Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

CULTIVAR discute a importância da polinização para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas

Cultivar WebinarNo âmbito do Dia Mundial das Abelhas, o programa CULTIVAR realiza no dia 20 de maio, quinta-feira, pelas 17h30, um webinar para discutir o papel fundamental dos polinizadores para a produção de alimento e os fatores associados ao seu declínio, que constitui um ameaça à produção agrícola sustentável à escala global. A participação no webinar é gratuita através do Youtube, Facebook e em https://icultivar.pt.

A iniciativa conta com a habitual moderação de Helena Freitas, coordenadora do programa CULTIVAR e Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia, e com a participação de Luísa Carvalheiro, Professora e Investigadora na Universidade Federal de Goiás, Mário Boieiro, Professor e Investigador na Universidade dos Açores, e Sílvia Castro, Investigadora da Universidade de Coimbra.

A polinização é um serviço dos ecossistemas vital para a natureza, para a agricultura e para o bem-estar humano. A polinização por vetores bióticos é um importante serviço que suporta a produção de alimentos, sendo notoriamente reconhecidos os benefícios dos polinizadores selvagens, que afetam diretamente o rendimento e a qualidade de mais de 75% das culturas agrícolas.

Esta iniciativa insere-se no ciclo de webinars temáticos intitulado “Cultivar Diálogos, Construir Caminhos”, cujo objetivo é promover um diálogo sobre o passado e o presente dos sistemas agrícolas, ajudando a construir caminhos para um futuro que tem de ser obrigatoriamente diferente.

O projeto CULTIVAR tem como missão responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Noticia enviada por Ideias Concertadas

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos