Realizou-se no dia 10 de fevereiro de 2021, no âmbito do projeto Waste2Value, o Grupo Focal com a temática Integração de Subprodutos Orgânicos em Produtos para Alimentação Animal, sob a coordenação da ADDLAP e em parceria com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu e a Universidade do Porto.
Este exercício contou com a participação de diversas empresas/entidades do setor agroalimentar (entre empresas produtoras de alimentos compostos para animais e empresas de agropecuária) com o objetivo de, em conjunto, recolher opiniões e recomendações acerca da transformação de subprodutos orgânicos. Foi discutido o seu potencial para transformação em fitobióticos e a sua incorporação em alimentos compostos para animais, com vantagens na melhoria da saúde animal, e impactos ambientais positivos. Desta forma, pretendeu-se compreender em que medida os utilizadores conhecem estes produtos, as suas vantagens e o nível de aceitação do consumidor dos produtos de origem animal.
Entre os temas levantados pelos participantes, as questões relacionadas com a sazonalidade deste tipo de alimentos enriquecidos, a garantia da saúde animal e os custos de produção foram as principais preocupações expressas. Não obstante, foi identificada a extrema utilidade deste tipo de composto como alternativa ao uso de antibióticos e coccidiostáticos, cada vez mais restrita pelas políticas da União Europeia, e que se prendem com os conceitos de One Health e sustentabilidade ambiental. Políticas estas, que os participantes consideram dever ser inclusivas e trazer benefícios a toda a cadeia de valor.
A realização deste evento está inserida no projeto Waste2Value, um consórcio liderado pela ADDLAP e desenvolvido com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e empresas do setor agroalimentar da zona centro. Este projeto pretende investigar soluções que contribuam para resolver o problema do desperdício orgânico ao longo da cadeia de valor, promovendo assim o aproveitamento e valorização dos desperdícios da produção agrícola e da indústria agroalimentar. Assim, pretende-se o desenvolvimento de processos e produtos inovadores a serem utilizados numa alimentação animal mais saudável, no tratamento de efluentes animais e na produção de bioplásticos.
Esta iniciativa constitui mais um excelente exemplo de cooperação e envolvimento entre o mundo empresarial e académico, para responder a preocupações bastante atuais relacionadas com o ambiente, com a sustentabilidade e com a economia circular.
Nota de Imprensa
Fonte: ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva