A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) está a desenvolver um projeto inédito de capacitação e promoção da competitividade do Jovem Agricultor e do Jovem Empresário Rural. Denominado Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, conta com um investimento global de cerca de meio milhão de euros, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, a realizar em dois anos.
O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 prevê, numa primeira fase, a realização de um estudo de diagnóstico sobre as necessidades de qualificação profissional dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais. O passo seguinte é o desenvolvimento de uma plataforma online inédita onde será possível participar em ações de qualificação e aceder a informação relevante, sempre atualizada.
O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 vai dar resposta a temas relacionados com a produção, transformação, comercialização e mercados, e inclui conteúdos úteis para as várias fileiras do setor. No site será possível aceder a ambientes personalizados de acordo com os temas, espaço de conferências, vídeos informativos e questionários dinâmicos. Perspetiva-se ainda o desenvolvimento de uma aplicação móvel.
De forma a divulgar a plataforma e aproximar os Jovens Agricultores e os Jovens Empresários Rurais ao projeto, a AJAP irá organizar roadshows nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Está também prevista a divulgação em eventos estratégicos, como a Agrobraga e a Ovibeja, e a produção de um programa de televisão, pensado para mostrar casos de sucesso e dar voz aos Jovens Agricultores e aos Jovens Empresários Rurais.
“Com o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, a AJAP pretende dotar os Jovens Agricultores e os Jovens Empresários Rurais de ferramentas e conhecimento técnico inovador, fácil de aceder através de uma plataforma online e de uma aplicação. A agricultura tem um papel fundamental nas zonas rurais e no interior do país, dinamiza a economia, estimula a criação de emprego e a incorporação de inovação. Por isso, é essencial levar conhecimento e mais informação a quem está no terreno”, diz Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.
Fonte: AJAP