No âmbito do projeto de cooperação territorial transfronteiriça "GEFRECON- Gestão Florestal Conjunta" realiza-se, no próximo dia 25 de Março, pelas 14h30, as primeiras Jornadas Online - Apresentação de Ferramentas Tecnológicas, Reformas e Investimentos dirigidos ao sector Florestal.
O evento, organizado pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e a CIM ALTO MINHO - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, um dos parceiros portugueses, contará com a participação da Secretaria de Estado das Florestas apresentando a Componente 8. Florestas, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), designadamente as reformas, objetivos e investimentos que conferem uma resposta estrutural na prevenção e combate de incêndios rurais e na promoção do agrupamento e que incentivem os proprietários privados, que detêm a maioria das propriedades, a aderirem a modelos de gestão e exploração coletivos.
O projeto GEFRECON pretende promover a Gestão Florestal Conjunta tendo como finalidade a redução do risco de incêndio florestal no território POPTEP. É cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e aborda uma temática de grande preocupação no território transfronteiriço que é a gestão de riscos relacionados com o clima, e mais concretamente, a redução do risco de incêndio florestal, através da mobilização de recursos e promoção para que se alcance a gestão de territórios florestais.
O evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória.
Fonte: RNAE