Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

AGIR - Avaliação da Eficiência do Uso da Água e da Energia em Aproveitamentos Hidroelétricos

Entidade líder do projeto: FENAREG - FEDERAÇÃO NACIONAL DE REGANTES DE PORTUGAL
Responsável pelo projeto: Carina Arranja (secretariado@fenareg.pt)
Site do projeto: http://www.fenareg.pt/agir-sistema-de-avaliacao-da-eficiencia-do-uso-da-agua-e-da-energia-em-aproveitamentos-hidroagricolas/
Área do plano de ação: Cerealicultura (excepto arroz)
Parceiros:

AGRO-VALE LONGO, LDA; ASSOCIACAO DE BENEFICIARIOS DA OBRA DE REGA DE ODIVELAS; ASSOCIACAO DE BENIFICIARIOS DA OBRA DA VIGIA; ASSOCIACAO DE REGANTES E BENEFICIARIOS DO VALE DO SORRAIA; CENTRO OPERATIVO E DE TECNOLOGIA DE REGADIO; INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP; INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL; LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL, I.P.; MENCOCA AGRICULTURA; SOCIEDADE AGRICOLA BICO DA VELA II; UNIVERSIDADE DE ÉVORA.


Prioridade do FEADER: P5A) melhoria da eficiência na utilização da água pelo setor agrícola;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A melhoria de eficiência dos Aproveitamentos Hidroagrícolas, através do uso eficiente da água e da energia, constitui uma das principais preocupações das EG, entidades gestoras dos Aproveitamentos Hidroagrícolas, que são as Associações de Regantes e Beneficiários (AR) ou as Juntas de Agricultores (JA) (47  Associações de Regantes e Beneficiários e, nos regadios tradicionais, mais de 2500 as Juntas de Agricultores homologadas pela DGADR. É também uma prioridade do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR2020), não só pela crescente pressão regulamentar da PAC, enquadrada pela Diretiva-Quadro da Água (DQA) e Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH), como também pela promoção da eficiência económica e ambiental, do Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) ou do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE). Nos Aproveitamentos Hidroagrícolas, as perdas de água podem ascender a 40% da água entrada nos sistemas com superfície livre e a 30% nos sistemas em pressão. O PNUEA identificou ambiciosas metas para a redução das ineficiências nos sectores urbano, agrícola e industrial – 20, 35 e 15%, respetivamente. No entanto, enquanto no setor urbano houve uma melhoria notória em termos de ineficiência no uso da água entre 2000 e 2010, passando de 40% para 25%, no setor agrícola a redução no mesmo período foi menos expressiva, passando de 40% para 37,5%. Estes valores denotam que é crucial uma aposta em instrumentos que permitam redução da ineficiência no uso da água no setor agrícola. Em alguns Aproveitamentos Hidroagrícolas, o custo da energia pode chegar a representar cerca de 70% do preço da água para rega. Existe, assim, um elevado potencial de poupança no setor que, de acordo com a União Europeia (JOUE, 2012) 15 , só ao nível das estações elevatórias, se estima que seja da ordem dos 20 a 30%. Assim, a crescente consciencialização sobre o consumo de energia associado ao bombeamento para captação, transporte e distribuição de água nos sistemas de abastecimento hidroagrícolas faz com que a ineficiência no uso da água deva ser vista de uma forma integrada para preservação dos recursos e para garantia da sustentabilidade dos sistemas.


Objetivos visados:

O objetivo principal desta iniciativa é a criação de um sistema para a avaliação da eficiência do uso da água e da energia adaptado aos Aproveitamentos Hidroagrícolas e para apoio na tomada de decisão sobre propostas de soluções para a melhoria da eficiência no uso da água e da energia, desenvolvendo-se, para tal, um conjunto de instrumentos de apoio à capacitação das EG e de recomendações aos agricultores. Os resultados decorrentes da presente iniciativa, permitirão ao projeto AGIR constituir-se uma referência em termos de perdas de água e de energia em AH a nível nacional e internacional.

Para o efeito, serão adotadas, como ponto de partida, abordagens consolidadas e as ferramentas de análise mais recentes inovadoras, no sentido de atingir os seguintes objetivos específicos:

1. Caracterização geral dos Aproveitamentos Hidroagrícolas em termos de perdas de água e de energia;

2. Desenvolvimento e teste de metodologias para cálculos dos balanços hídrico e energético e de métricas de avaliação de desempenho específicos para os Aproveitamentos Hidroagrícolas;

3. Elaboração da aplicação computacional para cálculo de balanços hídrico e energético e do respetivo sistema de indicadores de desempenho;

4. Estimativa global das eficiências hídrica e energética dos Aproveitamentos Hidroagrícolas portugueses;

5. Estabelecimento de soluções para melhoria da eficiência hídrica e energética em subsectores dos Aproveitamentos Hidroagrícolas considerados prioritários;

6. Elaboração de guias técnicos com recomendações para implementação da metodologia desenvolvida.

Os resultados a atingir são orientados pela natureza concreta do problema e para a aplicação na prática produtiva, assentando em processos que potenciem a aplicação prática dos resultados da iniciativa, de forma acessível a todos os interessados.


Sumário do plano de ação:

Desenvolver sistema de avaliação da eficiência do uso da água e da energia em aproveitamentos hidroagrícolas.


Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação (janeiro 2021)
O projeto, encontra-se na fase final, em curso, que inclui o desenvolvimento de uma plataforma de cálculo dos Balanços Hídrico e Energético e o respetivo sistema de avaliação de desempenho (agir.ips.pt); estimativa das eficiências hídricas e energéticas para os casos-piloto; estabelecimento de soluções para melhorar a eficiência hídrica e energética; e, preparação de guias técnicos incluindo recomendações para a implementação da metodologia desenvolvida. Para além da necessidade de melhorar o controlo operacional das infraestruturas para uma gestão mais eficiente do nexo água-energia,

O projeto AGIR tem demonstrado a grande importância de se investir na reabilitação, na manutenção dos equipamentos de operação e controlo e no reforço de capacidade de armazenamento. É também fundamental a adoção pelos agricultores de tecnologias que promovam o uso mais eficiente dos recursos, com ênfase no aumento dos níveis de eficiência do uso de água e energia. 

A aplicação das medidas propostas pela abordagem do projeto AGIR (reabilitação de canais, subsídio de medidores, reabilitação de bombas e turbinas), deverá alcançar uma redução nas perdas físicas (por exemplo, perdas por descargas) e melhoria da eficiência das bombas e turbinas, entre 25 e 30%. Este projeto de I&D traz uma nova mentalidade para o setor do regadio e está preparado para ser demonstrado a nível nacional, em mais de 75 sistemas coletivos de regadio, e a nível internacional, envolvendo entidades como as 4 Federações Nacionais que fazem parte dos Irrigants d’Europe, agricultores, administração pública e associações regionais de utilizadores e gestores de água para rega.

Cronograma do projeto

Eventos

  • Resultados do GO divulgados em póster na Cimeira Cimeira Nacional de AgroInovação 2022, realizada 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém. Consulte o Póster aqui (pdf)
  • Dia 1 de Outubro de 2021, Workshop final do projeto. Cartaz
  •  Dia 27 de Novembro de 2020, apresentação Oral: “Proposta de Sistema de Avaliação do Desempenho no Uso da Água e de Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas”, no âmbitodo VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem.https://www.youtube.com/watch?v=nWGhah5Kj8M&feature=emb_title
  • Dia 27 de Novembro de 2020, apresentação em poster: “Avaliação do Desempenho deSistemas de Rega Sob Pressão”, no âmbito do VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem.http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Resumos/P12.pdf
  • Dia 03 de Abril de 2020, apresentação do artigo do projeto AGIR: “Assessment platform ofwater and energy efficiency in collective irrigation systems”, no âmbito da 13th InternationalConference on Information Systems 2020.
  • Dia 29 de Novembro de 2019, apresentação do projeto AGIR – Avaliação da Eficiência do Usoda Água e da Energia em Aproveitamentos Hidroagrícolas, no âmbito do Workshop deAlterações Climáticas: Como nos adaptamos a esta nova realidade. Realizado no Observatórioda Cortiça, em Coruche.
  • A 4 de Julho, decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), o seminário intitulado ‘Alterações climáticas – sustentabilidade e resiliência societal“, incidindo sobre o clima em Portugal, as secas, as cheias e as estratégias para fazer face às alterações climáticas, foi neste sentido que a Fenareg apresentou o Projeto AGIR. Em fenareg.pt, publicado a 09/07/2019.

Notícias

Videos

Artigos

  • Assessment platform of water and energy efficiency in collective irrigation systems”, 2020.Assessment platform of water and energy efficiency in collective irrigation systems”, 2020.autor: André Antunes, Diogo Felicíssimo, Bruno Ferreira, Nelson Carriço. Instituto Politécnicode Setúbal. Artigo submetido em: (http://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/31964)
  • “Proposta de sistema de avaliação do desempenho no uso da água e de energia emaproveitamentos hidroagrícolas”, 2020. Loureiro, Dália; Alegre, Helena; Moreira, Madalena;Chibeles, Carlos; Sousa, Gonçalo; Matos, Manuel. Cordeiro, Diana; Arranja, Carina. Artigopublicado para o VIII Congresso Nacional de Rega e Drenagem.(http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Resumos/18_Resumo.pdf)
  • “Metodologia para a avaliação do desempenho de sistemas de rega sob pressão”, 2020. D.Felicíssimo, A. Antunes, P. Luz, N. Carriço. Artigo publicado para o VIII Congresso Nacionalde Rega e Drenagem (http://www.cotr.pt/docs/VIIICNRD/VIIICNRD_zoom_ficheiros/Resumos/P12_Resumo.pdf)
  • “Abordagem Para Avaliação Da Eficiência No Uso Da água E Da Energia Em AproveitamentosHidroagrícolas”, 2020. Arranja, Carina; Cordeiro, Diana; Loureiro, Dália; Alegre, Helena;Moreira, Madalena; Rijo, Manuel; Carriço, Nelson; Felicíssimo, Diogo; Brito da Luz, Paulo;Santos, Marta; Chibeles, Carlos; Sousa,
  • "A comprehensive water balance methodology for collective irrigation systems", autor: Henrique Cunha, co-autores: Dália Loureiro, Gonçalo Sousa, Dídia Covas e Helena Alegre. Aguarda aprovação para publicação na Revista: Agricultural Water Management (www.journals.elsevier.com/agricultural-water-management)
  • VII Congresso Rega e Drenagem Em Monte Real, de 27 a 29 de junho de 2018
  • Proposta de balanços hídrico e energético para diagnóstico de perdas de água e de ineficiências energéticas em aproveitamentos hidroagrícolas Resumo e Artigo
  • Caracterização preliminar dos aproveitamentos hidroagrícolas em Portugal Continental. Resumo e Artigo
  • Avaliação da qualidade da rega com parâmetros e indicadores do uso da água e da energia. Resumo e Artigo
  • Cimeira Agro-Inovação – Em Lisboa, 29 de Outubro de 2018
  • Poster e vídeo finalistas premio CA
  • Conselho de Região Hidrográfica do Tejo e Oeste; Convite da ARH Tejo e Oeste ao projeto AGIR, em Coruche, a 5 de Dezembro de 2018
  • Balanços hídrico e energético com aproveitamentos hidroagrícolas. Uma nova abordagem para sistemas mistos; Dissertações · Mestrado Integrado em Engenharia Civil - Técnico Lisboa; 

    Autor: Henrique Machado Correia da Cunha

Documentos Técnicos