Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

I9Kiwi - Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado

Entidade líder do projeto: INSTITUTO PEDRO NUNES - ASSOC. INOV. DESENV. CIENCIA E TECNOLOGIA
Responsável pelo projeto: Joana Costa (​Diretora do FitoLab - Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes - jcdcosta@ipn.pt)
Site do projeto: https://i9kiwi.pt/
Área do plano de ação: Cultura de frutos tropicais e subtropicais
Parceiros:

ACTIGLABRO, LDA; APK - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE KIWICULTORES; FRUVERG, LDA ; KIWI 1000 LDA; KIWI DOURO, LDA; KIWI GREENSUN- CONSERVAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTA, S.A.; KIWICOOP,COOPERATIVA FRUTICOLA DA BAIRRADA CRL; PMNI, UNIPESSOAL LDA; UNIVERSIDADE DE COIMBRA


Prioridade do FEADER: P4) Restaurar, preservar e melhorar os ecossistemas ligados à agricultura e à silvicultura;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A produção de kiwi (Actinidia sp.) é uma importante atividade económica em diversos países, tendo apresentado uma expansão mundial nos últimos anos. Em Portugal, foi a partir da década de 1990 que a produção de kiwi se começou a desenvolver graças ao valor comercial da fruta associado ao baixo custo de produção. Os investimentos têm aumentado nos últimos anos, traduzindo-se num aumento notável da exportação, tendo sido atingido o valor máximo de 13 kton em 2013, equivalendo a 11 M€. Embora se continuem a verificar fortes investimentos, tendo a área de produção aumentado em 1/3 nos últimos 2 anos, a produtividade tem diminuído -14,8% face a 2013 sendo a infeção pela bactéria Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa) o principal responsável. A Psa é o agente causal do cancro bacteriano da actinídea, considerada a doença mais grave desta cultura. Pode, em casos mais virulentos, causar a morte das plantas, colocando em causa a sustentabilidade da Fileira e provocando importantes prejuízos económicos nos principais países produtores de kiwi, incluindo Portugal (EPPO, 2011/054).

Esta doença, detetada em Portugal em 2010, manifesta elevada agressividade e uma dispersão muito rápida, tendo, nos dias de hoje, distribuição generalizada nas regiões produtoras. A nível mundial, a indústria ligada ao setor do kiwi está empenhada no desenvolvimento de estratégias de controlo da doença para conter a pandemia e minimizar as perdas económicas dos produtores, mas sem resultados positivos. Dados recentes sugerem que a população de Psa não é homogénea existindo diversos níveis de virulência. É reconhecido que a distribuição desta bactéria é influenciada quer por condições edafo-climáticas, quer pela suscetibilidade do cultivar quer pelas práticas culturais adotadas. É também possível que os sintomas associados à infeção por Psa possam ser causados por outras estirpes de Pseudomonas presentes e que não causam a morte da planta. De fato, dados preliminares (FitoLab-IPN) evidenciam uma alteração profunda das comunidades microbianas naturalmente presentes na actinídea como resultado da infeção por Psa. Neste contexto, importa adotar medidas assentes em novos produtos, práticas, processos e tecnologias inovadores de combate a esta doença recente para a qual ainda não existe um sistema implementado eficaz e que condiciona de forma decisiva o rendimento deste sector produtivo.


Objetivos visados:

O I9K integra a 1ª prioridade na temática do plano de ação e pretende melhorar a competitividade do país, através de diversas tipologias de inovação, nomeadamente inovação de produtos e processos, incidindo exclusivamente em atividades de produção primária no sector do kiwi, fileira fortemente dinâmica e que tem sido alvo de um elevado investimento nos últimos anos. O I9K reúne as competências necessárias para suprir lacunas evidentes no setor fitossanitário e na qualidade e diversidade de cultivares e do pólen, associadas a elevados custos de produção.

Como objetivos estratégicos:

a) Pretende-se que produtores, viveiristas e técnicos adoptem estratégias sustentáveis de minimização do risco de dispersão de Psa e mitigação dos seus efeitos através da implementação um novo processo que vai integrar o sistema de produção e contempla: adequação dos cultivares ao contexto edafo-climático; utilização de cultivares menos suscetíveis à Psa; estratégias de gestão dos reservatórios naturais de Psa; tratamento do pólen contra a Psa; ajuste das práticas agrícolas ao risco real de ocorrência de doença determinado com base na estrutura da infeção e nas condições edafo-climáticas das regiões produtoras através de um softaware com um sistema de alertas.

b) Pretende-se ainda que produtores, técnicos e viveiristas implementem estratégias sustentáveis de prevenção, mitigação e controlo de Psa através da utilização de novos produtos que irão integrar o sistema de produção: consórcios bacterianos com ação antagonista à Psa e consórcios bacterianos com ação ativadora da saúde da planta.

c) Pretende-se que produtores, viveiristas e técnicos implementem um novo processo inovador com tecnologia relacionada com o aumento da produtividade e que irá integrar o sistema de produção: utilização de cultivares produtores de pólen com elevada viabilidade associada a um método mais eficaz de conservação e aplicação de pólen.

d) Pretende-se, através da realização de ações de divulgação, disseminação e demonstração dos resultados gerados pelo I9K, sensibilizar e fomentar o crescimento da massa crítica e aconselhamento técnico visando a integração dos processos e produtos desenvolvidos na produção primária de fruta e plantas.

Estas ações têm como público-alvo os grupos focais identificados: produtores, viveiristas e técnicos (ações de demostração, colóquios, reuniões), públicos especializados e específicos (artigos técnicos e científicos, participação em congressos e seminários com apresentação de resultados), bem como o público em geral (página web dedicada ao projeto e disseminação através da RedeRural e parceiros).

São objetivos específicos do I9K:

- Caraterizar as zonas produtoras com base em sistemas de monitorização de fatores abióticos (sensores) e bióticos (polinizadores e outros insetos);

- Identificar as práticas agrícolas utilizadas avaliando a sua eficácia;

- Caraterizar a infeção por Psa nas principais regiões produtoras, combinando informação genética com sintomas, persistência, virulência e perdas na produção;

- Identificar potenciais reservatórios ambientais de Psa, nomeadamente plantas hospedeiras, reservatórios de água e persistência no solo de modo a otimizar as estratégias de gestão, mitigação e controlo da Psa;

- Identificar os organismos responsáveis por sintomas de doença nos frutos a otimizar as estratégias de gestão e mitigação dos organismos patogénicos;

- Avaliar a eficácia da utilização de antagonistas contra a infeção por Psa isolados em pomares saudáveis. Selecionar o(s) mais eficaz(es). Avaliar o seu potêncial comercial e de internacionalização.

- Avaliar o uso de ativadores contra a infeção por Psa. Selecionar o(s) mais eficaz(es). Avaliar o seu potêncial comercial e de internacionalização. Neste âmbito o I9K estabeleceu um protocolo de cooperação transnacional com o Institute for Sustainable Agriculture‐CSIC, Córdoba, Espanha dada a sua reconhecida experiência e competências.

- Identificar in situ machos produtores de pólen de qualidade e relacioná-los com a sua suscetibilidade à Psa. Selecionar o(s) mais eficaz(es). Avaliar o seu potêncial comercial e de internacionalização. - Identificar metodologias de aplicação de pólen mais eficazes.Neste âmbito o I9K estabeleceu um protocolo de cooperação transnacional com uma PME lider em tecnologias de aplicação de pólen com o intuito de identificar e adequar quais das tecnologias existentes mais se adequem ao contexto nacional.

- Identificação multifatorial in situ de cultivares de actinídea como parte das soluções integradas para a gestão e controlo da Psa. Nomeadamente, suscetibilidade à infeção por Psa, adaptação às condições edafo-climáticas do local de produção e produtividade. A localização das plantas identificadas será acessível a todos os interessados. Avaliar o seu potêncial comercial e de internacionalização.

- Elaboração de um Manual Técnico de medidas preventivas e de controlo contra os principais problemas fitossanitários da Actínia associadas ao contexto nacional.

- Divulgação dos resultados da iniciativa (processos e produtos) aos grupos focais de divulgação, público especializado e público em geral.


Sumário do plano de ação:

O I9K pretende responder aos desafios da Fileira do Kiwi através da criação de um grupo de excelência que adotará estratégias inovadoras e práticas agrícolas geradoras de maior produtividade, potenciando a competitividade do setor em novos mercados.


Pontos de situação / Resultados:

Os conteúdos produzidos nas diversas tipologias de divulgação podem ser consultados no site do grupo Operacional (https://i9kiwi.pt/noticias/).

Construção, manutenção e atualização de uma página web no site do IPN para divulgar o projeto.

  • A página web do i9Kiwi encontra-se finalizada e poderá ser acedida através do endereço https://i9kiwi.pt/.  A página é atualizada frequentemente sendo divulgados os resultados, notícias e atividades relacionadas com o projeto.
  • Construção de uma identidade visual e material de divulgação do i9kiwi https://i9kiwi.pt/?page_id=93#material-divulgacao

Produção de artigos científicos em revistas científicas da especialidade.

  • Ares A, Tacão M, Figueira D, Garcia E, Costa J. Draft genome resources of six Pseudomonas syringae pv. actinidiae strains isolated from Actinidia chinensis cv. deliciosa leaves in Portugal. Phytopathology, 2020, Online. doi: 10.1094/PHYTO-05-20-0184-A. https://apsjournals.apsnet.org/doi/pdf/10.1094/PHYTO-05-20-0184-A
  • Figueira D, Garcia E, Ares A, Tiago I, Veríssimo A, Costa J. Genetic diversity of Pseudomonas syringae pv. actinidiae: seasonal and spatial population dynamics. Microorganisms, 2020, 8(6): 931. doi: 10.3390/microorganisms8060931   https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7357126/pdf/microorganisms-08-00931.pdf
  • Grosso-Silva J M, Gaspar H, Castro S, Loureiro J, Amorim F, van der Heyde T. Confirmation of the presence of Halyomorpha halys (Stål, 1855) (Hemiptera: Pentatomidae) in mainland Portugal. Arquivos Entomológicos, 2020, 22: 373-376.
  • Castro H, Siopa C, Casais V, Castro M, Loureiro J, Gaspar H, Castro S. Pollination as a key management tool in crop production: Kiwifruit orchards as a study case, Scientia Horticulturae, 2021, 290, 110533. https://doi.org/10.1016/j.scienta.2021.110533
  • Castro H, Siopa C, Casais V, Castro M, Loureiro J, Gaspar H, Dias MC, Castro S. Spatiotemporal Variation in Pollination Deficits in an Insect-Pollinated Dioecious Crop. Plants, 2021, 10, 1273. https://doi.org/10.3390/plants10071273
  • Ares A, Pereira J, Garcia E, Costa J, Tiago I. The leaf bacterial microbiota of female and male kiwifruit plants in distinct seasons: assessing the impact of Pseudomonas syringae pv. actinidiae. Phytobiomes Journal 2021 5:3, 275-287. https://doi.org/10.1094/PBIOMES-09-20-0070-R
  • Gaspar H, Loureiro J, Castro H, Siopa C, Castro M, Casais V, S Castro. Impact of local practices and landscape on the diversity and abundance of pollinators in an insect-dependent crop. Agriculture, Ecosystems & Environment, 2022, 326, 107804. https://doi.org/10.1016/j.agee.2021.107804.
  • Ares A, Costa J, Figueira D, Garcia E, Tacão M. Comparative genomics allowed to find genotypic differences between strains of Pseudomonas syringae pv. actinidiae isolated from Portugal. Frontiers in Microbiology. Em revisão.
  • Casais et al. submetido. Biological Control of Pseudomonas syringae pv. actinidiae by epiphytic bacteria. Phytopathology.

Participação em Seminários, colóquios ou outros eventos com apresentação de comunicação/poster

  • Membros da equipa do i9Kiwi participaram no “2º Simpósio SCAP de Proteção das Plantas; 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia e 11º Encontro Nacional de Proteção Integrada” (Santarém, outubro 2017).
  • Membros da equipa do i9Kiwi participaram no “Seminário Inovação em espaço rural”, organizado pela Associação Portuguesa de Kiwicultores e COTHN, na Frutitec/Hortitec, Batalha através da comunicação: Garcia E, Castro S, Costa J (2018) Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado.
  • Foi organizado o Seminário “Distribuição e bioecologia do inseto invasor percevejo asiático” realizado na Universidade de Coimbra em janeiro de 2019 com a participação da Investigadora Laura Maistrello (Itália).
  • Membros da equipa do i9Kiwi participaram na Frutitec/Hortitec no Seminário “Problemas Fitossanitários Emergentes”, organizado pela Associação Portuguesa de Kiwicultores e COTHN (Lisboa, março de 2019)
  • Membros da equipa do i9K participaram no XVI Concurso “O Melhor Pomar de Actinídea” Região geográfica a sul do rio Douro – 2019 com a comunicação “Percevejo Asiático - Uma ameaça para o kiwi - Possíveis impactos na fileira” (Oliveira do Bairro, 19 de outubro de 2019).
  • Membros da equipa do i9Kiwi participaram no “2º Encontro Nacional de Ciência Cidadã”, realizado entre 24 e 25 de outubro de 2019 na Academia das Ciências, Lisboa.  https://www.cienciacidada.pt/encontrocc2019/
  • Castro H e equipa FLOWer Lab (2021) Quantificação dos défices de polinização na cultura do kiwi em Portugal. Webinar organizado pela Associação Portuguesa de Kiwicultores, 6 de abril.
  • Gaspar H e equipa FLOWer Lab (2021) Polinizadores em pomares de kiwi: relação com práticas locais & paisagem circundante. Webinar organizado pela Associação Portuguesa de Kiwicultores, 6 de abril.

 Participação em congressos para divulgação dos resultados.

  • Garcia E, Figueiredo D, Veríssimo A, Costa J. “Characterization of Pseudomonas syringae pv. actinidiae genetic diversity in Portugal”. IX International Symposium on Kiwifruit (Porto, setembro de 2017).
  • Garcia E, Figueiredo D, Costa J. “Genetic diversity and population structure of Pseudomonas syringae and P. viridiflava isolated from Portuguese kiwi orchards”. IX International Symposium on Kiwifruit (Porto, setembro de 2017).
  • Castro H, Casais V, Castro M, Costa J, Loureiro J, Castro S. “Quantifying pollination deficits in kiwi (Actinidia deliciosa) in Portugal”. Apresentação oral no 1st Iberian Meeting on Agroecological Research, (Évora, novembro de 2018).
  • Figueira D, Garcia E, Ares A, Tiago I, Veríssimo A, Costa J. “Genetic diversity of Pseudomonas syringae pv. actinidiae: seasonal and spatial population dynamics”. 1st Iberian Meeting on Agroecological Research” (Évora, novembro 2018).
  • Ares A, Pereira J, Garcia E, Costa J, Tiago I. “Towards sustainable agriculture: Innovative solutions for Psa from the microbiome of Actinidia deliciosa”. 1st Iberian Meeting on Agroecological Research (Évora, novembro 2018).
  • Figueira D, Garcia E, Ares A, Tiago I, Tacão M, Veríssimo A, Costa J. “Genetic diversity of Pseudomonas syringae pv. actinidiae: seasonal and spatial population dynamics”. Microbiotec19 – Congress of Microbiology and Biotechnology (Coimbra, 5 a 7 de dezembro de 2020).
  • Casais V, Aires A, Garcia E, Figueira D, Costa J. “The phyllosphere microbiota of kiwifruit as a reservoir for PGPB and biological control for Psa”. X. International Symposium on Kiwifruit - KIWIFRUIT2021 (online, setembro de 2021).
  • Garcia E, Figueira D, Yebra A, Rodrigues S, Costa J. “Identification, characterization and antagonistic activity of bacteria isolated from a Psa-free kiwifruit orchard”. X. International Symposium on Kiwifruit - KIWIFRUIT2021 (online setembro 2021).
  • Gaspar H, Loureiro J, Castro H, Siopa C, Castro M, Casais V, Castro. Combining multiple sampling methods to study the pollinator community in an insect-dependent crop. XIX Congresso Ibérico de Entomologia. (virtual, 21 a 24 de outubro de 2021).
  • Castro H, et al. “Limitação de serviços de polinização em pomares de kiwi”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Gaspar H, et al. “O efeito das práticas agrícolas e da paisagem nos polinizadores em pomares de kiwi”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Loureiro J, et al. “A importância da ciência cidadã na amostragem de insetos em pomares de kiwi”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Figueiredo J, Lopes C. “i9Kiwi - Plataforma de monitorização e gestão do pomar”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Figueira D et al.” Diversidade genética de Pseudomonas syringae pv. actinidiae: dinâmica populacional sazonal e espacial”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Are A et al. “Análise de genómica comparada revelou diferenças genotípicas entre isolados de Pseudomonas syringae pv. actinidiae obtidos de pomares de kiwi portugueses”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Garcia E et al. “Identificação, caracterização e avaliação da atividade antagonista de bactérias isoladas na filosfera de pomares de kiwi nacionais”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Tiago I et al. “Pseudomonas syringae pv. actinidiae impacta o microbioma bacteriano de folhas de planta de kiwi: metodologias independentes e dependentes de cultivo fornecem dados complementares”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Casais V et al. “O microbioma cultivável da filosfera como fonte de soluções inovadoras para combater as doenças das plantas”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Neves M et al. “Caracterização do potencial germinativo do pólen de kiwi”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Siopa C et al. “Aplicar pólen ou não aplicar pólen? Avaliação do sucesso da aplicação de pólen em pomares de kiwi”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Alves F, et al. “Caracterização socioeconómica e agroecologica da kiwicultura em Portugal – desafios presentes e futuros”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).
  • Zuzarte et al. “Tecnologias de clonagem do kiwi – do laboratório para o campo”. Apresentação oral no Congresso Final do Grupo Operacional i9kiwi (virtual, dezembro de 2021).

 Divulgação de resultados em revistas e boletins técnicos.

  • Castro S, Loureiro J, Castro H, Castro M, Costa J. (2018). Grupo operacional i9Kiwi – Avaliação do défice de polinização e diversidade de polinizadores em kiwi. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores 55: 6.
  • Castro H, Castro S, Loureiro J (2019) A fenologia da floração dos pomares de kiwi em Portugal. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores 59: 3-4.
  • Gaspar H, Loureiro J, Costa J, Castro S (2019) Percevejo asiático, a praga agrícola que quer viver consigo bate à porta. Voz do Campo 229 (seção Agrociência): I-II.
  • Gaspar H, Castro S, Loureiro J (2019) Percevejo asiático (Halyomorpha halys) – O Ciclo de Vida. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores. 58: 3.
  • Neves M, Morgado F, Silva R e Canhoto J (2019) Micropropagação do kiwi. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores. 60: 4-5.
  • LIS - IPN (2020) i9Kiwi – a tecnologia ao serviço da proteção da Kiwicultura. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores 63: 15.
  • FitoLab - IPN (2020) Diversidade genética da Pseudomonas syringae pv. actinidiae em Portugal: dinâmica populacional sazonal e espacial. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores. 62:1-2
  • Alves et al. (2021) Caracterização Socioeconómica da fileira portuguesa do kiwi. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores 67:2.
  • Neves M, Morgado F, Martins J e Canhoto J (2021) Pólen de kiwi. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores 66: 3-4.
  • Costa J (2021) Grupo Operacional i9kiw – Congresso Final. Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores 68: 8.

Elaboração de um manual técnico e sua divulgação.

  • O manual técnico foi elaborado encontrando-se em fase de revisão, com publicação prevista para o segundo semestre de 2022.

Realização de 1 ação de demonstração dos resultados para viveiristas 

  • Garcia E, Figueira D, Ares A, Costa J. “Fitossanidade – Desafios na produção de kiwi”. III Jornadas Técnicas da Associação de Produtores de Kiwi (APK). (Santa Maria da Feira, dezembro de 2019).

Realização de 1 ação de demonstração dos resultados para produtores 

  • Foi realizado um Encontro Técnico para discutir a gravidade do problema “Halyomorpha halys” (Santarém, 24 de janeiro de 2020).

Realização de 1 ação de demonstração dos resultados para técnicos 

  • Foram realizadas diversas reuniões de trabalho com os parceiros do i9kiwi para validação da plataforma.
  • Foi realizado um workshop colaborativo intitulado “Inovação para a valorização sustentável do sector agroalimentar” com apresentação do protótipo i9kiwi (Coimbra, janeiro de 2020).
  • Ares A, Garcia E, Rodrigues S, Costa J. Problemas fitossanitários emergentes para a cultura do kiwi. IV Jornadas Técnicas da Associação de Produtores de Kiwi (APK). (Santa Maria da Feira, março de 2019).

Organização de um congresso nacional
O Grupo Operacional i9kiwi organizou o seu congresso final sobre o “Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado” a 16 e 17 de Dezembro de 2021.
Este congresso serviu de plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e para a partilha de conhecimentos técnicos obtidos no decurso das atividades do Grupo Operacional. A reunião teve 5 sessões, cada uma dedicada a uma linha de investigação do grupo operacional, em que foram convidados especialistas internacional para uma apresentação, seguidas de comunicações que sintetizaram os resultados do Grupo Operacional, num total de 19 apresentações orais. Foram ainda realizadas mesas redondas para discussão de temas relevantes neste contexto com representantes de produtores e entrepostos comerciais.
O programa, livro de resumos e apresentações estão disponíveis no site do GO i9kiwi. https://i9kiwi.pt/congresso/
Infelizmente, a pandemia da COVID-19 poderá condicionar o encontro presencial. Por outro lado, a mudança para teleconferência permitiu uma maior participação.

 Organização de Jornadas Técnico-Científicas pela APK

  • 1ª Jornadas Técnicas APK | Santa Maria da Feira - 16 dezembro 2017
  • 2ª Jornadas Técnicas APK | Santa Maria da Feira - 15 dezembro 2018
  • 3ª Jornadas Técnicas APK | Santa Maria da Feira - 14 dezembro 2019
  • 4ª Jornadas Técnicas APK | Santa Maria da Feira - 18 dezembro 2020
  • 5ª Jornadas Técnicas APK | Santa Maria da Feira - 18 dezembro 2021

 Produção de Dissertações, relatórios e monografias

  • Marques, C. Sistema de Informação i9kiwi: Plataforma de apoio à decisão. Dissertação de Mestrado em Informática, FCTUC, concluída em julho de 2019.
  • Gaspar, H. Impacto da diversidade e abundância de insetos na produção de pomares de kiwi. Dissertação de Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, FCTUC, concluída em julho de 2020.
  • Figueira D. Characterization of Pseudomonas syringae pv. actinidiae in Portugal. Dissertação de Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, FCTUC. Concluída em 14 de setembro de 2017.
  • Joana Vanessa Gomes Pereira. The impact of pathogenic bacteria on plant microbiome – Pseudomonas syringae pv. actinidiae, a case study. Dissertação de Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, FCTUC. Concluída em 13 de setembro de 2017.
  • Sara Miguel Gonçalves. Naturally occurring Pseudomonas sp. in the phyllosphere of kiwifruit. Projeto em Biologia Aplicada II, FCTUC. Concluída em 26 de junho de 2019.
  • Ana Teresa Fernandes dos Santos Matos Godinho. Pseudomonas sp. naturally present in kiwi orchards: Potential use as biological control against Pseudomonas syringae pv. actinidiae. Relatório de Estágio Profissionalizante, Licenciatura em Biotecnologia ESAC-IPC. Concluída em julho de 2020.
  • Beatriz Soraia Nunes Moniz. Avaliação da atividade antagonista de bactérias isoladas em pomares de actinídea contra Pseudomonas syringae pv. actinidiae, P. s. pv. syringae e P. viridiflava e potencial papel enquanto promotores de crescimento. Relatório de Projeto/Estágio da Licenciatura em Bioengenharia, ISEC-IPC, Concluída em julho de 2021.
  • José Eduardo Nunes Marques. Assays of in vitro germination of kiwi pollen. Dissertação de Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal, FCTUC. Concluída em 20 de Julho de 2018.
  • Flávia Catarina Moreira Ribeiro. Caracterização do pólen de kiwi.  Estágio profissional do último ano da licenciatura em Biotecnologia, ESAC-IPC. Concluída em 2020.
  • Alves et al. (2021) Impactos socioeconómicos e culturais das interações socioambientais em torno dos recursos endógenos | Caracterização socioeconómica da kiwicultura portuguesa. Relatório.
  • Foram elaborados 20 relatórios individuais para os produtores cujos pomares foram estudados no i9kiwi sobre a quantificação e identificação dos polinizadores em pomares de kiwi.

Produção de conteúdos de transferência e valorização do conhecimento:

Bases de Dados:

  • Sequencia complete dos genes gapA, gltA, gyrB, and rpoD de estirpes de Pseudomonas syringae pv. actinidiae isoladas no i9kiwi depositadas na base de dados GenBank (accession numbers MN916589–MN916708). 
  • Genomas de Pseudomonas syringae pv. actinidiae isoladas no i9kiwi - GenBank under the accession numbers SAMN14770793 (KW83), SAMN14770794 (KW98), SAMN14770795 (KW503), SAMN14770796 (KW1361), SAMN14770797, (KW1483) e SAMN14770798 (KW1606).

Coleções Biológicas:

  • Coleção de cultura com 321 isolados de bactérias (mais de 60 géneros) naturalmente presentes em pomares de kiwi saudáveis e infetados com Psa;
  • Coleção de cultura de 300 isolados de Pseudomonas sp. naturalmente presentes em pomares de kiwi saudáveis e infetados com Psa;
  • Coleção de insetos naturalmente presentes em pomares de kiwi;
  • Coleção de insetos polinizadores de kiwi; 

Inovação - Produtos

  • Plataforma de apoio à decisão i9kiwi - Sistema de monitorização e gestão do pomar
  • Isolado bacteriano caracterizada quanto ao seu potencial antagonista da Psa in vitro.
  • Coleção de 105 bactérias caracterizadas para o seu potencial promotor de crescimento
  • Descrição de dois géneros e 4 espécies bacterianas novas para a ciência

Inovação - Processos

  • Protocolos otimizados para aplicação de pólen
  • Protocolos otimizados para a clonagem in vitro de Actinidia deliciosa através de proliferação de meristemas axilares e organogénese
  • Método molecular para a identificação de Pseudomonas syringae pv. actinidea, Pseudomonas syringae pv. syringae e Pseudomonas viridiflava

Promoção e divulgação do Grupo Operacional 

Produção de capítulo de livro 

  • Costa J, Lopes C, Gomes A, Canhoto J, Castro S. Grupo Operacional i9Kiwi - desenvolvimento de estratégias que visam a sustentabilidade da indústria de kiwis através da criação de um produto de valor acrescentado. In Simões MP, Martins C (Eds.), Grupos Operacionais de Fruticultura 2018-2022 (pp. 159 – 180) Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências (COTHN-CC). ISBN: 978-972-8785-18-5.

Participação em Seminários, colóquios ou outros eventos com apresentação de comunicação/poster 

  • Poster de divulgação do i9kiwi na “Cimeira Nacional da Inovação na Agricultura” realizada dia 29 de outubro de 2018 https://agro-inovacao.iniav.pt/images/Posters/ORADORES/horticultura-fruticultura/I9Kiwi.pdf 
  • Costa J et al. “Cimeira Nacional da Inovação na Agricultura” realizada dia 29 de outubro de 2018 e promovida pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR), a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) / Rede Rural Nacional (RRN), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a INOVISA em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Nacional de Inovação (ANI). https://agro-inovacao.iniav.pt/index.php/oradores-sala-1
  • Garcia E, Castro S, Costa J. “Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado”. Seminário Inovação em espaço rural, organizado pela Associação Portuguesa de Kiwicultores e COTHN, na Frutitec/Hortitec, (Batalha, março de 2018).
  • Poster divulgação do i9Kiwi no espaço Inovação da Frutitec/Hortitec, 2018. Eva Garcia, Daniela Figueira, Helena Castro, Vinícius Casais, João Loureiro, Sílvia Castro, Jorge Canhoto, Joana Costa. I9kiwi - Development of strategies for the sustainability of the kiwifruit industry through the creation of a value-added product (Batalha, março de 2018).
  • Costa J, Lopes C, Gomes A, Canhoto J, Castro S. “Grupo operacional i9Kiwi - desenvolvimento de estratégias que visam a sustentabilidade da indústria de kiwis através da criação de um produto de valor acrescentado”. Congresso Frutos 2020. (virtual, dezembro de 2020

Participação em congressos para divulgação dos resultados.

  • Garcia E, Figueira D, Castro H, Casais V, Loureiro J, Castro S, Canhoto J, Costa J. I9kiwi - Development of strategies for the sustainability of the kiwifruit industry through the creation of a value-added product. Livro de resumos do 1st Iberian Meeting on Agroecological Research (Évora, 2018).

Divulgação de resultados em revistas e boletins técnicos.

  • Costa J. (2018) Artigo de divulgação do i9Kiwi no Boletim “O Kiwi” da Associação Portuguesa de Kiwicultores. 54:9
  • Costa J. Grupo Operacional i9Kiwi - desenvolvimento de estratégias que visam a sustentabilidade da indústria de kiwis através da criação de um produto de valor acrescentado. Voz do Campo, Janeiro de 2022, pág. 29-31.

Produção de conteúdos de divulgação: