Cooperativa Agrícola de Granja CRL; Orgovanyi Gazdaszovetkezet Szovetket; Bodegas Familiares de Rioja Provir; Cantine D'alfonso del Sordo SRL; Agri-Ciencia Consultores de Engenharia Lda; Assist Software SRL; Instituto Superior de Agronomia; Ateknea Solutions Catalonia, SA.
O Vinbot é um robot autónomo todo-o-terreno com um conjunto de sensores capazes de captar e analisar imagens de vinhas e dados 3D através de aplicações de computação em nuvem, para determinar o rendimento de vinhas e partilhar esta informação com os viticultores. Vinbot responde a uma necessidade de aumentar a qualidade dos vinhos europeus, implementando viticultura de precisão para estimar o rendimento (quantidade de fruta por metro quadrado de área de vinha).
Descritores: Vinha
O projeto Vinbot visa fornecer uma solução para estimar o rendimento de vinhas e aplicar as técnicas de gestão adequadas. Usando tecnologias de navegação autónomas, uma variedade de sensores e técnicas avançadas de processamento de dados, o Vinbot pode capturar autonomamente os principais indicadores relacionados à produtividade da videira e às características da videira nas posições exatas em todo o vinha e com mínima intervenção humana.
Um pequeno computador de bordo descarrega algoritmos de visão computacional com uso intensivo de dados para serem processados na nuvem.
Usando os mapas de rendimento baseados na web gerados pelo sistema Vinbot, viticultores e associações podem centralizar e coordenar a gestão de rendimento em todas as vinhas dos associados.
O Vinbot aborda os objetivos estratégicos da reforma do sector vitivinícola da Comissão Europeia através de uma melhor gestão do rendimento através da introdução de um robot novo, autónomo, de visão computacional e baseado na computação em nuvem, economicamente acessível às vinhas das PME.
Outra vantagem do Vinbot é que é uma plataforma de robótica aberta, composta de sensores prontos para uso. Como tal, outros sensores podem ser adicionados, e os serviços da web podem ser configurados de acordo com as necessidades da indústria para medir condições adicionais de vinhedo no futuro.
A tecnologia proposta pode funcionar com sensores padrão existentes para monitorar temperatura, humidade, doenças, stress vegetativo, bem como outros sensores padronizados desenvolvidos no futuro.