Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

V21 Rural cria rede de apoio para ajudar empreendedores na implementação dos negócios

V21 RuralJá arrancou a última fase do programa V21 Rural. Chama-se “cooperação e estágio” e conta com 12 empreendedores. A oportunidade é única. Os participantes vão receber capacitação, acompanhamento individual, integrar visitas de campo e ainda ingressar num estágio. Tudo isto de forma gratuita. A iniciativa é da Vissaium XXI e do Município de Viseu que tem vindo a apostar em boas ideias de negócio. Assim, na implementação dos seus negócios, os empreendedores têm, neste programa, uma rede de apoio para seguir em frente.

“Será um passo muito importante poder conhecer a realidade das empresas”

Daniel Oliveira é um dos empreendedores inscritos. Está no V21 Rural desde o início e os resultados começam a surgir. “Do programa faço um balanço muito positivo. Tenho ainda muito aspetos a melhorar, mas sinto que o meu plano de negócios está muito melhor. É muito importante perceber por onde começar e pensar numa série de aspetos que nunca me teriam passado pela cabeça”. Nesta que é a terceira e última fase o empreendedor não poderia estar mais entusiasmado. “Será um passo muito importante poder conhecer a realidade das empresas e perceber no terreno como é que lidam com determinados problemas. Será excelente estar em contacto com outros empreendedores, que, nesta fase, no seu negócio, vão mais à frente do que nós”. 

“Conhecer melhor o que de bom se está a fazer será fundamental para encurtar erros”

Carolina Oliveira chega agora ao programa, depois de vencer um prémio de empreendedorismo, recebeu este prémio de incubação. “Conhecer melhor o que de bom se está a fazer na área rural, desde agricultura, turismo artesanato a animação será fundamental para encurtar erros”. Além disso, como acrescenta, esta vertente muito prática é também uma mais valia para “criar parceiros e trabalhar em rede para se criarem ofertas mais completas e atrativas”. Na fase inicial de implementação do seu negócio, todo o apoio é fundamental. Como defende a empreendedora: “Este apoio de assessoria, termos uma visão externa é muito importante para validar conceitos e apurar a oferta que se está a fazer, além disso, faz também toda a diferença na motivação”. 

Experimentar: a melhor forma de aprender

Nesta fase todos os empreendedores têm já um plano de negócios estruturando e têm agora a oportunidade de pôr à prova a sua ideia. Através de um acompanhamento personalizado, os empreendedores vão garantir que o seu projeto tem tudo o que precisa para sair do papel. Será assim constituída uma rede de apoio ao promotor na implementação do seu plano de negócios que contará também com partilha de conhecimentos e experiências entre todos os participantes. 

As sessões de capacitação vão continuar, para que os empreendedores tenham todas as ferramentas necessárias para gerir a sua empresa. Forma jurídica das empresas, questões fiscais, noções básicas de contabilidade e conceitos financeiros, planeamento e controlo de custos, técnicas de negociação e angariação de clientes, gestão de tempo e produtividade pessoal, certificações e práticas ambientais e sustentabilidade como fator de diferenciação turística.  Estes são os temas centrais a serem ministrados. 

Nesta fase os empreendedores vão ao terreno conhecer empresas de sucesso e boas práticas. Nada melhor do que aprender com aqueles que, em tempos, também como eles, tinham apenas um projeto no papel. 

Mas há mais. Todos os empreendedores vão, ainda, ingressar num estágio. Aí vão perceber os desafios diários de uma empresa e testar todos os seus conhecimentos.O V21 Rural - Empreendedorismo e Negócios em Meio Rural - é um inovador programa de capacitação. A iniciativa começou em setembro de 2020, com a “Oficina do Empreendedor”. Com a duração de cinco dias foi aberta a todos os que queriam testar a sua veia empreendedora. Seguiu-se o “Plano de Negócios”, onde os empreendedores tiveram todo o apoio para estruturar a sua ideia. Concluíram esta fase 10 empreendedores, muitos dos quais avançaram para esta terceira e última fase. Com uma rede de apoio e uma forte capacitação teórico-prática, os empreendedores terão, assim, todo o apoio para consolidar o seu projeto e implementar o seu negócio.

Noticia enviada por RURIS Desenvolvimento

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos