Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena

Entidade líder do projeto: UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Responsável pelo projeto: Miguel Elias
Site do projeto: http://www.qualbovcachena.uevora.pt/
Área do plano de ação: Bovinicultura
Parceiros:

ACRC - ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DA RAÇA CACHENA; BIOGADO ACE; INTEGRALGADO, LDA; PALADARES ALENTEJANOS - SOC. PRO. E COM. DE PRODUTOS ALIMENTARES LDA


Prioridade do FEADER: P3A) aumento da competitividade dos produtores primários mediante a sua melhor integração na cadeia agroalimentar através de regimes de qualidade, do acrescento de valor aos produtos agrícolas, da promoção em mercados locais e circuitos de abastecimento curtos, dos agrupamentos e organizações de produtores e das organizações interprofissionais;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Na União Europeia, os apoios à produção de bovinos de carne em regime extensivo têm por base o número de animais por hectare. Perante estas circunstâncias, alguns agricultores portugueses que exploram propriedades em regiões com solos e pastagens pobres, têm produzido animais de raças rústicas. Assim, os agricultores procuram aumentar o número de animais por unidade de área e, consequentemente, o rendimento por hectare. Os bovinos da raça Cachena são de pequeno porte (com altura ao garrote que não chega a ultrapassar os 1,15 m) e são dotados de elevada rusticidade. Por estas razões alguns produtores de bovinos iniciaram a exploração desta raça em propriedades tanto do Alto como do Baixo Alentejo. Actualmente esta raça é parte integrante do património genético de Portugal. Existe um agrupamento de produtores de bovinos da raça Cachena que no Alentejo (concelho de Barrancos) tem um efectivo de 800 fêmeas (13% do efectivo inscrito no Livro Genealógico da raça) e 30 toiros (13% dos toiros inscritos no Livro Genealógico da raça), separados em 4 vacadas. Os produtos comercializados por este agrupamento são carcaças de novilhos abatidos entre os 16 e os 18 meses de idade, com peso vivo próximo de 120 kg. Foi identificado que a carne procedente destes animais apresenta uma grande heterogeneidade na sua tenrura. Algumas vezes a dureza da carne inviabiliza a sua comercialização.

Esta iniciativa pretende, através de:

1) alterações tecnológicas no maneio pré-abate,

2) manuseamento post mortem e de

3) um conhecimento genético dos progenitores, contribuir para a redução das variações na tenrura da carne daqueles animais que impedem ou dificultam a sua comercialização.

Através da introdução de uma etapa no processo de obtenção de carne (maturação da carne) procurar-se-á melhorar a sua qualidade sensorial. Será estudada a vida útil e a segurança de carnes frescas para consumo imediato e de carnes frescas embaladas sob vácuo. As carnes duras que todavia continuem a surgir, serão valorizadas mediante a sua transformação em preparados de carne e novos produtos de charcutaria. A redução do problema da dureza da carne, o aumento da sua qualidade e da segurança e a valorização das carnes duras que eventualmente surjam, contribuirão para o aumento do rendimento dos agricultores e para a valorização da raça Cachena, que faz parte do património genético de Portugal.

O Grupo Operacional (GO) que procurará dar resposta ao problema identificado é composto por: Associação de Criadores da Raça Cachena (ACRC); Biogado, Agrupamento de Produtores da Raça Cachena (BG); Integralgado, possuidora de um laboratório de qualidade da carne (IG); Paladares Alentejanos (PA), fábrica de produção de charcutaria tradicional Alentejana; Universidade de Évora.


Objetivos visados:

Tendo como base 4 vacadas de bovinos da raça Cachena existentes no Baixo Alentejo, pretende-se:

(1) desenvolver metodologias de fácil aplicação que contribuam para que a variação detectada na tenrura da carne seja reduzida,

(2) que os padrões de tenrura que vierem a ser alcançados se mantenham estáveis ao longo do tempo,

(3) definir um Índice de Triagem de Carnes (ITC) que permita destrinçar entre carnes “duras” e “não duras”,

(4) produzir carnes frescas da raça Cachena com uma vida útil de 10 dias,

(5) produzir carnes frescas da raça Cachena embaladas sob vácuo durante um período de 45 dias,

(6) definir o tempo óptimo de maturação para produzir carne maturada de bovino da Raça Cachena,

(7) recorrendo à genética molecular, procurar identificar toiros e vacas responsáveis pela dureza da carne,

(8) valorizar as carnes duras através da sua transformação industrial em novos produtos,

(9) gerar informação para aumentar o conhecimento sobre a raça e os seus produtos,

(10) contribuir para a valorização da raça,

(11) contribuir para a continuação da existência da raça Cachena.

Os objectivos enumerados pretendem dar resposta a uma situação concreta vivida por um Agrupamento de Produtores da raça Cachena que desenvolve a sua actividade em Barrancos, no Baixo Alentejo. Por os animais serem produzidos no Alentejo a carne não pode ser comercializada com a designação “Cachena da Peneda DOP”. No entanto os resultados obtidos serão postos ao serviço da Associação de Criadores da Raça Cachena, que faz parte desta parceria, e que os utilizará para aumentar a diversidade e melhorar a qualidade e a segurança das carnes DOP.


Sumário do plano de ação:

A presente Iniciativa pretende dar resposta a uma situação concreta vivida por um Agrupamento de Produtores da raça Cachena do Baixo Alentejo. Este agrupamento comercializa carcaças de novilhos. Foi identificado que a carne destes animais apresenta uma grande heterogeneidade na sua tenrura. Por vezes a dureza da carne inviabiliza a sua comercialização, pelo que se pretende contribuir para a redução das variações na tenrura da carne. Como resultado desta Iniciativa serão definidas as condições para reduzir ou evitar a ocorrência de carnes duras e será disponibilizada ao consumidor uma maior diversidade de carne fresca de maior qualidade e segurança alimentar. As carnes duras que todavia continuem a surgir serão valorizadas mediante a sua transformação em novos produtos de charcutaria. Será redigido um código de boas práticas com os procedimentos adequados para evitar a ocorrência de carnes duras. Os resultados serão divulgados a nível nacional e internacional.

Tarefas:

Fase 1: Efeito do peso ao abate e monitorização das condições de pré- abate e de abate.

Fase 2: Avaliação da qualidade da carne de Cachena procedente de animais abatidos com pesos diferentes.

Fase 3: A determinação do Índice de Triagem de Carne (ITC).

Fase 4: Desenvolvimento de novos produtos de charcutaria a partir de carne de Cachena.

Fase 5: Estabelecimento de um prazo de validade de 10 dias para carne de Cachena fresca e em peça e de 7 dias para carne fatiada, com base em análises químicas, da textura e sensoriais.

Fase 6: Avaliação da segurança microbiológica da carne fresca para estabelecimento de um prazo de validade de 10 dias para carne em peça e de 7 dias para carne fatiada.

Fase 7: Definição do prazo de validade da carne refrigerada de Cachena embalada sob vácuo.

Fase 8: Produção de carne maturada de Cachena.

Fase 9: Estabelecer a relação entre o genótipo dos progenitores e as características de qualidade da carne.

Fase 10: Organização de dados, redacção de publicações técnicas e elaboração dos relatórios do projecto.


Pontos de situação / Resultados:

Principais Resultados:

Após a verificação que animais jovens da raça Cachena em idade de abate possuem baixo nível de tenrura, introduziu-se um novo estudo (definição de critérios de tenrura) para avaliação de carne comercial recorrendo a painel de consumidores para definição de critérios de tenrura. Este estudo teve por base a definição de um índice de triagem (ITC) entre carnes duras e tenras, obtido através da realização de provas sensoriais com consumidores de diferentes peças de talho, seguida de avaliação instrumental. Com os resultados obtidos ao longo do projeto foi possível a obtenção e validação do ITC.

O índice de triagem definido no decorrer deste GO pode ser potencialmente útil para os produtores avaliarem a tenrura das peças de carne, considerando as metodologias descritas. Assim, as peças de carne de bovino tenras poderiam ser valorizadas economicamente de acordo com os resultados obtidos, e as peças duras poderiam ser encaminhadas para outros circuitos de processamento, como sendo a sua utilização para a elaboração de produtos de charcutaria, preparados de carne picada, entre outros. Tanto quanto sabemos, este é o primeiro estudo que considera a dureza TPA para explicar os limiares de tenrura dos consumidores.

Apesar de os animais adultos (idade superior a 5 anos) possuírem carnes mais duras quando comparados com animais jovens, é importante referir que de acordo com o índice de triagem estabelecido pelo consumidor que estão dentro dos limites definidos para carnes tenras.

Os resultados de textura obtidos pela Universidade de Évora (UÉ) e INTEGRALGADO (IG) para as mesmas amostras de carne (mesmo procedimento e mesma peça), foi possível estabelecer a comparação entre os resultados de dureza e força de corte obtidos pelos 2 equipamentos diferentes. A calibração do equipamento da IG é de extrema importância, de forma que possam começar a fazer a triagem das carnes no seu laboratório. Considerando os resultados apresentados, é possível afirmar que existe a possibilidade de calibração do equipamento da IG para o teste TPA em carne grelhada e considerando as sondas e metodologias descritas.

Com o decorrer do projeto surgiu a dúvida se seria possível fazer a triagem de carnes através da avaliação de carne crua de modo rápido e expedito. Através da análise realizada por espectroscopia de infravermelho (NIR) e análise da força de corte (textura) é possível concluir que não é possível através de carne crua extrapolar qual será a dureza da carne após a confeção. Isto pode acontecer devido ao calor que promove a desnaturação de proteínas e colagénio o que leva à retração das fibras musculares.

Os resultados obtidos para carne maturada permitem concluir que a maturação tem levou ao aumento do flavour da carne, parâmetro de extrema importância para o consumidor deste tipo de alimento.

De forma a facilitar a análise dos resultados a todos os intervenientes da cadeia foi elaborado um código de boas práticas para a obtenção de carnes de bovino da raça Cachena com reduzida incidência de carnes duras e procedimento para a correta grelhagem da carne fresca.

Código de Boas Práticas:

Tendo em consideração os objetivos inicialmente propostos para este GO, procedeu-se à elaboração de um código de boas práticas para a obtenção de carnes de bovino da raça Cachena com reduzida incidência de carnes duras e de um procedimento com as principais instruções para a correta grelhagem de carne fresca de Cachena.

Boas práticas para a obtenção de carnes de bovino da raça Cachena com reduzida incidência de carnes duras. Consultar documento: Boas Práticas Cachena.

Instruções para grelhagem de carne fresca da raça Cachena. Consultar documento: Instruções Grelhagem Cachena.

Workshops/Colóquios de divulgação de resultados

A Universidade de Évora e restantes parceiros do grupo operacional, organizaram no dia 14 fevereiro 2023 no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora., entre as 9h30 e 11h, um workshop intitulado “Valorização da carne de bovinos da raça Cachena – Workshop de apresentação de resultados”, de forma a divulgar os principais resultados alcançados.

A 30 junho 2023 a Integralgado e restantes parceiros, organizaram em Barrancos um workshop sobre a “Valorização da carne de bovinos da raça Cachena”, de forma a divulgar os resultados alcançados e a sua aplicabilidade.

Ambos os eventos contaram com a presença de todos os parceiros do GO, bem como com agentes ligados à investigação, produção animal, ao abate de animais e à comercialização de carnes e produtos de charcutaria. Para além da divulgação de resultados procurou-se alertar os agentes para o cumprimento de boas práticas de modo a obter carne e produtos de charcutaria de qualidade.

Conseguiu-se pela divulgação realizada alcançar o interesse de aproximadamente 45 pessoas nos dois workshops.

Artigos em revistas internacionais, proceedings e revistas nacionais

Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Elias, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C. (2024). Establishment of a tenderness screening index for beef cuts using instrumental and sensory texture evaluations. International Journal of Gastronomy and Food Science, 100889, https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2024.100889.

Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Rouxinol, M. I., Silva, S., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Elias, M. “Beef “cabeça-de-xara”: safety and quality of a newly developed meat product”. (submetido para publicação).

Potes, M.E., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Agulheiro-Santos, A.C., Elias, M. (2021). ‘Cachena’, a bovine rustic Portuguese extensively reared autochthonous breed: meat texture analysis. Proceedings of The Joint XXIV International Grassland and International Rangeland Virtual Congress, 25 a 29 outubro, Nairobi (Quénia), pp. 582 a 586. Consultar Ficheiro: Proceedings_Potes2021.

Ricardo-Rodrigues, S., Temporão, S., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M., Agulheiro-Santos, A.C. (2022). Fresh bovine meat: sensory and instrumental evaluation of tenderness. Proceedings CLME2022/VICEM – 9º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, 28 a 1 setembro, Beira (Moçambique), pp. 649 e 650. ISBN: 978-989-54756-5-0. Consultar Ficheiro: ProceedingsCLME22.

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A. C., Elias, M. (2023). Carne de bovino maturada – A nossa experiência. BLOG – Ciência na Sociedade do MED- Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (submetido para publicação).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, Laranjo, M., Potes, M. E., Elias, M. (2023). Código de Boas Práticas – Boas práticas para a obtenção de carnes de bovino da raça Cachena com reduzida incidência de carnes duras. Divulgação por diversos canais digitais e por empresas.

Comunicações

De seguida são apresentados os indicadores técnico-científicos divulgados a nível nacional e internacional, sobre a forma de livro de resumos, comunicações orais e posters.

Congressos Nacionais

   - Livro de Resumos (Abstracts)

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2018). Texture of Cachena Meat. III PhD Students Meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Temporão, S., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2019). Tenderness analysis and consumer sensory evaluation of fresh meat. IV PhD Students meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal). ISBN: 978-972-778-140-9.

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2020). Establishing tenderness threshold of beef using instrumental and consumer sensory evaluation. V PhD Students meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal). ISBN: 978-972-778-179-9.

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2022). The added value of aged beef. VII PhD Students meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal). ISBN: 978-972-778-298-7.

   - Comunicações Orais

Elias, M. (2022). Sessões Paralelas Temáticas – Apresentação do Projeto GO QualBovCachena – Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena. Cimeira Nacional AgroInovação 2022, 11-12 outubro, CNEMA – Santarém (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2022). The added value of aged beef. VII PhD Students meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal).

   - Posters

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2018). Texture of Cachena Meat. III PhD Students Meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Temporão, S., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2019). Tenderness analysis and consumer sensory evaluation of fresh meat. IV PhD Students meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M. (2020). Establishing tenderness threshold of beef using instrumental and consumer sensory evaluation. V PhD Students meeting in Environment and Agriculture, Évora (Portugal).

Congressos Internacionais

   - Livro de Resumos (Abstracts)

Ricardo-Rodrigues, S., Véstia, J., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, E., Rodrigues, D., Elias, M. (2018). Texture evaluation of two Cachena bovine muscles during storage. International Conference on Mediterranean Diet and Gastronomy, 15 a 16 outubro, Évora (Portugal).

Elias, M., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C. (2019). Effect of slaughter weight and beef cut on the tenderness of ‘Cachena’ meat. XII Iberoamerican Congress of Food Engineering (CIBIA) – Challenging food engineering as a driver towards sustainable food processing, 1 a 4 julho, Faro (Portugal). ISBN: 978-989-8859-75-4.

Ricardo-Rodrigues, S., Elias, M., Laranjo, M., Potes, M.E., Agulheiro-Santos, A.C. (2019). Texture evaluation through texture profile analysis of cachena meat, a Portuguese cattle breed. 65th International congress of meat science and technology (ICoMST2019), 4 a 9 agosto, Berlim (Alemanha). Congress Poster Proceedings.

Elias, M., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C. (2019). Efeito da maturação em seco de carne de bovino da raça Cachena na tenrura e no flavour – Resultados preliminares. III Congresso Luso-Extremadurense, 25 a 26 novembro, Évora (Portugal).

Potes, M.E., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Agulheiro-Santos, A.C., Elias, M. (2021). ‘Cachena’, a bovine rustic Portuguese extensively reared autochthonous breed: meat texture analysis. The Joint XXIV International Grassland and International Rangeland Virtual Congress, 25 a 29 outubro, Nairobi (Quénia).

Ricardo-Rodrigues, S., Temporão, S., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M., Agulheiro-Santos, A.C. (2022). Fresh bovine meat: sensory and instrumental evaluation of tenderness. 9º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, 28 a 1 setembro, Beira (Moçambique). Proceedings CLME2022/VICEM.

Ricardo-Rodrigues, S., Potes, M.E., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Elias, M. (2022). Maturação em seco de carne de bovino da raça cachena. Congreso Hispano-Luso de Ganaderia Extensive y Desarrollo Rural, 1 a 2 dezembro, Cáceres (Espanha). ISBN: 978-84-09-47470-7.

Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Elias, M. (2023). Microbiological safety of fresh beef sausage. S4Agro International Congress, 2 a 3 março, Castelo Branco (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A. C., Laranjo, M., Potes, M. E., Elias, M. (2023). Quality of fresh sausages made from Cachena meat – texture and sensory analysis. S4Agro International Congress, 2 a 3 março, Castelo Branco (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Silva, S., Rouxinol, M. I., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Laranjo, M., Elias, M. (2023). Valorization of tough meat samples into new beef products. WCCE11 – 11th World Congress of Chemical Engineering, 4 a 8 junho, Buenos Aires (Argentina).

Ricardo-Rodrigues, S., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Laranjo, M., Elias, M. (2023). Slaughter weight and beef cut Effect on the tenderness of “Cachena” meat. ICEF14-International Congress on Engineering and Food, 20 a 23 junho, Nantes (França).

   - Comunicações Orais

Elias, M., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C. (2019). Efeito da maturação em seco de carne de bovino da raça Cachena na tenrura e no flavour – Resultados preliminares. III Congresso Luso-Extremadurense, 25 a 26 novembro, Évora (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Elias, M. (2023). Microbiological safety of fresh beef sausage. S4Agro International Congress, 2 a 3 março, Castelo Branco (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Agulheiro-Santos, A. C., Laranjo, M., Potes, M. E., Elias, M. (2023). Quality of fresh sausages made from Cachena meat – texture and sensory analysis. S4Agro International Congress, 2 a 3 março, Castelo Branco (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Silva, S., Rouxinol, M. I., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Laranjo, M., Elias, M. (2023). Valorization of tough meat samples into new beef products. WCCE11 – 11th World Congress of Chemical Engineering, 4 a 8 junho, Buenos Aires (Argentina).

   - Posters

Ricardo-Rodrigues, S., Véstia, J., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Potes, E., Rodrigues, D., Elias, M. (2018). Texture evaluation of two Cachena bovine muscles during storage. International Conference on Mediterranean Diet and Gastronomy, 15 a 16 outubro, Évora (Portugal).

Elias, M., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C. (2019). Effect of slaughter weight and beef cut on the tenderness of ‘Cachena’ meat. XII Iberoamerican Congress of Food Engineering (CIBIA) – Challenging food engineering as a driver towards sustainable food processing, 1 a 4 julho, Faro (Portugal).

Ricardo-Rodrigues, S., Elias, M., Laranjo, M., Potes, M.E., Agulheiro-Santos, A.C. (2019). Texture evaluation through texture profile analysis of cachena meat, a Portuguese cattle breed. 65th International congress of meat science and technology (ICoMST2019), 4 a 9 agosto, Berlim (Alemanha).

Potes, M.E., Ricardo-Rodrigues, S., Laranjo, M., Agulheiro-Santos, A.C., Elias, M. (2021). ‘Cachena’, a bovine rustic Portuguese extensively reared autochthonous breed: meat texture analysis. The Joint XXIV International Grassland and International Rangeland Virtual Congress, 25 a 29 outubro, Nairobi (Quénia).

Ricardo-Rodrigues, S., Temporão, S., Laranjo, M., Potes, M.E., Elias, M., Agulheiro-Santos, A.C. (2022). Fresh bovine meat: sensory and instrumental evaluation of tenderness. 9º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, 28 a 1 setembro, Beira (Moçambique).

Ricardo-Rodrigues, S., Potes, M.E., Agulheiro-Santos, A.C., Laranjo, M., Elias, M. (2022). Maturação em seco de carne de bovino da raça cachena. Congreso Hispano-Luso de Ganaderia Extensive y Desarrollo Rural. 1 a 2 dezembro, Cáceres (Espanha).

Ricardo-Rodrigues, S., Potes, M. E., Agulheiro-Santos, A. C., Laranjo, M., Elias, M. (2023). Slaughter weight and beef cut Effect on the tenderness of “Cachena” meat. ICEF14-International Congress on Engineering and Food, 20 a 23 junho, Nantes (França).

Relatórios de estágio e dissertações de mestrado

Silva, S. (2022) Segurança e qualidade de um produto cárneo transformado. Dissertação de Mestrado em Bioquímica, Universidade de Évora.

Honrado, A. R. (2019) Estudo da qualidade microbiológica da carne de bovinos da raça Cachena. Relatório de Estágio de Licenciatura em Bioquímica, Universidade de Évora.

Temporão, S. (2019) Estudo da textura da carne de bovino da raça Cachena. Relatório de Estágio de Licenciatura em Bioquímica, Universidade de Évora.

Tese de doutoramento

Ricardo-Rodrigues, S. (em curso). Aumento da segurança de alimentos frescos de alto consumo com redução do desperdício alimentar. Tese de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais, Universidade de Évora.

Eventos

  • Resultados do GO divulgados em póster na Cimeira Cimeira Nacional de AgroInovação 2022, realizada 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém. Consulte Póster aqui (pdf)
  • International Conference on Mediterranean Diet and Gastronomy – Liking innovation, Sustainability and Health (15-16 outubro 2018) |Évora, Portugal| Submissão de Abstract (Anexo 1) e Poster (Anexo 2) intitulado “Texture evaluation of two Cachena bovine muscles during storage”.
  • III PhD Students Meeting in Environment and Agriculture (29-30 novembro 2018) |Évora, Portugal| Submissão de Abstract (Anexo 3) e Poster (Anexo 4) intitulado “Texture of Cachena meat”.
  • XII Iberoamerican Congress of Food Engineering – Challenging food engineering as a driver towards sustainable food processing (1-4 julho 2019) |Faro, Portugal| Submissão de Abstract (Anexo 5) e Poster (Anexo 6) intitulado “Effect of slaughter weight and beef cut on the tenderness of ‘Cachena’ meat”.
  • 65th International congress of meat science and technology (4-9 agosto 2019) | Berlim, Alemanha | Submissão de Abstract (Anexo 7) e Poster (Anexo 8) intitulado “Texture evaluation through texture profile analysis of cachena meat, a portuguese cattle breed”.
  • IV PhD Students meeting in Environment and Agriculture (11-12 novembro 2019) | Évora, Portugal | Submissão de Abstract (Anexo 9) e Poster (Anexo 10) intitulado “Tenderness analysis and consumer sensory evaluation of fresh meat”.
  • III congresso Luso-Extremadurense (25-26 novembro 2019) | Évora, Portugal | Abstract (Anexo 11) e Apresentação Oral intitulado “Efeito da maturação em seco de carne de bovino da raça Cachena na tenrura e no Flavour – Resultados Preliminares”.
  • V PhD Students meeting in Environment and Agriculture (9 dezembro 2020) | Évora, Portugal| Submissão de Abstract (Anexo 12) e Poster (Anexo 13) intitulado “Establishing tenderness threshold of beef using instrumental and consumer sensory evaluation”.
  • 9º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia (29 agosto a 2 setembro 2021) | Beira, Moçambique| Submissão de Abstract (Anexo 14) intitulado “Fresh bovine meat: sensory and instrumental evaluation of tenderness”.
  • The Joint International Grassland and International Rangeland Congress 2021 (23-29 outubro 2021) | Nairobi, Quénia| Submissão de Abstract intitulado “‘Cachena’, a bovine rustic Portuguese extensively reared autochthonous breed: meat texture analysis”.