Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

AGRICLASS - Os Serviços de aconselhamento sobre o Clima Agrícola

Entidade líder do projeto: Telespazio VEGA UK Ltd
Responsável pelo projeto: Telespazio VEGA UK Ltd
Site do projeto: https://climate.copernicus.eu/climate-advisory-services-agriculture
Parceiros:

University of Reading, UK Met Office, Telespazio France, University of Molise, e-GEOS, CGI

Data de início do projeto: 01-01-2015
Data de fim do projeto: 31-12-2017

Fonte de financiamento : OUTROS
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

É provável que as alterações climáticas tenham um impacto significativo sobre a silvicultura e a agricultura. O aumento da concentração de CO2, temperaturas mais altas, mudanças na precipitação e a disponibilidade de humidade do solo terão efeitos significativos sobre o crescimento das culturas e árvores. O projeto desenvolveu conjuntos de dados e ferramentas para ajudar o setor agrícola a usar dados para se adaptar à alteração climática. Através de uma combinação de dados e modelos climáticos e agrícolas, foi possível gerar produtos específicos da região. Esses produtos forneceram aos utilizadores as informações necessárias para entender como as culturas provavelmente serão afetadas pelas alterações climáticas no futuro.

A agricultura e o fornecimento de alimentos serão afetados pelas novas condições para o crescimento das culturas e plantas, provocadas pelas alterações climáticas. Isso pode variar desde mudanças na frequência de pragas e surtos de doenças (distúrbios bióticos) até a ocorrência de incêndios florestais e frequência de tempestades de vento (distúrbios abióticos).

Descritores: Vinha; Floresta; Olival; Alterações climáticas


Objetivos visados:

O objetivo é perceber se os dados climáticos e as previsões climáticas podem informar as decisões dos produtores sobre a plantação e gestão de culturas perenes, lenhosas, em relação às alterações climáticas. O projeto focar-se-á em  três culturas como casos de estudos: vinhas (sudoeste da França), azeitonas (Toscana, Itália) e florestas de faias (Molise, Itália). Culturas lenhosas, que cujo tempo de desenvolvimento é maior e cujo tempo de colheita é mais demorado, podem ser vulneráveis a fatores relacionados à alteação climática, incluindo mudanças na temperatura média e na precipitação. Mudanças no tempo de crescimento e colheita das uvas afetam a qualidade e a tipicidade do vinho produzido, incluindo seu teor alcoólico; As culturas olivícolas são vulneráveis a pragas, como a mosca da azeitona, cujo ciclo de reprodução está ligado à temperatura, e as plantações de faia são sensíveis à seca.



Pontos de situação / Resultados:

O AgriCLASS permitiu que todos os stakeholders visualizassem dados atuais e projetados sobre as condições da agricultura. O portal web AgriCLASS (agora substituído pela caixa de ferramentas CDS) forneceu dados na Europa para visualização, inspeção e download. Os dados incluíram Indicadores Bioclimáticos: as características do clima que são relevantes para a informação biológica e as condições que são necessárias para o crescimento. O AgriCLASS forneceu dados sobre vários bioclimáticos, como temperatura e precipitação.

O AgriCLASS fez projeções sobre as condições climáticas, tais como a temperatura do ar da superfície e a precipitação, disponíveis para permitir aos formuladores de políticas e à indústria estimar e planear mudanças futuras nas condições agrícolas. Graus-dia são o número de dias necessários a uma certa temperatura para que uma planta cresça. O AgriCLASS criou uma ferramenta que permite aos usuários rastrearem Graus-dia em toda a Europa para o passado, presente e futuro.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos