Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

GO - Fortificação de batata em cálcio

Entidade líder do projeto: UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Responsável pelo projeto: Fernando Lidon
Site do projeto: https://sites.fct.unl.pt/bio_batata_calcio/
Área do plano de ação: Cultura de produtos hortícolas, raízes e tubérculos
Parceiros:

ERCÍLIO LOPES - PRODUÇÃO AGRÍCOLA, LDA; INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP; INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA; JOEL FERREIRA BERNARDINO; LOURICOOP-COOPERATIVA DE APOIO E SERVICOS DO CONCELHO DA LOURINHA CRL; SÓNIA ALEXANDRA FERREIRA HENRIQUES SIMÕES


Prioridade do FEADER: P2A) melhoria do desempenho económico de todas as explorações agrícolas e facilitação da restruturação e modernização das explorações agrícolas, tendo em vista nomeadamente aumentar a participação no mercado e a orientação para esse mesmo mercado, assim como a diversificação agrícola;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo humano (99% nos ossos e dentes e 1% no sangue, fluídos extracelulares e células de tecidos moles). Porém, a deficiência do cálcio, para além de afectar a contração muscular, coagulação sanguínea e a transmissão nervosa, pode induzir o raquitismo em crianças e a osteomalácia em adultos. Neste contexto, a evolução de carências em cálcio no organismo ao longo da vida do ser humano depende da formação óssea no começo da vida, do acúmulo de cálcio nos ossos e da quantidade de massa óssea nas idades mais avançadas. Com a biofortificação de alimentos em cálcio, as populações com acesso limitado aos mercados e sistemas de saúde podem ser beneficiadas, pois as elevadas taxas de consumo destes produtos permitem um maior sucesso / impacte dos Programas de Biofortificação (tal como aponta a OMS - http://www.who.int/elena/titles/biofortification/en/ - e o Centro Internacional da Batata - http://cipotato.org/ - ).

Neste contexto a batata, porque é um alimento cuja produção a nível mundial ocupa o 3º lugar, possui um enorme potencial para reduzir o défice de cálcio. Porém, a biofortificação de batata em cálcio coloca questões de índole técnica, cientifico, económico e social, nomeadamente: Que variedades selecionar para futura exploração num contexto nacional e internacional? Que tipo e forma de adubação deve ser aplicada? Que implicações para as tecnologias de transformação nas indústrias alimentares? Que alterações na carga nutricional do produto biofortificado? Que níveis de bioassimilação ocorrem após biofortificação? Propõe-se assim a obtenção de batata biofortificada, e disseminar informação técnica junto de produtores e indústria transformadora, considerando as necessidades das populações. Incrementa-se ainda a competitividade da cadeia agro-industrial nacional ligada à batata (Solanum tuberosum), e fomentam-se as potencialidades para exportação nos mercados internacionais.


Objetivos visados:

Não existindo, em Portugal, batata biofortificada em cálcio mas possuindo indicadores de competitividade elevada consideram-se os seguintes índices / objectivos:

A. Ao nível da produção e transformação:

1. Otimização da resposta varietal de 3 genótipos de batateira, com elevados índices de comercialização nacional de batata, para a biofortificação em cálcio, considerando a interação entre os diferentes sistemas, nomeadamente as interações entre os genótipos de batata e os tipos de adubação e momentos de aplicação.

2. Delineamento de um itinerário técnico para a produção agroindustrial de batata biofortificada em cálcio, com controlo de qualidade.

3. Caracterização de alterações nutricionais associadas à biofortificação da batata em cálcio, considerando os requisitos industriais dos mercados-alvo, de acordo com os requisitos da Alta Segurança Alimentar e as diretivas da União Europeia para o sector.

B. A nível económico:

1º-No âmbito da produção convencional de batata, face aos custos incidentes no preparo do solo, plantio e amontoa, dessecação e colheita, a produção de 1 ha de batata tem um custo médio de 6000 euros (sendo cerca de 1000 euros destinados à adubação – de fundo, dotação de rega e folear – nos dois últimos casos com nitrato de cálcio a 15,5% e quelato de cálcio a 14%; com uma aplicação média de 80kg de cálcio) e uma produção que oscila entre 35-40 ton. A comercialização de batata oscila entre 0,2-0,25 euros por kg (logo, 200-250 euros por tonelada ou 7000-10000 euros por ha).

2º-No âmbito da biofortificação da cultura estima-se uma aplicação de 120 kg Ca/ha, correspondente a um custo médio de 1500 euros. Neste enquadramento, numa perspectiva minimalista estima-se uma mais-valia económica acrescida em 5-10 cêntimos por kg (assim, face a um custo de produção média de 6500 euros, estima-se uma comercialização de 0,25-0,3 euros por kg de batata biofortificada, logo 250-300 euros por tonelada e 8750-12000 euros por ha).

3º-Em conclusão com a produção de batata biofortificada em cálcio, o objectivo deste projecto será a criação de um produto inovador, sem factores concorrenciais a nível nacional e com um acréscimo de rentabilidade média que em relação à comercialização actual corresponde a 55%.


Sumário do plano de ação:

No organismo humano, um défice em cálcio, afecta a contração muscular, coagulação sanguínea e a transmissão nervosa, podendo induzir o raquitismo e a osteomalácia. Neste contexto, as carências em cálcio no organismo ao longo da vida do ser humano dependem da formação óssea, do acúmulo de cálcio ósseo e da quantidade de massa óssea nas idades mais avançadas. Com a biofortificação de batata em Ca, as populações com acesso limitado aos mercados e sistemas de saúde ficam beneficiadas, pois elevadas taxas de consumo destes produtos permitem um maior impacte dos Programas de Biofortificação (tal como aponta a OMS - http://www.who.int/elena/titles/biofortification/en/ - e o Centro Internacional da Batata - http://cipotato.org/ - ).

Neste enquadramento, neste Programa desenvolve-se um novo itinerário técnico para produção de batata biofortificada em Ca. Incrementa-se ainda a competitividade da cadeia agro-industrial nacional deste produto e fomenta-se a exportação para mercados internacionais.


Pontos de situação / Resultados:

Relatórios:

  • Relatório Técnico - 2018 (Sinópse)
  • Relatório Técnico - 2019 (Sinópse)
  • Relatório Técnico - 2020 (Sinópse)

2018 - Historial de Actividades Fevereiro / Junho- Campos de Ensaio:

No dia 16 de Fevereiro de 2018, este Projecto teve inicio com uma deslocação aos Campos de ensaios destinados à produção de batata biofortificada, sob coordenação da Louricoop, para selecção de talhões que serão objecto de biofortificação e caracterização da área de produção recorrendo a técnicas ligadas à agricultura de precisão.

Neste enquadramento procedeu-se à deslocação aos campos de produção:

CAMPO MOLEDO

        

CAMPO GALHARDA

        

CAMPO ÁGUAS BOAS

        

Decidiu-se que a sementeira das diferentes parcelas para os ensaios de biofortificação obedeceriam à seguinte localização e datas de plantação:

Parceiro

Localização

Latitude

Longitude

Variedade 2018

Data plantação

Sónia Simões

Junto cemitério - Moledo

39°16'38.34"N

9°15'8.54"W

AGRIA

04-Maio-2018

Joel Bernardino

Agua Boa - Casal Galharda

39°16'12.30"N

9°14'14.60"W

PICASSO

15-Maio-2018

Ercílio

Junto reservatório agua - Fontelas

39°16'32.04"N

9°13'46.90"W

ROSI

11-Maio-2018

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE ERCINIO LOPES

No dia 19 de Abril de 2018 procedeu-se a uma deslocação ao Campo Experimental Ercilio Lopes para delimitação de talhões destinados à produção de batata biofortificada, recolha cde amostras de solo, colocação de estações meteorológicas e recolha de imagens com recurso à utilização de drones.

        

No dia 18 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização após plantação.

  

No dia 18 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para recolhas de imagem com recurso à utilização de drones.

     

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

  

No dia 11 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

  

No dia 20 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

  

No dia 26 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

  

No dia 2 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 9 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 11 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para marcação de georeferenciais para aplicação foliar de produtos destinados à biofortificação.

 

No dia 16 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 23 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

 

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE SÓNIA SIMÕES

No dia 19 de Abril procedeu-se à delimitação de talhões destinados à produção de batata biofortificada, recolha cde amostras de solo, colocação de estações meteorológicas e recolha de imagens com recurso à utilização de drones.

        

No dia 18 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização após plantação.

No dia 18 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para recolhas de imagem com recurso à utilização de drones e colocação de estação meteorológica.

    

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para aplicação de produto fitofarmacêutico destinado à biofortificação.

No dia 11 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

  

No dia 20 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

     

No dia 26 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

     

No dia 2 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

     

No dia 6 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para marcação de georeferenciais para aplicação foliar de produtos destinados à biofortificação.

    

No dia 9 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

      

No dia 16 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

 No dia 23 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE JOEL BERNARDINO

No dia 19 de Abril procedeu-se a uma deslocação ao Campo Experimental de Joel Bernardino para delimitação de talhões destinados à produção de batata biofortificada, recolha cde amostras de solo, colocação de estações meteorológicas e recolha de imagens com recurso à utilização de drones.

     

No dia 11 de Maio procedeu-se à preparação do terreno da parcela, com incorporação de restos da cultura anterior, para implementação do campo experimental

    

No dia 15 de Maio procedeu-se à plantação da batata na parcela do ensaio.

    

No dia 18 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização após plantação.

   

No dia 18 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para recolhas de imagem com recurso à utilização de drones.

        

No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

   

No dia 11 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

   

No dia 19 de Junho de 2018 efectuou-se um levantamento do campo com drone, em RGB, para obtenção de imagens de menor resolução do que as obtidas em anterior campanha, de forma a eliminar o efeito (micro-)topográfico dos camalhões construídos pelo agricultor, antes do início da campa de sementeira. Foram efectuados vôos a 65 e a 100 metros de altura, para comparar resultados com o de 30 metros anteriormente levantado.

  

No dia 20 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

   

No dia 26 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

   

No dia 2 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 6 de Julho de 2018 efectuou-se a primeira aplicação folear de cálcio no campo de ensaio Sónia Simões, conforme o itinerário técnico previamente estabelecido.

     

No dia 9 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 16 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 23 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 24 de Julho efectuou-se a 1ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

2018 - Historial de Actividades Julho / Setembro - Campos de Ensaio:

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE ERCINIO LOPES

No dia 25 de Julho efectuou-se a 2ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 31 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 3 de Agosto efectuou-se a 3ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

    

No dia 6 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 24 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 23 de Agosto efectuou-se a 4ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 18 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 25 de Setembro procedeu-se à colheita da batata biofortificada em cálcio para subsequente tratamento laboratorial (aferição do indice de biofortificação e controlo de qualidade).

    

 

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE SÓNIA SIMÕES

No dia 26 de Julho efectuou-se a 3ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 31 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 2 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para aferição fisiológica das plantas após 3 aplicações de fertilizante. Foram efectuadas medições de trocas gasosas foliares e de fluorescência da clorofila a ao nível foliar, em condições de equilibrio dinâmico de fotossíntese. Fizeram-se igualmente recolha de folhas para determinações de fluorescência após adaptação à escuridão e para avaliação de teores de elementos minerais. Em simultâneo procedeu-se ainda ao acompanhamento com um drone (com câmara multispectral acoplada), em vôos de baixa altitude, para alta definição das imagens recolhidas e a processar em termos de Detecção Remota (vôos realizados a 20 m de altura).

    

No dia 3 de Agosto efectuou-se a 4ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 6 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 14 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 14 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para aferição fisiológica das plantas após 4 aplicações de fertilizante. Foram efectuadas medições de trocas gasosas foliares e de fluorescência da clorofila a ao nível foliar, em condições de equilibrio dinâmico de fotossíntese. Fizeram-se igualmente recolha de folhas para determinações de fluorescência após adaptação à escuridão e para avaliação de teores de elementos minerais. Em simultâneo procedeu-se ainda ao acompanhamento com um drone (com câmara multispectral acoplada), em vôos de baixa altitude, para alta definição das imagens recolhidas e a processar em termos de Detecção Remota (vôos realizados a 20 m de altura).

    

No dia 24 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 3 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

   

No dia 4 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para colheita da batata biofortificada e proveniente dos diferentes tratamentos.

    

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO EXPERIMENTAL DE JOEL BERNARDINO

No dia 31 de Julho efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 2 de Agosto efectuou-se a 3ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 6 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 24 de Agosto efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

    

No dia 24 de Agosto efectuou-se a 4ª aplicação de cácio, considerando diferentes tratamentos, para biofortificação da batata.

No dia 3 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

   

No dia 10 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

  

No dia 18 de Setembro efectuou-se uma deslocação ao campo experimental para visualização do desenvolvimento da cultura à data.

No dia 26 de Setembro procedeu-se à colheita da batata biofortificada em cálcio para subsequente tratamento laboratorial (aferição do indice de biofortificação e controlo de qualidade).

    

NA GLOBALIDADE DOS CAMPOS EXPERIMENTAIS

Após recolha da batata biofortificada dos diferentes campos experimentais e subsequente armazenamento em câmara frigorifica, no dia 8 de Outubro procedeu-se a um primeiro transporte da mesma para análise laboratorial visando o controlo de qualidade e a definição de indices de biofortificação dos diferentes tratamentos, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

   

Após recolha da batata biofortificada dos diferentes campos experimentais e subsequente armazenamento em câmara frigorifica, no dia 17 de Outubro procedeu-se a um segundo transporte da mesma para análise laboratorial visando o controlo de qualidade e a definição de indices de biofortificação dos diferentes tratamentos, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Paralelamente, procedeu-se a nova recolha de água de rega dos campos experimentais.

No dia 12 de Março efectuou-se uma deslocação às câmaras de conservação da Louricoop para recolha de tubérculos de batateira biofortificados submetidos a 6 meses de conservção. Nestes frutos efectuar-se-á uma caracterização da cinética de mobilização do Ca e ainda um controlo de qualidade considerando o shelf-life do produto.

  

2018 - Historial de Actividades - Análises Laboratoriail:

Desde o inicio de Julho de 2018 teve início o processamento de imagens RGB no programa Agisoft Photoscan (modelagem digital 3D), recolhidas no campo experimental da Sónia Simões no dia 19 de Abril e no dia 18 de Maio.

    

Entre os dias 18 e 20 de Julho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa procedu-se ao desenvolveu-se um modelo digital nos campos experimentais centrados na biofortificação de batata, recolhidas nas empresas Joel Bernardino (nos dias 19 de Abril, 18 de Maio e 19 de Junho) e Ercilio Lda (nos dias 12 e 18 de Maio), para produção de mapas com NDVI e NDRE. 

   

No dias 27 - 30 de Julho teve inicio a actividade laboratorial conducente à análise de parâmetros físicos e químicos (em amostras colectadas no dia 25 de Julho, a cor, micro e macronutrinetes) da batata submetido aos diferentes processamentos de biofortificação (proveniência da herdade da Sónia Simões).

    

   

Desde meados de Setembro, no âmbito da aplicação de técnicas de precisão, a partir das imagens obtidas com recurso à utilização de drones, estão sendo aferidas as curvas de nível finais através do Agisoft Photoscan, nos 3 campos experimentais ligados à produção de batata biofortificada em cálcio .

Desde 17 de Outubro, os laboratórios do INIAV vêm procedendo à análise química dos diferentes tratamentos de batata biofortificada considerando alguns parâmetros de qualidade, nomeadamente, ácidos gordos e lipidos.

    

Durante o mês de Outubro / Novembro, nos laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, procedu-se à preparação das amostras provenientes dos diferentes campos de ensaio, nomeadamente, para determinação de micro e macroelementos nas diferentes amostras biofortificadas, recorrendo-se à espectrofotometria de absorção atómica. Durante as 2 semanas iniciais de Dezembro efectuou-se a determinação dos indices de biofortificação nos diferentes tratamentos e a aferição de interacções sinérgicas e antagónicas entre os diferentes elementos minerais.

2O19 - Historial de Actividades - Campos Experimentais e Análises laboratoriais:

Campo Boas Águas (Ercílio) - Variedade Ágria

No dia 13 de Março de 2019 procedeu-se à plantação da variedade Ágria no Campo Moledo, com vista à obtenção de batata biofortificada em Ca, utilizando um itinerário técnico optimizado e que resultou da obtenção dos dados preliminares obtidos em 2018.

        

No dia 25 de Março efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 12 de Abril efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 6 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 8 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 13 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 21 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Ágria.

  

No dia 22 de Maio efectuou-se uma deslocação para recolha de imagens do campo experimental com recurso à utilização de drones para subsequente análise de estado de desenvolvimento das plantas submetidas ao itinerário de biofortificação. 

  

No dia 28 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

  

No dia 30 de Maio efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para implementação do itinerário de biofortificação da variedade Agria.


No dia 4 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

  

No dia 7 de Junho efectuou-se uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

  

No dia 17 de Junho, efectuou-se uma deslocação ao campos experimental  para recolha de plantas da variedade Agria, para subsequente aferição das cinéticas de absorção, acumulação radicular e nos tubérculos, assim como translocação para a parte aérea / concentração de micro e macroelementos.

  

No dia 21 de Junho, no âmbito do projecto PDR2020 - Biofortificação de 3 variedades de batata em cálcio, a Rita Coelho e o grupo coordenado pelo Dr. José Cochicho Ramalho, deslocaram-se aos campos experimentais para recolha de material biológico e para efectuar análises de trocas gasosas por infra-vermelho e fluorescência in vivo da clorofila a, visando identificar possiveis clusters de toxicidade ou deficiência nutricional nas palntas submetidas aos itinerários técnicos para biofortificação em cálcio das variedades de batata Agria. Adicionalmente, efectuou-se a análise macroscópica do estado da cultura.

  

No dia 25 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Agria.

No dia 25 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Picasso.

No dia 25 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de produção para verificação do estado da cultura da variedade Rossi.


No dia 28 de Junho efectuou-se uma deslocação uma deslocação ao campo de