Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

AlimentaAÇÃO - AL4Alto-Minho - Promover a alimentação equilibrada e sustentável, a dieta mediterrânica e combater o desperdício alimentar no Alto Minho

Entidade líder do projeto: ADRIMINHO - - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
Responsável pelo projeto: Carlos Brandão
Site do projeto: https://www.adriminho.pt/
Parceiros / Centro de Competências:

ADRIL - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Breve descrição:

O projeto AlimentAÇÃO pretende desenvolver, no ecossistema alto-minhoto, a aplicação dos princípios subjacentes à alimentação equilibrada e sustentável, assumindo como objetivos o aumento da literacia alimentar das comunidades e atores do território, capacitando-os para a realização de escolhas alimentares informadas. Pretende valorizar os produtos endógenos e de qualidade e a Dieta Mediterrânica, informando para uma alimentação saudável e sustentável e para o combate ao desperdício alimentar.

Data de início do projeto: 01-01-2023
Data de fim do projeto: 30-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Alto Minho
Financiamento: 228 030,69€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Este projeto é a oportunidade para, numa perspetiva regional, potenciar hábitos e regimes alimentares nutricionalmente ajustados e em harmonia com a envolvente do ecossistema regional que, ao mesmo tempo, contribuindo o robustecimento de um setor primário concorrencial capaz de garantir a disponibilidade de alimentos, a diversidade de produtos e da produção, o fornecimento permanente de várias matérias-primas e uma melhor distribuição do valor acrescentado ao longo da cadeia alimentar regional.

Objetivos visados:

Este projeto assume como objetivos específicos uma intervenção, sob o ponto de vista de projeto regional piloto, que, para além de incidir em vetores como o Consumo e a Produção, se apresenta como um mecanismo de promoção da Dieta Mediterrânica (numa perspetiva adaptada ao território do Alto Minho), no combate ao desperdício alimentar, através da promoção da economia circular, e para a boa Educação e Literacia Alimentar.

Sumário do plano de ação:

Conceptualização: Recolha e sistematização de informação e boas práticas, numa perspetiva de adequação à disseminação dos objetivos, numa forma adaptada aos recursos locais e endógenos. Estruturação: abordagem e discussão da estratégia com agentes regionais do ecossistema alimentar; Implementação: Através das práticas inovadoras de educação formal e não formal, atingir o ecossistema educativo (incluindo famílias) e os diferentes atores do território, capacitando os agentes de desenvolvimento regional e os profissionais com responsabilidade na temática.

Pontos de situação / Resultados:

O projeto tem decorrido dentro do programado. No entanto ocorreram algumas dificuldades no processo de aquisição de serviços especializados de nutrição. Paralelamente, o período menos favorável que aconteceu nas escolas (principal palco das atividades) durante o presente ano letivo não permitiu um mais aprofundado desenvolvimento de atividades.

Resultados esperados:

Conceptualização: Obter informação para a estruturação e implementação. Matriz SWOT; Relatório Técnico; Especificações e Parâmetros BD, Microsite e APP. Estruturação: Plano de implementação; Programação, Cronograma. Publicações e material de comunicação. Implementação: Contribuir para a implementação do AL4 Alto-Minho, nomeadamente os OE3, OE4 e OE5. Como produtos: Livro de receitas, guião para a alimentação sustentável, E-book; App, micro site; stand; brochuras; vídeos e outros conteúdos digitais.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos