Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto H2020 "ATLAS"

atlas logoO projecto "ATLAS" financiado pela UE, através do programa de investigação e inovação H2020, visa desenvolver uma plataforma aberta e criar um ambiente sustentável para uma agricultura inovadora. O projecto irá abordar a falta de interoperabilidade de dados na agricultura, combinando a utilização de equipamento agrícola com sistemas de sensores e análise de dados. A plataforma ATLAS visa fornecer um serviço que oferece interoperabilidade de hardware e software utilizando dados de sensores para demonstrar os benefícios da agricultura digital numa vasta gama de sectores que afectam a agricultura moderna.

O objectivo global do "ATLAS" é o desenvolvimento de uma plataforma aberta de serviços digitais para aplicações agrícolas e a construção de um ecossistema sustentável para uma agricultura inovadora baseada em dados, utilizando a plataforma. A plataforma permitirá a combinação flexível de máquinas agrícolas, sistemas de sensores e ferramentas de análise de dados para superar o problema da falta de interoperabilidade e permitir aos agricultores aumentar a sua produtividade de uma forma sustentável, fazendo uso da tecnologia e dados digitais mais avançados.

A plataforma definirá uma arquitectura de serviços fornecendo camadas de interoperabilidade de hardware e software que permitem a aquisição e partilha de dados a partir de uma multiplicidade de sensores e a análise destes dados utilizando uma multiplicidade de abordagens de análise dedicadas.

Os benefícios da agricultura orientada por dados serão demonstrados utilizando a plataforma "ATLAS" no âmbito de uma multiplicidade de estudos-piloto. Em torno destes estudos-piloto, os chamados "Centros de Inovação", uma rede de utilizadores finais, fornecedores de serviços, investigadores e decisores políticos ao longo da cadeia de valor agrícola, serão estabelecidos para explorar os benefícios da agricultura digital a um público mais vasto.

As empresas inovadoras serão atraídas através do financiamento de sementes para fornecerem os seus serviços através da plataforma. Com os conhecimentos criados a partir destes estudos-piloto, a "ATLAS" irá colocar um esforço significativo na definição das normas da próxima geração para a agricultura orientada para os dados.

Consulte aqui o site do projeto

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos