Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto GEFRECON promove debate sobre Organizações de Produtores Florestais

GEFRECON Mesa de TrabalhoA RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) é um dos parceiros do projeto de cooperação territorial transfronteiriça GEFRECON, GEstão FloREstal CONjunta. O GEFRECON pretende promover a Gestão Florestal Conjunta tendo como finalidade a redução do risco de incêndio florestal no território POPTEP.

É um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e aborda uma temática de grande preocupação no território transfronteiriço que é a gestão de riscos relacionados com o clima, e mais concretamente, a redução do risco de incêndio florestal, através da mobilização de recursos e da promoção de atividades e ações para que se alcance a gestão de territórios florestais.

Para abordar esse objetivo, o projeto desenvolverá ações conjuntas inovadoras com vista à redução do risco de incêndio florestal, através do desenvolvimento e implementação de planos transfronteiriços conjuntos, ações de sensibilização à população, cursos de formação para a criação de empresas florestais, ações de sensibilização de comunidades rurais e centros escolares em autoproteção contra incêndios florestais e cursos de formação e capacitação de agentes locais e administração pública local.

Uma das atividades do projeto visa a organização, por parte da RNAE, de duas Mesas de Trabalho para discutir a importância da promoção do agrupamento de propriedades florestais. Com a organização destas Mesas pretende-se contribuir para impulsionar uma gestão florestal agrupada e organizada, incentivando os proprietários privados, que detêm a maioria das propriedades (maioritariamente de pequena ou muito pequena dimensão) a aderirem a modelos de gestão e exploração coletivos, contribuindo, também, para a prevenção do risco de incêndio florestal.

A 1.ª Mesa de Trabalho decorreu no passado dia 08 de Junho, tendo incidido no território da Beira Interior, sendo organizada em parceria com a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, parceira do projeto GEFRECON.

A 2.ª Mesa de Trabalho irá ter lugar no dia 23 de Junho, pelas 10h00, via plataforma GoToMeeting e, contará com a Visão da Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) sobre esta problemática, incluindo a importância da criação de Áreas Florestais Agrupadas (AFA) como contributo para impulsionar uma gestão florestal agrupada e organizada. Terá também a Visão do ForestWISE - Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo e da ENZIF - Federação Nacional das Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal, que abordará a importância das ZIF.

Contará ainda com a FORESTIS - Associação Florestal de Portugal que irá abordar a importância da certificação florestal PEFC™ e FSC® e, com a eBUPi - Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, que abordará a importância do cadastro para a promoção do agrupamento de proprietários florestais, em face da recente aprovação do Programa de Transformação da Paisagem e do regime jurídico que, cria os Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem e as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem.
Esta Mesa será moderada pela FENAFLORESTA - Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais, FCRL.

O evento é gratuito, contudo a inscrição é obrigatória, devendo ser efetuada aqui: https://cutt.ly/mnYcHu8

GEFRECON Programa

Noticia enviada pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional)

 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos