. Serão apresentados casos de estudo relevantes e de sucesso do território português, tais como em:
• Idanha-A-Nova (Escola Superior de Gestão): acompanhar como o Olival Tradicional se torna um exemplo de sustentabilidade da região,
• Torres Vedras: visitar a Quinta do Pinto, um exemplo de saberes no cuidado ao solo em vinha,
• Évora: visitar a Quinta da Golhelha, verificar o estado de um solo sem mobilização há mais de 10 anos,
• Golegã: visitar a Quinta Feliz, um dos projetos pioneiros em Portugal de AgroFloresta,
• S. Pedro do Sul: acompanhar o trabalho da LafoBio na produção orgânica de vegetais,
• conhecer o projeto europeu MaisSolo e como a Biodiversidade pode ser combinada com uma produção intensiva guiados pela história da Quinta da Cholda.

Portugal não será o único anfitrião europeu deste programa. As Grow Workshops serão também organizadas em França, com a colaboração do parceiro Vitagora, um cluster de inovação agroalimentar francês que liga um conjunto de empresas associadas a parceiros de inovação.

Os interessados podem consultar mais informações através do website da iniciativa.

Fonte: Nota de imprensa da Food4Sustainability CoLAB

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos