Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Novos Focus Grupo da Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI AGRI)

EIP-AGRI novos focus grupoA Parceria Europeia de Inovação para a Competitividade e Sustentabilidade da Agricultura (PEI AGRI), procura peritos para novos Focus Grupo com experiência prática ou conhecimento específico, agricultores, silvicultores, técnicos de aconselhamento, com experiência prática relevante e conhecimento técnico sobre o assunto, que podem contribuir com soluções práticas para problemas ou oportunidades no campo.

Os novos Focus Grupo abordam respetivamente os seguintes temas:

  • “Novos tipos de alimentação para a produção de suínos e aves” - Primeira reunião: 7 a 8 de junho de 2018
  • “Proteção fruticultura contra o dano causado pelas geadas” - Primeira reunião: 27-28 de junho de 2018
  • “Redução da perda de alimentos na exploração” - Primeira reunião: 12-13 setembro 2018

Data de encerramento das candidaturas: Terça 3 de abril de 2018 23:59 horas CET (hora de Bruxelas)

Aceder a mais informação e ao formulário de candidatura.

Brochura da PEI AGRI.

Mais informação sobre os temas

  • Focus Grupo: ' Novos tipos de alimentação para a produção de suínos e aves
    • Os setores da suinicultura e produção de aves usam quantidades substanciais de alimentos compostos, o que define em grande parte a sua pegada ambiental. A importação de alimentos provenientes de outros países leva a desequilíbrios nutricionais. Produzir alimentos em competição com rações e biocombustíveis também pode levar à concorrência por terras, às vezes à custa dos habitats naturais. Aplicar os princípios da economia circular para alimentar cadeias de produção poderia, potencialmente, atenuar alguns desses impactos.
    • Existem muitas oportunidades para produzir produtos alimentares alternativos e de alta qualidade. Isso inclui, mas não está limitado, o: uso de resíduos de produtos alimentares para alimentação, subprodutos apropriados de indústrias não alimentares ou fontes incomuns, como produção de algas, biomassa microbiana e alternativas baseadas em insetos.
    • O Focus Group analisará a produção na exploração e fora da exploração, bem como sistemas de processamento descentralizado de grande escala centralizada e de menor escala. Várias dessas alternativas poderiam oferecer soluções promissoras para aumentar a circularidade dos sistemas de produção pecuária e reduzir seu impacto ambiental. O benefício real dessas soluções potenciais precisa de ser avaliado recorrendo a metodologias avançadas de análise do ciclo de vida.
  • Focus Grupo:: "Protegendo a fruticultura dos danos causados pela geada"
    • Apesar dos rápidos avanços tecnológicos, a agricultura ao ar livre continua a ser altamente dependente do estado do tempo e do clima. As alterações climáticas já afetam a produtividade dos pomares e a tendência é de agravamento. Como resultado, os danos causados pelas geadas tornaram-se cada vez mais frequentes nas últimas décadas e isso causa cada vez mais perdas económicas na produção agrícola. O principal motivo é a ocorrência de episódios de temperatura muito baixa fora da estação normal, diminuindo a eficácia dos métodos tradicionais para lidar com a geada. Quando as temperaturas do ar caem abaixo de 0 ° C, podem ocorrer danos de geada em todas as plantas, mas os mecanismos e tipos de dano variam consideravelmente. O dano da geada pode afetar toda a planta ou apenas uma pequena parte do tecido da planta, prejudicando o rendimento ou a qualidade do produto.
    • Existem vários métodos ativos e passivos de proteção contra geadas ativos (dados, ferramentas, conhecimento e tecnologias) disponíveis para agricultores, investigadores e para quem faz planeamento para lidar com uma variedade de problemas relativos ao estado do tempo e climáticos na produção de frutas. No entanto, escolher o método de proteção que é o mais económico depende do risco local de geada, bem como de outros fatores.
    • O Focus Groupo analisará exemplos de boas práticas e tecnologias e como estas podem ser transferidas para outras situações para beneficiar o setor em geral, dando especial atenção às abordagens relacionadas com a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Também analisará oportunidades e barreiras, identificará lacunas de conhecimento e proporá áreas para investigação futura.
  • Focus Grupo: "Reduzir o desperdício na exploração"
    • Cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente na UE, com custos associados estimados em 143 bilhões de euros. Para o setor de produção primária, a quantidade total de resíduos alimentares foi estimada em 9 milhões de toneladas (± 2 milhões de toneladas) em 2012. Isso corresponde a 18 quilos por pessoa por ano (± 3 kg / pessoa / ano) e a uma média de 10 kg por cada tonelada de alimento produzido, o que significa uma taxa de 1 por cento. Estes números baseiam-se nas conclusões do projecto financiado pela UE FUSIONS (Food Use for Social Innovation by Optimizing Waste Prevention Strategies), financiado pelo 7º Programa-Quadro da UE.
    • A UE e os Estados-Membros comprometem-se a reduzir para metade os desperdícios alimentares per capita ao nível do retalho e do consumidor até 2030 e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e fornecimento de alimentos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, setembro de 2015). A prevenção dos desperdícios alimentares faz parte integrante do novo pacote de economia circular da Comissão para estimular a transição da Europa para uma economia circular que impulsione a competitividade global, promova o crescimento sustentável e gere novos empregos.
    • Todos os atores da cadeia alimentar têm um papel a desempenhar na prevenção e redução do desperdício de alimentos, os que produzem e processam alimentos (agricultores, fabricantes de alimentos e agroindústrias), aqueles que disponibilizam alimentos para consumo (setor hoteleiro, retalhistas) e finalmente consumidores. O desperdício de alimentos no início da fase de produção na exploração é um passo chave nesta cadeia, com técnicas de produção e transformação na exploração gerando perdas e subprodutos que podem ser reintroduzidos na cadeia alimentar ou dando-lhes valor através de cadeias não alimentares.
    • Este Focus Grupo PEI-AGRI concentrar-se-á nas práticas e tecnologias na exploração que podem potenciar a redução do despedício de plantas, como cereais, azeitonas e frutas e vegetais, na União Europeia e que possam fornecer inspiração para Grupos Operacionais apoiados nos Programas de Desenvolvimento Rural e outros projetos inovadores.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos