Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Resumo do 1.º Workshop do Projeto Europeu BovINE

BovINEO 1º Workshop do Projeto Europeu BovINE, decorreu online, no dia 30 outubro 2020. A rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, BovINE, destinada a enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor, reuniu desta forma 176 participantes, na sua maioria produtores de bovinos de carne, que de uma forma muito enriquecedora e produtiva, discutiram as necessidades prioritárias que a produção enfrenta, ao nível dos quatro temas que o projeto contempla: resiliência socioeconómica; saúde e bem estar animal; eficiência da produção, qualidade da carne, e sustentabilidade ambiental.

O Workshop, organizado conjuntamente pelos parceiros do Bovine em Portugal, Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) e ACBM/Promert, mas sob a responsabilidade do coordenador da Rede Regional do Projeto Bovine em Portugal, o Eng.º José Pais, para além de ter como grande objetivo a identificação e discussão das necessidades prioritárias, como referimos, contou com a presença da Senhora Diretora da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Dr.ª Susana Pombo, que abriu este workshop, com a apresentação do Projeto BovINE por parte da Prof. Magda Aguiar Fontes da FMV da Universidade de Lisboa (ULisboa), coordenadora do parceiro FMV no Projeto Bovine, e com a comunicação subordinada ao tema “A sustentabilidade ambiental na produção de bovinos de carne em Portugal”, pelo Prof. Tiago Domingos do Instituto Superior Técnico da ULisboa e TerraPrima.

Após estas intervenções deu-se início à apresentação de Boas Práticas e Inovações identificadas para a produção de bovinos de carne durante este primeiro ano do projeto, sob a moderação do Eng.º José Pais. O Dr. João Diogo Ferreira apresentou a possibilidade de monitorização em tempo real, com efeitos ao nível da resiliência socio-económica, da eficiência produtiva, e da saúde e bem-estar de vacas parturientes e vitelos recém nascidos. O Eng.º Miguel Vacas de Carvalho apresentou a importância da agricultura regenerativa e a gestão holística do pastoreio na resiliência socioeconómica. Boas práticas como a quantificação do consumo alimentar residual (RFI) com particular ação ao nível da eficiência alimentar e da sustentabilidade ambiental e o uso do scanner de infravermelhos para o diagnóstico de problemas podais, ou a avaliação da qualidade do colostro; os sistemas de prevenção de dermatites; as ferramentas de gestão técnica e económicas disponíveis; os programas alimentares alternativos; os sistemas de precisão aplicados à zootecnia, e a cerca elétrica virtual, também algumas inovações ao nível da recria e acabamento de animais confinados, ou ao nível da redução da pegada de carbono pela incorporação de algas em planos alimentares, foram ainda sumariamente apresentadas pelo Eng.º José Pais. Por fim, o Prof. George Stilwell apresentou a inovação relativa ao uso da compressão torácica (Método de Madigan) em vitelos com síndrome de mau ajustamento neo-natal. Uma inovação que causou grande interesse e que parece ter efeito significativo na recuperação de vitelos recém-nascidos afetados por esta síndrome.

Note-se que todas as apresentações podem ser descarregadas por quem estiver interessado no link: 

http://www.mertolenga.com/conteudo.php?idnoticia=319

Após esta primeira parte o Eng.º José Pais deu início à sessão de identificação e discussão das necessidades prioritárias na produção nacional de carne de bovino, tendo em conta o grande desafio de hoje de promover uma produção mais sustentável. Conseguiu-se gerar uma discussão verdadeiramente construtiva e que permitiu identificar uma série de necessidades prioritárias ao nível das diferentes áreas temáticas que o projeto BovINE contempla. Após compilação das anotações recolhidas sobre este assunto durante a sessão, será enviado a todos os atores da rede nacional informação sobre as necessidades prioritárias identificadas para o próximo ano.

A partir daqui há que identificar boas práticas validadas pelo rigor técnico e científico que assegurem a sustentabilidade, a aceitação e o futuro do sector da produção de carne de bovino, bem como inovações que possam dar resposta a estas necessidades. 
Concluiu-se assim esta primeira iniciativa no âmbito da Rede Regional e do Projeto BovINE e que pensamos ter sido verdadeiramente importante ao permitir que num mesmo fórum se reunissem os vários atores da cadeia de valor de carne de bovino, mas em especial a produção, e, assim, identificar as principais necessidades que os produtores enfrentam neste futuro próximo.

Fonte: Nota de imprensa da ACBM - Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos