Na passada segunda-feira, dia 12 de julho, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, inaugurou, juntamente com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o Food4Sustainability CoLAB (F4S), sedeado em Idanha-a-Nova.
A Ana Abrunhosa, congratulou o F4S pela sua inauguração, reconhecendo que “o seu foco é encontrar novas soluções para problemas de grande escala nos sistemas alimentares”. Acrescentou ainda que “produzirmos alimentos sem recorrermos a produtos químicos, tornarmos mais sustentável e eficiente a utilização que fazemos do solo e da água, e minimizarmos o impacto ambiental da nossa agricultura e da indústria alimentar” são ações muito importantes no que toca à agenda para a sustentabilidade que vivemos hoje.
Salientou, também, que “para aqueles que de forma, muitas das vezes, pouco informada, que continuam a veicular a ideia errada de que não é possível, de que não há ciência, não há inovação, não há conhecimento nos nossos territórios do interior. Este é o exemplo, entre muitos que temos, felizmente, para lhes provar que estão errados”, aliando “a ciência, o conhecimento e a inovação às atividades tradicionais”.
Aos corpos dirigentes, Engenheiro Nuno Serra, presidente do F4S e Engenheiro Gonçalo Amorim, CEO da BGI-Building Global Innovators e vice-presidente do F4S, coube fazer a apresentação do CoLAB e dos seus associados, a agenda de inovação, assim como de toda a equipa. Ricardo Chagas, diretor técnico e científico, mostrou alguns dos projetos em curso, como por exemplo o demonstrador de agricultura sustentável localizado nas Hortas d’Idanha, no Ladoeiro. Este é o projeto living lab agrícola do F4S, composto por 13 hectares, que consiste num campo de ensaios dinâmico e demonstrativo, onde são desenvolvidas e testadas as mais recentes e inovadores técnicas agrícolas sustentáveis. Neste seguimento, Claúdia Costa, investigadora de operações e responsável pelo F4S Academy, partilhou algumas das atividades que já estão a ser desenvolvidas.
O encerramento da cerimónia de inauguração foi realizado por Manuel Heitor, que afirmou que “estes laboratórios correspondem a um novo estado de maturidade da nossa capacidade científica e de inovação, orientados para a criação de valor que se reveste numa questão essencial: criar emprego qualificado e melhor qualidade de vida”.
Durante o evento, os convidados presentes tiveram a oportunidade de ouvir as palavras entusiastas do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Engenheiro Armindo Jacinto que tem apoiado este projeto desde o primeiro momento acredita que também o CoLAB irá ajudar a que “o mundo seja feito a partir de Idanha-a-Nova”, acrescentando ainda que “Em Idanha, semeamos tradição, para colher inovação”.
Food4Sustainability CoLAB
Food4Sustainability é um laboratório colaborativo aprovado pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia (FCT) e faz parte da rede EIT Food. O objetivo é desenvolver investigação aplicada e inovadora para a mitigação do CO2, redução do uso de produtos químicos a zero e apoiar a utilização eficiente dos recursos para uma agricultura sustentável e uma melhor nutrição alimentar para todos. A nossa visão é transferir conhecimentos relativos a sistemas circulares, sustentáveis e regenerativos para a produção alimentar.
Uma organização sem fins lucrativos com 15 membros: 4 associações de produção; 4 instituições académicas, 6 empresas orientadas para o mercado e um acelerador tecnológico profundo. O trabalho do Food4Sustainability está organizado em cinco pilares: economia circular, recursos territoriais e serviços ecossistémicos, nutrição funcional, empreendedorismo e inovação no âmbito do Green Deal e Farm2Fork.
Informação enviada pelo Laboratório Colaborativo Food4Sustainability.