Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

A problemática das pragas na viticultura atual em debate

eyes on trapNo próximo dia 25 de março, entre as 15 e as 17 horas, a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) organiza o webinar “A problemática das pragas na viticultura atual - sistemas de apoio à decisão”, iniciativa realizada no âmbito do projeto EYESonTRAPS, em que a ADVID participa.

A produção vitivinícola configura um dos mais importantes sectores económicos nacionais e internacionais, onde a qualidade dos vinhos e sua exportação tem crescido nos últimos anos.

Num contexto de alterações climáticas, uma das ameaças à viticultura está relacionada com a ocorrência de pragas, as quais, para além de afectarem a qualidade da uva, podem transmitir doenças de quarentena, comprometendo seriamente a viabilidade desta cultura.

A imprevisibilidade desta ameaça e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes, que minimizem o número de tratamentos fitossanitários a aplicar.

O projecto EYESonTRAPS pretende dar um contributo para este processo, através do desenvolvimento de uma solução móvel para a identificação e quantificação de pragas, que suporte o registo de temperatura localizada, a monitorização automática de insectos em armadilhas e um modelo de apoio à decisão.

O objetivo final da aplicação é o de diminuir o erro humano e automatizar a análise, aconselhamento e partilha de informação entre os agentes intervenientes.

Consulte o programa do evento e a efetue a sua inscrição.

Informação enviada pela ADVID, membro da Rede Rural Nacional.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos