Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

SafeApple - Conservação da Qualidade da Maçã de Alcobaça: objetivo resíduos zero

Entidade líder do projeto: INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP
Responsável pelo projeto: Claudia Sánchez (claudia.sanchez@iniav.pt)
Site do projeto: https://safeapple.webnode.pt/
Área do plano de ação: Cultura de pomóideas e prunóideas
Parceiros:

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE MACA DE ALCOBAÇA; CAMPOTEC IN - CONS. E TRANSFORMAÇÃO DE HORTOFRUTÍCOLAS, SA; CENTRO OPERATIVO E TECNOLÓGICO HORTOFRUTÍCOLA NACIONAL; COOPERFRUTAS - COOP PRODUTORES FRUTA E PROD HORTICOLAS DE ALCOBACA CRL; FACULDADE DE CIENCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA; FRUBAÇA - COOPERATIVA DE HORTOFRUTICULTORES CRL; FRUTALCOA SOCIEDADE DE AGRICULTURA DE GRUPO LDA; GRANFER - PRODUTORES DE FRUTAS, CRL; INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA; SOATI - SOCIEDADE DE AGRICULTURA DE GRUPO LDA


Prioridade do FEADER: P3A) aumento da competitividade dos produtores primários mediante a sua melhor integração na cadeia agroalimentar através de regimes de qualidade, do acrescento de valor aos produtos agrícolas, da promoção em mercados locais e circuitos de abastecimento curtos, dos agrupamentos e organizações de produtores e das organizações interprofissionais;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Nos últimos anos tem-se verificado uma maior preocupação por parte dos consumidores em relação aos alimentos que consomem. Procuram cada vez mais uma alimentação saudável, saborosa e segura. Existe também uma crescente preocupação com as consequências, tanto ao nível da saúde pública como da poluição ambiental, resultantes da utilização excessiva de químicos. A isto acrescenta-se a grande dificuldade de exportar para países com legislações muito rigorosas em relação aos resíduos mínimos permitidos. Assim, torna-se necessária uma mudança de atitude no sentido de procurar soluções alternativas aos químicos, que permitam incrementar a oferta de produtos vegetais frescos de qualidade, com resíduos mínimos ou zero. A maçã constitui a principal cultura permanente em Portugal continental, seguida pela laranja, pêra e estima-se que nos próximos anos a sua produção irá aumentar. Na campanha 2015, a produção de maçã alcançou as 340 mil toneladas, representando um aumento de 25%, face ao ano anterior devido especialmente à entrada em produção das novas plantações que se têm realizado.

Atualmente existem no país 4 indicações geográficas protegidas para a maçã, das quais a “Maçã de Alcobaça” representa 25% do total da produção nacional. A maçã de Alcobaça é associada a uma qualidade superior e a um sabor característico resultante das condições edafoclimáticas da respetiva região de produção, tendo uma elevada procura no mercado nacional e internacional. Neste contexto, mediante a utilização demetodologias de vertente mais ecológica,já estudadas e desenvolvidas à escala laboratorial, pretende-seconservar as características de qualidade diferenciadoras da maçã de Alcobaça, durante um período de tempo mais prolongado. Desta maneira, pretende-se também  devido a que a disponibilidade de frutos frescos de elevada qualidade e segurança, durante mais tempo, permitirá aumentar o volume de exportação e conquistar novos nichos de mercado.      


Objetivos visados:

O objetivo principal consiste na conservação a longo prazo dos atributos de qualidade da maçã de Alcobaça, visando a obtenção de frutos com resíduos zero ao nível da aplicação de produtos na pós-colheita. Para cumprir este objetivo propõe-se:

- Avaliar a influência de diversas técnicas culturais e tratamentos de pré-colheita, na resistência do fruto às alterações fisiológicas e patologias, durante o período de conservação: Frubaça – ensaio de rega, fertilização e aplicação de cálcio (2 pomares de maçãs da variedade Gala) Granfer e INIAV - ensaio de polinização (1 pomar de Gala de cada parceiro)

- Aplicar metodologias para a conservação de longa duração (6-8 meses) nomeadamente: atmosferas controladas (AC), 1-metilciclopropeno (1-MCP) atmosferas controladas dinâmicas (ACD): Campotec (4 ensaios em AC e 2 ensaios em ACD), Cooperfrutas (2 ensaios em ACD, em que um deles combina frutos tratados com 1-MCP e Frubaça (4 ensaios com 1-MCP e 2 com AC);

- Aplicar tratamentos de pós-colheita alternativos aos químicos, tais como: soluções de cálcio, revestimentos bioativos e tratamentos térmicos moderados. Ensaios à escala piloto: câmaras do INIAV e do ISA Ensaios à escala industrial: Campotec, Cooperfrutas e Frubaça (1 palote/tratamento e respetivos controlos);

- Aumentar o tempo de vida de prateleira. Será avaliada a influência de cada um dos tratamentos aplicados na qualidade dos frutos durante o tempo de prateleira (INIAV e ISA).

De uma forma geral, mediante a otimização da aplicação das técnicas culturais pretende-se aumentar a resistência intrínseca dos frutos ao desenvolvimento de patologias e fisiopatias favorecendo assim a capacidade de conservação dos mesmos. Isto, aliado à utilização de metodologias de conservação alternativas aos químicos, permitirá obter um produto diferenciado, com resíduos zero ao nível de aplicação de produtos na pós-colheita. Todos este aspetos, traduzem-se numa valorização acrescida do produto, devido ao reconhecimento de garantia de qualidade e de segurança por parte do consumidor, o que também permitirá aumentar quotas de mercado e de penetração em segmentos de mercado diferenciados.    


Sumário do plano de ação:

Pretende-se conservar a longo prazo a qualidade nutricional, funcional e organoléptica da maçã de Alcobaça, visando a obtenção de um produto com elevados padrões de qualidade gustativa e segurança. De uma forma geral, mediante a optimização da aplicação das técnicas culturais, pretende-se aumentar a resistência intrínseca dos frutos ao desenvolvimento de patologias e fisiopatias, favorecendo assim a capacidade de conservação dos mesmos. Isto, aliado à utilização de metodologias de conservação alternativas aos químicos, permitirá obter um novo produto, diferenciado, com resíduos zero ao nível de aplicação de produtos na pós-colheita. Todos estes aspectos traduzem-se numa valorização acrescida do produto, devido ao reconhecimento de garantia de qualidade e de segurança por parte do consumidor, o que também permitirá aumentar quotas de mercado e de penetração em segmentos de mercado diferenciados.


Pontos de situação / Resultados:

O objetivo principal do GO consistiu na conservação a longo prazo dos atributos de qualidade da maçã de Alcobaça, visando a obtenção de frutos com resíduos zero ao nível da aplicação de produtos na pós-colheita.

De uma forma geral, mediante a otimização da aplicação das técnicas culturais, pretendia-se aumentar a resistência intrínseca dos frutos ao desenvolvimento de patologias e fisiopatias, favorecendo assim a capacidade de conservação dos mesmos. Isto, aliado à utilização de metodologias de conservação alternativas aos químicos, permitiria obter um produto diferenciado, com resíduos zero ao nível de aplicação de produtos na pós-colheita.

Os resultados obtidos neste estudo permitiram não só contrariar a ideia de que maiores quantidades de água e de azoto aplicadas garantem, necessariamente, uma maior produtividade ou frutos maiores, mas também confirmar o efeito prejudicial da rega e fertilização azotada excessivas na qualidade da maçã à colheita. De facto, a aplicação excessiva destes fatores, no mês antecedente à colheita, afetou negativamente características coloriméticas, gustativas e a firmeza da polpa. Em relação à conservação, concluiu-se, ainda que de forma pouco consistente, que os excessos de rega e/ou fertilização azotada influenciaram negativamente a capacidade de conservação dos frutos, contribuindo para uma degradação mais acentuada da sua qualidade durante o período de pós-colheita. Confirmou-se a ACD como o sistema mais adequado para conservação da maçã ‘Gala’.

Quanto ao conteúdo de compostos antioxidantes verificou-se que a composição fenólica, e consequente a capacidade antioxidante dos frutos, é influenciada por múltiplos fatores. A rega em excesso tende a influenciar negativamente a síntese de fenóis. A adubação azotada em excesso tende a influenciar negativamente a síntese de fenóis. A composição fenólica é pouco influenciada pelas condições de armazenamento e, as condições climáticas e ano de colheita, são fatores determinantes da qualidade dos frutos.

O perfil volátil das maçãs analisadas à colheita e após 8 meses de conservação foi caracterizado pela dominância de trans, trans-α-farneseno, de éster hexílico do ácido octanóico, de 2-etil-1- hexanol e de acetato de hexilo. Independentemente da modalidade agrícola e do método de conservação utilizado, o período de armazenamento de 8 meses teve o maior impacto negativo
na emissão de trans, trans-α-farneseno.

Quanto à aplicação de revestimentos para conservação pós-colheita, pode concluir-se que, nas condições do estudo, os resultados obtidos mostram que a aplicação de revestimentos bioedíveis à base de óleos essenciais voláteis e não voláteis representam uma alternativa viável ao uso de tratamentos químicos para a conservação pós-colheita da maçã ‘Gala’.

Em relação ao ensaio de caracterização de novos clones de maçã ‘Gala’, é possível concluir que, os resultados das análises realizadas à coloração, índice de qualidade, teor de compostos fenólicos totais e capacidade antioxidante indicam que os novos clones ´Gala´ apresentam características mais ajustadas às tendências do mercado que os clones atualmente predominantes. Em particular, os clones Schniga SchniCo, Schniga SchniCo Red, Redlum Perathoner, Venus Fengal, Decarli Fendeca e Star Galafab parecem exibir potencial para responder aos desafios atuais dos mercados.

Ações de divulgação:

  • Apresentação do GO Safeapple no Colóquio sobre Inovação Hortofrutícola, iniciativa promovida pelo COTHN, no dia 16 de novembro de 2018.
  • Balanço da campanha do GO Safeapple, no INIAV em Alcobaça a 12 de dezembro de 2018
  • Sessão de divulgação do GO no âmbito da 4ª Sessão de Divulgação em Fruticultura, no INIAV em Alcobaça, 12 de dezembro de 2019 - programa.

Documentação:

  • Poster do GO SafeApple no 2º roteiro inovação, promovido pelo COTHN na Frutitec, Batalha, março de 2018
  • Poster do GO SafeApple na Cimeira Nacional Agro Inovação 2018
  • Artigo na Revista Frutas, Legumes e Flores, edição de janeiro de 2019
  • Poster do GO Safeapple na Feira dos Frutos das Caldas da Rainha, agosto de 2019

Todos os documento produzidos (pósteres, artigos, apresentações), estão dísponiveis para consulta no site do projeto em: https://safeapple.webnode.pt/