Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

PARE- Plataforma de Avisos de REga

Entidade líder do projeto: DGADR-Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Responsável pelo projeto: Cláudia Brandão
Parceiros:
  • COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio
  • DRAPAlgarve-Direção-Regional de Agricultura e Pescas do Algarve
  • FENAREG- Federação Nacional de Regantes de Portugal
Breve descrição:

O PARE é o acrónimo de Plataforma de Avisos de Rega, que será uma ferramenta de suporte à decisão, associada a ações de capacitação e sensibilização, que visam dar resposta às vulnerabilidades climáticas identificadas para a região no que concerne a uma prática de uma rega eficiente (aproximar as dotações de rega às necessidades reais das culturas).

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Este projeto insere-se no âmbito do plano de ação da Rede Rural Nacional (RRN), na Área de Intervenção prioritária 4 - Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais, cujos objetivos são:
a) Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural;
b) Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes do desenvolvimento rural;
c) Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural.

Objetivos visados:

Pretende-se contribuir para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e para a sustentabilidade e resiliência da agricultura, para o sul do país, nomeadamente para a região do Algarve e espera-se, futuramente, replicar a plataforma de avisos de rega, para outras regiões do país, onde se verifica atualmente maior escassez hídrica, tal como o Alentejo, Ribatejo, Oeste e Beira Interior.

Espera-se fornecer informação centralizada aos agricultores dos regadios coletivos públicos e individuais, de forma a contribuir para a redução dos custos de produção e aumentar a competitividade das empresas agrícolas no uso da água. Visa-se também melhorar a eficiência do uso da água pelos agricultores/regantes , através da melhoria da gestão da rega, garantindo boas eficiências na utilização da água pelas culturas e reduzindo as perdas de água por escorrência e percolação. Dessa forma consegue-se também proteger o solo, evitando o arrastamento do solo associado à erosão hídrica do solo e aumentando a disponibilidade de água e a melhoria da qualidade do solo e das massas de água com redução inerente do uso de fertilizantes.

Sumário do plano de ação:

O projeto está organizado em seis atividades, a desenvolver através da aplicação de procedimentos metodológicos específicos. Neste contexto, no quadro infra apresenta-se a justificação técnica suportada por uma descrição síntese dos procedimentos que permitirão atingir os resultados/produtos da operação.

PARE

Pontos de situação / Resultados:

O PARE tem já desenvolvida uma plataforma teste para avisos de rega, suportados em doze Estações meteorológicas, geridas pela DRAPAlgarve, definindo-se nove regiões agroclimáticas homogêneas para avisos de rega.

PARE

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos