Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

GO Cereja de Resende apresentou resultados aos parceiros

I13690 CEREJAXDOXFUNDAOA Dolmen participou, a 31 de março, num webinar de apresentação dos resultados obtidos no segundo ano de projeto do Grupo Operacional da Cereja de Resende, cofinanciado pelo PDR 2020, e cujo plano de ação está orientado para a criação de condições com vista à melhoria da capacidade competitiva da produção de Cereja de Resende, em diferentes cotas (baixa, média e alta) e a sua adaptação.

A iniciativa contou com a participação de Manuel Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende, Berta Gonçalves, Ana Paula Silva e João Ricardo Sousa, investigadores do CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas/UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Elsa Pinheiro, Coordenadora Geral da Dolmen, Francisco Guedes, da CERMOUROS - Cerejas de S. Martinho de Mouros, Lda e Armindo Pinto, produtor de cereja. 

Manuel Garcez Trindade realçou a importância deste projeto, pela relevância económica que a produção de cereja assume neste município, desde logo pelas excelentes condições edafoclimáticas da região, que permitem ter uma produção de cereja temporã, afigurando-se este aspeto como uma enorme vantagem económica, sendo um aspeto diferenciador no posicionamento do produto no mercado. Relembrou ainda que dos trabalhos em curso, nos quais o município está desde a primeira hora, absolutamente empenhado, resultará um Manual de Boas Práticas, perspetivando-se que possa assumir-se  como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão por parte dos produtores.

O papel da Dolmen no projeto, marcado pelo envolvimento na investigação inicial e na disseminação do conhecimento, na promoção de ações de divulgação e de ações de Benchmarking, foi evidenciado na sessão de abertura, pela voz da Coordenadora Geral. Elsa Pinheiro destacou ainda o apoio que a Dolmen tem dado nomeadamente no âmbito do apoio da medida 10.2.1.1 - Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, canalizados através da DLBC Rural Douro Verde 2020, tendo sido aprovados até ao momento 17 candidaturas correspondendo a um investimento elegível de cerca de 350 mil euros, estando ainda em análise 9 candidaturas.

O papel da entidade no contexto da agricultura no território tem assentado igualmente na valorização da cereja através da sua promoção, assim como da comercialização de produtos transformados, produzidos a partir deste produto de excelência, como sejam os licores ou as compotas, escoados a partir das lojas dinamizadas pela Dolmen.

Relativamente aos temas apresentados, salienta-se a importância da instalação e condução de pomares de cerejeira. Na sessão, foi possível perceber que a produção sustentável e regular de cerejas de alta qualidade só é possível se forem ponderados diferentes fatores, desde logo a localização do pomar, exigindo um planeamento cuidadoso, isto porque a sua instalação envolve despesas muito elevadas e compromissos a longo prazo. 

Foi ainda referida a importância da escolha acertada das variedades de cerejeira, em função da cota em que está instalado o pomar, sendo que numa cota mais baixa teremos cereja mais temporãs, tendo sido identificadas as seguintes variedades: a Nimba, Early Bigi, Burlat, Rocket e Brooks. Já se estivermos a falar de uma cota alta, deverão ser selecionadas variedades mais tardias, como seja a Skeera, Sweetheart e Staccato. Foi ainda deixado o alerta, relacionado com as variedades de cota baixa, que se destacam pela necessidade de frio, o que, tendo em conta as alterações climáticas, poderá constituir um desafio no futuro.

Referência ainda para a importância da polinização na produção, dado que sendo a cerejeira uma espécie muito exigente em matéria de polinização, é importante que a mesma seja cruzada, recomendando-se por isso, que sejam colocadas entre 4 a 8 colmeias por hectare. 

Nesta iniciativa foi ainda apresentado o resultado do inquérito realizado junto dos produtores de Resende, tendo-se concluído que a maioria dos inquiridos produz entre 1 e 10 toneladas de cereja, enquanto que apenas 11% têm uma produção superior a 10 toneladas. Mais de 96% da produção de cereja em Resende concentra-se nos meses de maio e junho, alargando-se, no entanto, desde abril até julho.

Os trabalhos de investigação continuarão em curso até ao final de 2021, designadamente como o desenvolvimento de ações de demonstração em campo, com registos em vídeo, garantindo-se por esta via a necessária disseminação do conhecimento.

Fonte: Dolmen

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos