Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Segunda Via: projeto promove serviços dos ecossistemas em exploração ribatejana

logo 2ª viaCom o objetivo de desenvolver um modelo de gestão agrícola moderna que compatibilize a rentabilidade da produção agrícola com as práticas de conservação e restauração de habitats ecológicos, a exploração Pereira Palha Agricultura, LDA, localizada no distrito de Santarém, está a desenvolver o projeto "Segunda Via – Intensificação Ecológica da Agricultura".

O projeto envolve o conhecimento dos serviços de ecossistema existentes e o desenvolvimento de infraestruturas ecológicas, reabilitando habitats e a biodiversidade, criando um impacto positivo na exploração. Trata-se da resposta do promotor no sentido de tornar a sua exploração ambientalmente responsável, capitalizar o extenso capital natural existente na exploração agrícola e simultaneamente contribuir para que possa ser amplamente replicado na região (zona envolvente do estuário do Tejo), e no país.

Esta iniciativa resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental, em maio de 2020, e está a ser implementada numa das estremas da Reserva Natural do Estuário do Tejo, totalmente integrada na Zona de Proteção Especial, área riquíssima do ponto de vista da biodiversidade.
O projeto prevê ainda um levantamento da biodiversidade do solo, com a colaboração da Faculdade de Ciências de Lisboa, que se encontra a ser realizado.

A via da intensificação ecológica é uma oportunidade para conhecer os serviços dos ecossistemas existentes e desenvolver importantes infraestruturas ecológicas, sempre a par com a rentabilidade e sustentabilidade do desempenho económico de uma exploração.

Para mais informação visite a página do projeto.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos