Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

ADDLAP dinamizou Grupo Focal no âmbito do projeto Waste2Value

Waste2ValueRealizou-se no dia 10 de fevereiro de 2021, no âmbito do projeto Waste2Value, o Grupo Focal com a temática Integração de Subprodutos Orgânicos em Produtos para Alimentação Animal, sob a coordenação da ADDLAP e em parceria com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu e a Universidade do Porto.

Este exercício contou com a participação de diversas empresas/entidades do setor agroalimentar (entre empresas produtoras de alimentos compostos para animais e empresas de agropecuária) com o objetivo de, em conjunto, recolher opiniões e recomendações acerca da transformação de subprodutos orgânicos. Foi discutido o seu potencial para transformação em fitobióticos e a sua incorporação em alimentos compostos para animais, com vantagens na melhoria da saúde animal, e impactos ambientais positivos. Desta forma, pretendeu-se compreender em que medida os utilizadores conhecem estes produtos, as suas vantagens e o nível de aceitação do consumidor dos produtos de origem animal.
Entre os temas levantados pelos participantes, as questões relacionadas com a sazonalidade deste tipo de alimentos enriquecidos, a garantia da saúde animal e os custos de produção foram as principais preocupações expressas. Não obstante, foi identificada a extrema utilidade deste tipo de composto como alternativa ao uso de antibióticos e coccidiostáticos, cada vez mais restrita pelas políticas da União Europeia, e que se prendem com os conceitos de One Health e sustentabilidade ambiental. Políticas estas, que os participantes consideram dever ser inclusivas e trazer benefícios a toda a cadeia de valor.

A realização deste evento está inserida no projeto Waste2Value, um consórcio liderado pela ADDLAP e desenvolvido com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e empresas do setor agroalimentar da zona centro. Este projeto pretende investigar soluções que contribuam para resolver o problema do desperdício orgânico ao longo da cadeia de valor, promovendo assim o aproveitamento e valorização dos desperdícios da produção agrícola e da indústria agroalimentar. Assim, pretende-se o desenvolvimento de processos e produtos inovadores a serem utilizados numa alimentação animal mais saudável, no tratamento de efluentes animais e na produção de bioplásticos.
Esta iniciativa constitui mais um excelente exemplo de cooperação e envolvimento entre o mundo empresarial e académico, para responder a preocupações bastante atuais relacionadas com o ambiente, com a sustentabilidade e com a economia circular.

Nota de Imprensa

Fonte: ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos