Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

RESIST - “Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology”

Entidade líder do projeto: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Responsável pelo projeto: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Site do projeto: https://resist-project.eu/
Parceiros:

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRDC), Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região de Coimbra e do Médio Tejo, o Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo (ForestWise), a Associação BLC3 -- Campus de Tecnologia e Inovação, a MédioTejo21 -- Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul e o Instituto Politécnico de Portalegre, assim como as regiões Vesterålen, na Noruega, e Extremadura, em Espanha, com as quais será feita a articulação para transferência dos resultados.

O demonstrador será também acompanhado pela INOVA+, que tem um papel activo na equipa coordenadora do projecto Resist.

Data de início do projeto: 01-09-2020
Data de fim do projeto: 31-08-2024

Fonte de financiamento : H 2020
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A falta de resiliência das comunidades locais diante de desastres naturais e crises ambientais na Europa. Essas crises podem ser causadas por eventos climáticos extremos, como incêndios florestais, inundações e secas, ou por outros fatores ambientais, como a degradação dos solos e a perda de biodiversidade.

O projeto RESIST procura abordar esse problema através do desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a resiliência das comunidades locais diante de desastres naturais e crises ambientais. O objetivo é fortalecer a capacidade das comunidades locais de responder a essas crises de forma mais eficaz e sustentável, por meio do uso de tecnologias avançadas de sensoriamento remoto, modelagem ambiental e inteligência artificial, e da promoção da participação e da mobilização social.


Objetivos visados:

O projeto RESIST tem como objetivo geral aumentar a resiliência das comunidades locais diante de desastres naturais e crises ambientais na Europa, através do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. 


Sumário do plano de ação:

Para atingir o objetivo geral, o projeto visa alcançar os seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver uma plataforma inovadora de monitorização e alerta precoce baseada em tecnologias avançadas de sensoriamento remoto, modelagem ambiental e inteligência artificial, para permitir uma resposta rápida e eficaz às crises ambientais.
  • Fortalecer a capacidade das comunidades locais de responder a crises ambientais, através do desenvolvimento de estratégias de comunicação e mobilização social, e da promoção da participação ativa dos cidadãos no planeamento e implementação de ações de resposta.
  • Desenvolver e implementar soluções inovadoras e sustentáveis para aumentar a resiliência das comunidades locais diante de desastres naturais e crises ambientais, através do uso de práticas de gestão de riscos e adaptação baseadas em ecossistemas, tecnologias de baixo impacto e soluções baseadas na natureza.
  • Fortalecer a cooperação e a coordenação entre as entidades públicas, privadas e da sociedade civil envolvidas na gestão de crises ambientais, por meio do estabelecimento de parcerias e redes de colaboração, e da promoção da troca de conhecimentos e boas práticas.
  • Contribuir para a implementação da estratégia da UE sobre adaptação às alterações climáticas, a estratégia da UE para a biodiversidade e outros objetivos de política da UE relacionados à gestão de crises ambientais, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e da promoção da participação das comunidades locais.

 


Pontos de situação / Resultados:
  • A plataforma de monitorização e alerta precoce foi desenvolvida e está em fase de testes em duas áreas piloto na Itália e em Portugal. A plataforma utiliza tecnologias de sensoriamento remoto, modelagem ambiental e inteligência artificial para fornecer informações em tempo real sobre riscos ambientais, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz em caso de crises ambientais.
  • Foram realizadas atividades de sensibilização e mobilização social em seis áreas selecionadas, envolvendo a formação de grupos de trabalho comunitários e a criação de uma rede de colaboração entre os diferentes atores locais. Essas atividades contribuíram para aumentar a capacidade das comunidades locais de responder a crises ambientais.
  • Foram realizadas intervenções piloto em seis áreas selecionadas, utilizando soluções inovadoras e sustentáveis para aumentar a resiliência das comunidades locais diante de desastres naturais e crises ambientais. As soluções incluem a gestão de riscos e adaptação baseadas em ecossistemas, tecnologias de baixo impacto e soluções baseadas na natureza. Essas intervenções têm apresentado resultados positivos em termos de aumento da resiliência das comunidades locais.
  • Foram estabelecidas parcerias e redes de colaboração entre as entidades públicas, privadas e da sociedade civil envolvidas na gestão de crises ambientais. Foram promovidos workshops e reuniões para discussão dos resultados do projeto e a troca de conhecimentos e boas práticas. Essas atividades têm contribuído para fortalecer a cooperação e a coordenação entre os diferentes atores envolvidos na gestão de crises ambientais.
  • Foram realizadas atividades de disseminação dos resultados do projeto, incluindo a criação de uma plataforma online para partilha de informações e resultados, a publicação de artigos em revistas científicas, a organização de eventos para apresentação dos resultados e a criação de materiais de divulgação para o público em geral.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos