Nos últimos anos deu-se um aumento significativo do investimento na cultura da amêndoa na Península Ibérica. Este crescimento, para além de ter resultado numa maior aposta dos agricultores nesta cultura, deu também origem a uma modernização de sistemas produtivos e a uma consolidação de conhecimento técnico associados à fileira da amêndoa, traduzindo-se numa gestão mais sustentável e eficaz desta cultura.
Perante este cenário, surge a oportunidade de criar uma iniciativa que agregasse agentes importantes associados à produção de amêndoa na Península ibérica, com o objetivo de partilhar o conhecimento técnico, comercial e económico ganho ao longo destes anos.
E é assim, que em 2020, nasce a Tecnoagro Ibéria, uma conferência dedicada exclusivamente à partilha e troca de conhecimento associado a esta cultura, que se enquadra perfeitamente dentro do sentido de comunidade existente entre agricultores e produtores ibéricos.
Infelizmente, devido à pandemia de Covid-19, a organização viu-se obrigada a adiar o evento, que se realizará apenas em 2022.
No entanto a organização da Tecnoagro Ibéria queria, até lá, manter-se fiel e fazer cumprir o propósito pelo qual o evento foi criado. Desta forma surge o projeto “PEPITAS” – a rubrica oficial da Tecnoagro Ibéria. Esta iniciativa consiste numa série de vídeos de curta duração, que em 8 Episódios procura dar a conhecer quatro explorações de amêndoa concentradas no sul de Portugal.
Num formato completamente inovador, a rubrica “PEPITAS” faz assim cumprir o propósito da Tecnoagro Ibéria, fazendo chegar a todos os interessados conhecimento técnico, comercial e económico associados à cultura da amêndoa, partilhados exclusivamente por agricultores e produtores.
O primeiro Episódio estreou ontem, dia 21 de julho, e estará disponível nas redes sociais da Tecnoagro Ibéria.