Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Open Call do projeto H2020 FAIRshare apoia a Digitalização da Agricultura na UE

FAIRshare LogoO Projeto H2020 "FAIRshare - Farm Advisory Digital Innovation Tools Realised and Shared", em que a CONSULAI (empresa nacional de Consultadoria Agro-Industrial) é parceira ativa, irá financiar propostas de apoio à Digitalização da Agricultura em toda a Europa.

O projeto FAIRshare que teve o seu início em Novembro de 2018, conta com 22 instituições Europeias, desde serviços de aconselhamento agrícola a instituições de investigação. Este projeto H2020, financiado pela Comissão Europeia, que é coordenado pelo Teagasc (na Irlanda), visa construir uma comunidade de consultoria e aconselhamento agrícola mais ativa digitalmente, concentrando-se em colmatar a fratura digital evidente entre os serviços de consultoria e aconselhamento, e os agricultores. O projeto centra-se nas Ferramentas e Serviços de Consultoria Digital (ou DATS em inglês) existentes, que incluem: ferramentas de comunicação, software agrícola, ferramentas de benchmarking, aplicações web, materiais e apoios digitais de educação e formação, entre outros, cujo inventário pode ser consultado em https://fairshare-pnf.eu/.

O projeto oferece agora a oportunidade de desenvolver uma série de Casos de Estudo (CE) para ajudar e apoiar a implementação de DATS em toda a Europa. Os CEs visam apresentar um desafio enfrentado por um grupo de consultores e técnicos de aconselhamento agrícolas através da implementação de DATS. As aprendizagens dos CEs serão utilizadas para recolher informação sobre os fatores (humanos, infraestruturais, culturais, económicos, etc.) que influenciam a adoção das DATS por parte dos técnicos de aconselhamento agrícola, em sintonia com a comunidade de agricultores.

Os candidatos podem ser empresas de consultoria agrícola, ou consultores/técnicos de aconselhamento independentes. Inicialmente, o FAIRshare financiará 10 CEs até 90.000 euros para representar diferentes sectores, sistemas de produção, regiões europeias, e contextos agrícolas. O FAIRshare apoiará cada CE, com financiamento e assistência estratégica. O financiamento NÃO está disponível para o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços digitais, mas sim para a adoção ou adaptação de DATS existentes. O financiamento deve ser utilizado para cobrir custos como: pessoal; viagens; workshops; visitas de campo; formação ou licenciamento de DATS; etc. A informação recolhida a partir desta convocatória poderá ser utilizada numa data posterior para atribuir um outro financiamento a 10 casos até 30 mil euros.

"Os consultores e técnicos de aconselhamento agrícola têm muitas vezes dificuldade com o tempo e esforço necessários para investigar e desenvolver as ferramentas digitais que utilizam todos os dias. A convocatória para Casos de Estudo do FAIRshare é a oportunidade ideal para obter ajuda financeira, e apoio no campo, de peritos e outros consultores e técnicos de aconselhamento que já incluem o digital no seu trabalho com os agricultores". Tom Kelly, Investigador Principal do projeto.
As propostas estão a ser aceites em quatro "lotes" com base na localização geográfica, Europa Ocidental (França, Irlanda, Reino Unido, Espanha, Portugal); Europa Central (Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslováquia, Áustria); Sudeste Europeu (Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bulgária, Hungria, Kosovo, Macedónia, Montenegro, Roménia, Grécia); e Nordeste Europeu (Lituânia, Letónia, Finlândia, Dinamarca, Polónia, Estónia, Noruega).

O prazo para apresentação de candidaturas termina às 15:00 de terça-feira, dia 13 de Abril. Para saber mais visite: https://bit.ly/3eBbY17.

Para mais informações contactar Gestor do projeto Teresa Hooks em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Rui Almeida Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Noticia enviada pela CONSULAI, membro da Rede Rural Nacional

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos