Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Comunicado à Produção sobre a cobrilha da cortiça | GO Undercork

Logo UndercorkTendo chegado ao conhecimento do Grupo Operacional UNDERCORK, dedicado ao estudo da cobrilha da cortiça, a existência no mercado nacional de empresas a promover a aplicação de produtos químicos no montado para combate à cobrilha, entendeu a equipa deste projeto, tornar pública a sua posição de modo a possibilitar aos produtores florestais uma decisão consciente sobre a sua gestão.

  1. À luz do conhecimento atual, não existe nenhum tratamento químico ou biológico, quer a nível nacional quer internacional, que seja eficaz no combate à cobrilha da cortiça;
  2. Acresce a este facto que a aplicação de qualquer produto químico carece de homologação da DGAV – Direção Geral de Agricultura e Veterinária, não estando nenhum produto homologado (nem em vias de homologação) para este efeito;
  3. As larvas de cobrilha morrem aquando do descortiçamento, sendo desnecessária a aplicação de inseticidas ou afins para se atingir este objetivo aquando da extração. As condições que precisam para o seu desenvolvimento são muito específicas, e uma vez expostas morrem sem completar o seu ciclo de vida, quer na árvore, quer nas pranchas de cortiça que foram extraídas, ou seja, não chegam a insetos adultos e não fazem novas posturas;
  4. Desconhece-se ainda a forma como os insetos adultos da cobrilha selecionam os sobreiros para atacar, mas as árvores recém extraídas são as menos interessantes para a realização das posturas de cobrilha, uma vez que ainda não reúnem condições para o desenvolvimento da larva (que se alimenta na camada geradora de nova cortiça) e necessita das camadas externas de cortiça para se proteger.

O grupo operacional UNDERCORK - Gestão Integrada da Cobrilha da Cortiça continua a trabalhar na procura de soluções para a prevenção e combate à cobrilha da cortiça, acompanhando também os trabalhos e publicações a nível internacional. Mais informação sobre este projecto pode ser consultada em https://www.unac.pt/index.php/id-i/grupos-operacionais-accao-1-1-pdr2020/undercork.

Em caso de dúvida sobre a cobrilha da cortiça contacte a equipa de projecto:
Prof. Manuela Branco | ISA | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Dr. Pedro Naves | INIAV | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Eng. Conceição Santos Silva | UNAC | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comunicado de Imprensa do GO Undercork

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos