Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

IEPE - Instalação eficiente de povoamentos de eucalipto

Entidade líder do projeto: ORGANIZAÇÃO FLORESTAL ATLANTIS - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL
Responsável pelo projeto: António Oliveira
Site do projeto: https://www.iepe.pt/
Área do plano de ação: Material Lenhoso
Parceiros:

ORGANIZAÇÃO FLORESTAL ATLANTIS - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL; ANEFA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EMPRESAS FLORESTAIS AGRICOLAS E DO AMBIENTE; FORESTFIN - FLORESTAS E AFINS, LDA; GREENCLON, LDA; INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA; JJM ESPERANÇA LDA; LEITÃO & CAVALEIRO SILVICULTURA E EXPLORAÇÃO FLORESTAL LDA; RAIZ - INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO DA FLORESTA E PAPEL


Prioridade do FEADER: P5E) promoção da conservação e do sequestro de carbono na agricultura e na silvicultura;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A elasticidade edafoclimática apresentada pelo eucalipto, o seu rápido crescimento, a possibilidade de condução em talhadia e a existência de um mercado identificado e estruturado, apresentam-se como os principais motivos para a sua preferência pelos proprietários. Mas, tal como para qualquer outra espécie florestal ou agrícola, o seu cultivo deve ser dirigido por práticas silvícolas ajustadas aos diferentes ambientes e que promovam a sustentabilidade da capacidade produtiva do solo e das plantações florestais. Um dos problemas comuns que sobressai na gestão dos eucaliptais, principalmente no minifúndio, é o uso indiscriminado de técnicas de preparação do terreno apenas com o intuito de plantar, não atendendo às diferenças entre ambientes e à sua sustentabilidade. De entre as práticas silvícolas consideradas na gestão dos eucaliptais, esta é uma das mais impactantes no solo quando realizada inadequadamente. São exemplos disso a aceleração da decomposição da matéria orgânica e a erosão nas camadas superficiais do solo. Enquanto a agricultura há muito que tem evoluído para reduzir as práticas de mobilização do solo, estando disponíveis em pouco por todo o mundo estudos sobre os impactes desta ação no solo e do desenvolvimento de técnicas especificas a cada cultura agrícola (por exemplo sementeira direta), no meio florestal português tal não acontece. Se, por um lado, parte do desajuste das práticas está associado à indisponibilidade de mecanismos de apoio à tomada de decisão que permitam a adoção das técnicas adequadas (disponibilização de conhecimento e ferramentas), por outro lado, está inerente ao tipo de produtor florestal, com baixa aceitação de mudanças de gestão. Neste sentido, emerge a oportunidade promover a melhoria da gestão florestal de minifúndio, através da criação de uma ferramenta de suporte à decisão na instalação dos povoamentos, procurando também promover a sustentabilidade dos recursos e das plantações florestais.


Objetivos visados:

Esta iniciativa pretende desenvolver uma ferramenta de suporte à tomada de decisão para a instalação dos povoamentos de eucalipto, baseada em técnicas silvícolas sustentáveis ao nível do recurso solo e adequadas aos diferentes ambientes florestais. Pretende-se uma instrumentação de fácil utilização (user friendly), baseada em variáveis ambientais facilmente mensuráveis pelo proprietário florestal comum e que permita, não só identificar a as práticas adequadas à instalação dos povoamentos, mas também possibilite uma análise económica de custos, tendo por base uma estimativa das expetativas de produção florestal para o ambiente em causa.

Os objetivos específicos da iniciativa são:

1. Desenvolver e implementar uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a eficiente instalação dos povoamentos de eucalipto.

2. Potenciar a aprendizagem coletiva sobre as práticas de mobilização do solo, promovendo o cultivo mínimo, e a sustentabilidade das práticas testadas no cultivo do eucalipto.

3. Identificar constrangimentos e barreiras no acesso ao conhecimento e informação necessária para a introdução de inovações no domínio da sustentabilidade dos processos de instalação e gestão dos povoamentos de eucalipto, desenvolvendo soluções para as ultrapassar.

4. Promover a disseminação e demonstração dos resultados junto dos utilizadores do conhecimento, nomeadamente associações de produtores florestais, gestores e proprietários privados e públicos.

5. Promover a cooperação técnica entre as entidades que atuam nos domínios das plantações florestais e na mobilização de solos e fomentar o reforço da capacidade para a rápida recolha de informações sobre o solo e monitorização ao nível regional, dando o seu contributo para uma visão global.

Os objetivos desta Iniciativa visam contribuir na sua generalidade para a melhoria dos povoamentos de eucalipto em Portugal e, consequentemente, na sustentabilidade da capacidade produtiva dos solos florestais e dos ecossistemas florestais.


Sumário do plano de ação:

Criação de ferramenta de gestão para instalação de povoamentos de eucalipto em minifúndio que determine a expectativa de produção, as melhores práticas silvícolas mediante diferentes ambientes e permita a redução de custos e de impactes sobre o solo.


Pontos de situação / Resultados:
 
Relatório Final de Execução. Consulte aqui (pdf)
 
Eventos de apresentação do Projeto 
  • WEBINAR - O primeiro seminário, foi realizado a 28/02/2022 em formato webinar por à data existirem fortes restrições de concentração de pessoas devido à COVID-19. À data da realização deste evento, ainda não havia confirmação da possibilidade de prorrogação do projeto para 2022.
Evidências:
Figura 54 – Divulgação do Webinar
Figura 53 –Webinar GO-IEPE
  • Seminário EXPOFLORESTAL - O segundo a 28/05/2022, já presencial, foi realizado na maior feira florestal de Portugal, a EXPOFLORESTAL. O Seminário de Apresentação do IEPE, foi inscrito no programa oficial da feira e contou com a presença de várias dezenas de participantes. 
Evidências:
Figura 55 – Divulgação do Seminário da EXPOFLORESTAL
Figura 56 –Programa de Seminários EXPOFLORESTAL
Figura 57 –Seminário EXPOFLORESTAL
  • Seminário EXPOFACIC - Dada a crescente dificuldade de reunir publico para apresentação deste tipo de temas, optaram os parceiros por associar a apresentação do IEPE a um evento mais generalista e mais aglutinador de publico. Nesse sentido apresentou-se o IEPE num contexto de Seminário do Dia da Floresta da EXPOFACIC (02/08/2022). Estratégia que se revelou um sucesso uma vez que este evento teve lotação esgotada e contou com mais de 150 participantes.
Evidências:
Figura 58 –Seminário Dia da Floresta – EXPOFACIC
Figura 59 –Seminário Dia da Floresta EXPOFACIC
 
O empenho na divulgação do Projeto não terminou a 31/12/2022, estando já confirmada salientar a apresentação do mesmo no Seminário do próximo dia 27 de Maio de 2023 na Feira MORTÁGUA FLORESTAL.
  • WORKSHOPS TEMÁTICOS - Realizaram-se 2 workshops temáticos com visitas aos locais de ensaio, para observação in loco dos resultados obtidos. À data da realização destes eventos, ainda não havia confirmação da possibilidade de prorrogação do projeto para 2022.
Evidências:
Figura 60 – Divulgação dos Workshops
Figura 61 –Workshop de Mortágua. Cartaz
Figura 62 –Workshop de Cantanhede. Cartaz
                                                                 
O projeto apostou fortemente na produção de material multimédia (vídeo) que apresentasse forte capacidade de disseminação. Neste sentido, para além dos vídeos de demonstração apresentados nas diferentes opções de instalação, foi criada uma secção especifica denominada glossário e uma página no Youtube que permite a todos os utilizadores da ferramenta e/ou aqueles que apenas pesquisam na internet, acesso a vídeos explicativos das diferentes técnicas e operações.
Evidências:
 
O projeto apostou ainda na produção de material técnico com linguagem simples que permita a compreensão dos resultados pelos diferentes públicos alvo. Para tal desenvolveu uma página web, de fácil navegação e com uma linguagem acessível. Foram ainda criados tutoriais de utilização, bem como flyers de divulgação e manuais (trípticos) que explicam o modo de funcionamento da ferramenta.
Evidências:
Triptico:  Figura 67 –Tríptico produzido
Flyer: Figura 68 –Flyer produzido
Expositor: Figura 69 –Expositor produzido
Distribuição do material técnico: Figura 70 –Distribuição das publicações em eventos 
  
O Projeto foi ainda promovido e divulgado, de diferentes formas e em diversos eventos:
  • AGROINOV 2018 - A convite da Rede Rural Nacional, o Projeto foi apresentado na AGROINOV 18 – Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
Evidências:
Figura 19 –Poster para AGROINOV18
  • AGROINOV 2022 - A convite da Rede Rural Nacional, o Projeto foi apresentado na AGROINOV 22 - Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 que resulta de uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Alimentação
Evidências:
Figura 65 –Poster para AGROINOV22
  • TECNICELPA 2021 - O Projeto GO-IEPE serviu de base para uma apresentação oral para a XXV Conferência Internacional da Floresta, Pasta e Papel – TECNICELPA, realizada de 9 a 12 de Março de 2021.
Evidências:
Apresentação para a TECNICELPA
  • 9º CFN - O Projeto serviu de base para apresentação oral, intitulada “A avaliação de diferentes sistemas de preparação de terreno no crescimento do eucalipto” realizada no 9º Congresso Florestal Nacional. 
Evidências:
Figura 66 –Apresentação no 9º Congresso Florestal Nacional
  • TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA – O Projeto serviu de base para a realização de diversos trabalhos finais de Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais pela Escola Superior Agrária de Coimbra
2017 
  • Estudo do impacto do tipo de mobilização do solo em plantações de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill)
    Trabalho de Eduardo Silva
  • Análise crítica de Operações Florestais na Instalação de Povoamento
    Trabalho de Gonçalo Catarino
2020
  • Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto, resultados preliminares
    Trabalho de Pedro Ventura
  • Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto, resultados preliminares dos tempos de trabalho
    Trabalho de João Afonso
2021
  • Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto
    Trabalho de Tiago Santos
  •  TRABALHOS FINAIS DE MESTRADO – O Projeto está a servir de base para a realização de dois trabalhos finais (Teses) de Mestrado em Ciências Florestais e Recursos Naturais pela Escola Superior Agrária de Coimbra
2023 (data prevista para a conclusão dos trabalhos)
Trabalhos de Tiago Santos e João Silva
  •  RADIO REGIONAL DO CENTRO - A convite da Rádio Regional do Centro, o Projeto foi divulgado no programa Regional Rural
Evidências: