O Polo de Inovação de Alcobaça, vinculado ao Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P. (INIAV), tem como principal missão desenvolver atividades de investigação e inovação na área da fruticultura. Este polo atua como suporte científico e técnico para os operadores económicos nacionais, alinhando-se com as políticas de defesa dos interesses nacionais e as políticas comuns da União Europeia.
O Polo enfrenta desafios relacionados à fruticultura, tais como a adaptação às alterações climáticas, combate a pragas e doenças, uso eficiente de recursos naturais, preservação de recursos genéticos de fruteiras e digitalização das cadeias de valor da fruticultura.
A prioridade está na investigação aplicada e na inovação, procurando soluções tecnológicas e práticas sustentáveis para os desafios enfrentados pelos produtores.
O Polo também se compromete a fornecer apoio técnico-científico aos operadores económicos nacionais, alinhando as suas atividades com as políticas de defesa dos interesses nacionais e da União Europeia. Além disso, o plano inclui iniciativas para transferir conhecimento e capacitar técnicos e agricultores, promovendo boas práticas e fortalecendo as habilidades necessárias.
No que diz respeito à valorização da produção nacional, o Polo pretende abordar desafios como as alterações climáticas, pragas e doenças, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais. A modernização das infraestruturas é uma prioridade, com investimentos do PRR destinados à renovação de laboratórios, estruturas piloto, estações experimentais e coleções de variedades regionais.
Atualmente, estão em curso 11 projetos em consórcio, aprovados no âmbito das Iniciativas Emblemáticas da Terra Futura (PRR, Componente 5, i3):
Iniciativa Emblemática 3:
Iniciativa Emblemática 6:
Iniciativa Emblemática 10:
Iniciativa Emblemática 11:
Documentos: