Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Polo de Inovação de Salvaterra de Magos

Entidade líder do projeto: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Responsável pelo projeto: Paulo Dias de Carvalho
Site do projeto: https://www.iniav.pt/projetos/salvaterra
Parceiros:

Organização Interprofissional do arroz – Casa do Arroz

Breve descrição:

Sendo a investigação, desenvolvida no Polo de Inovação de Salvaterra de Magos, centrada na obtenção de variedades portuguesas de arroz, o presente projeto de investimento dotará este Polo de equipamento - câmara de crescimento de plantas com controle de fotoperíodo, humidade e temperatura - que permitirá avançar mais rapidamente no processo de melhoramento genético, encurtando o tempo de obtenção de novas variedades, ou seja, permitirá aumentar a eficiência do Programa de Melhoramento Genético e diminuir o time to market das novas variedades portuguesas de arroz (speed breeding) contribuindo para a sustentabilidade da cadeia de valor do arroz.

Área Geográfica de Intervenção: Ribatejo
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O Instituto de Investigação Agrária e Veterinária I.P. (INIAV) dispõe, no POLO DE INOVAÇÃO DE SALVATERRA DE MAGOS, de uma estrutura com vocação para o desenvolvimento de uma intensa atividade de investigação e inovação na área da cultura do arroz, que dá apoio científico/técnico aos operadores económicos nacionais e suporte não só às políticas de defesa dos interesses nacionais, como na prossecução e aprofundamento das políticas comuns da União Europeia (UE), sempre em linha com as prioridades europeias e internacionais. A principal atividade de investigação desenvolvida no Polo está relacionada com o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz, desenvolvendo-se atividades de criação, seleção de variedades e produção de semente com o objetivo de disponibilizar aos agricultores nacionais novas variedades de arroz ajustadas às condições agroeconómicas do sistema de produção de arroz em Portugal. Atualmente, o Catálogo Nacional de Variedades inclui 4 variedades de arroz obtidas no Programa.

Objetivos visados:
  • Reforçar a capacidade de investigação, inovação, formaçãodemonstração e transferência de conhecimento e tecnologia - recuperar e modernizar infraestruturas e equipamentos nos Polos de Inovação que integram a rede nacional.
  • Estimular o empreendedorismo de base rural – contribuir para a dinamização de uma Rede de Incubadoras de Base Rural com uma cobertura territorial significativa, incentivando a participação de grupos sub-representados, designadamente das mulheres.
  • Incrementar a capacidade de conservação e valorização dos recursos genéticos nacionais (animais e vegetais). Conservar e valorizar as coleções de variedades regionais e as raças autóctones, com avaliação de variedades e raças selecionadas em modelos de produção comercial.
Pontos de situação / Resultados:

O investimento já realizado no Polo de Inovação de Salvaterra de Magos de cerca de 96 mil euros, da componente de investimento PRR RE-C05-i03 – AGENDA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA, ALIMENTAÇÃO E AGROINDÚSTRIA (projeto PRR-C05-i03-P-000048), na aquisição de uma câmara de crescimento climatizada - câmara ‘walk-in’ de alta performance de iluminação para cultura e crescimento de plantas, com controlo e programação de temperatura, humidade, luz e CO2 – possibilita, no caso específico do programa nacional de melhoramento do arroz, desenvolver 3 ciclos geracionais de arroz por
ano, o que permite avançar mais rapidamente nas gerações e na obtenção de materiais homozigóticos, acelerando assim o ritmo de seleção e encurtando, deste modo, o tempo de obtenção de novas variedades. Adicionalmente, o uso da câmara de crescimento combinado com a aplicação de técnicas de seleção assistida por marcadores moleculares, permite encontrar marcadores para genes de interesse agronómico e de valor industrial, validar e selecionar isso nas populações segregantes de maneira muito rápida e aumentar o sucesso na seleção para algumas características de interesse, como sejam resistências a doenças. A utilização da referida câmara de crescimento permite que as plantas desenvolvam a totalidade do seu ciclo de crescimento em condições ambientais ótimas (luz, temperatura e humidade), resultando daí que, por exemplo, em plantas anuais como o arroz, seja possível a realização de vários ciclos de crescimento por ano, ao contrário do que acontece em Portugal, em condições naturais, onde só é possível desenvolver um ciclo de crescimento por ano. Esta vantagem torna-se especialmente interessante e valiosa quando utilizada em melhoramento genético de plantas.

 

Documentos:

Descrição detalhada do projeto

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos