Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

AKIS Report Portugal - Disponível online

AKIS 2020O principal objectivo do relatório é fornecer uma descrição abrangente do Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS) em Portugal, com especial ênfase nos serviços de aconselhamento. A descrição inclui história, política, financiamento, métodos de aconselhamento e uma secção sobre como o Farm Advisory System (FAS) foi implementado.

Este relatório foi realizado no âmbito do projecto H2020 i2connect. É um dos 30 relatórios de países que foram produzidos em 2020 por parceiros do projecto e subcontratantes para a compilação de um inventário de Sistemas de Conhecimento e Informação Agrícola. O AKIS descreve a troca de conhecimento e serviços de apoio entre os diversos actores do primeiro, segundo ou terceiro sector nas zonas rurais. O AKIS fornece aos agricultores conhecimento relevante e redes em torno de inovações na agricultura. O relatório é uma actualização do anterior relatório AKIS português, desenvolvido no âmbito do projecto PROAKIS em 2014.

Segundo o relatório, nos últimos 6 anos, a agricultura e as zonas rurais portuguesas têm enfrentado uma reorganização tanto a nível social como económico, incluindo uma redução acentuada do número de explorações agrícolas e uma diminuição significativa e envelhecimento da população. As mudanças ocorridas durante este período favoreceram a surgimento de novos intervenientes, reivindicando inovação para atender às suas necessidades, e o desenvolvimento de novas redes (entre agricultores/silvicultores, agricultores/silvicultores e fornecedores de conhecimento e informação, agricultores/silvicultores e associações de base agropecuária e florestal), modificando as relações pré-existentes entre os intervenientes, tanto a nível local como nacional.

De acordo com o documento, actualmente, o AKIS português caracteriza-se pelo grande número e diversidade de actores, bem como pela fragmentação organizacional e relativamente baixa coordenação por parte do Estado. Isso é especialmente evidente tanto com serviços de consultoria, uma actividade que tende a ser realizada por muitas organizações de base agrícola, como com provedores de conhecimento e informação que são na sua maioria apoiados por pequenas empresas privadas. Os outros actores do AKIS são da área de investigação e educação e das direcções nacionais e regionais, ambas coordenadas pelo Estado.

O AKIS Report Portugal está disponível para consulta no Centro de Recursos da Rede Rural Nacional

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos