Os Centros de Competência são iniciativas ligadas à Inovação, à Investigação e à sustentabilidade no sector agroflorestal nacional, que juntam no seu seio organizações de agricultores e de produtores florestais, Instituições de Ensino Superior e de Investigação, Câmaras Municipais, Organismos da Administração Pública, entre outras.
Os temas agregadores de interesses, de investigação e de intervenção são diversos e abordam temáticas tão importantes como a desertificação, as alterações climáticas, a inovação tecnológica, a mecanização, a digitalização, o regadio, a horticultura, a fruticultura, a produção de cereais, a apicultura, a biodiversidade, os frutos secos, as plantas aromáticas e medicinais e a floresta.
Cientes da crescente importância que a Inovação tem para o nosso país e da forte dinâmica que caracteriza os Centros de Competências, doze deles decidiram marcar presença na Feira Nacional de Agricultura 2021, promovendo um stand conjunto intitulado “Inovação, Investigação e Competitividade” que foi visitado por mais de 40 mil pessoas, entre os quais destacamos Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Siza Vieira e Maria do Céu Antunes, entre muitas outras individualidades.
No âmbito desta nossa participação, foi ainda organizada uma Conferência subordinada ao tema “Inovação - Que desafios para o sector agroflorestal nacional?” acompanhada por cerca de 350 participantes.
Como corolário desta passagem pela FNA21, os 12 Centros de Competência divulgam agora o vídeo desta iniciativa conjunta, que reflete bem a dinâmica da nossa presença.
https://www.youtube.com/watch?v=jeaTlH3FV8Q
Noticia enviada pela Anpromis, membro da Rede Rural Nacional