ADER-SOUSA; PROBASTO, AGRIMAG, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa
O projeto “Pensar Global, Agir Local… à Mesa” é um projeto financiado pelo PDR2020, integrado no PNAES – Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável e será implementado no território correspondente à NUT III Tâmega e Sousa, sendo a parceria constituída pela DOLMEN, CRL (Líder), a ADER-SOUSA, a ADRIMAG, a PROBASTO e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).
Com este projeto, a parceria propõe-se a contribuir para a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis, com impacto na saúde, na economia local e na preservação do meio ambiente, através de atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar e caracterização e referenciação de explorações do território, na ótica da valorização dos produtos locais.
Ação 1. Inventariação das quintas, produtores e produtos
1.1 Caraterização das explorações, produtores, produtos de 20 explorações em cada um dos municípios que constituem a NUT III Tâmega e Sousa
1.2 Grupos Focais Ação 2. Literacia Alimentar e Nutricional No âmbito desta ação serão realizadas as seguintes atividades: 2.1 Um dia na Quinta: Oficina do pão | Oficina Ervas aromáticas…, promovendo o contacto das crianças com a agricultura/agricultor, em contexto de quinta. 2.2 O agricultor vai à escola, promovendo o contacto das crianças com a agricultura/agricultor, em contexto de escola. 2.3 APP/Quizz Jogo pedagógico - será desenvolvido um jogo pedagógico/ (Quizz/ App) que promova o conhecimento sobre Comer local | Comer Produtos de época | Comer produtos Tradicionais| Comer Biológico. 2.4 Peça de Teatro Às duas por três (2 sopas e 3 peças de fruta por dia) 2.5 Desenvolvimento de suportes de informação (papel e online) sobre hábitos alimentares / consumo local / dieta mediterrânea / e do receituário local, incluindo informação sobre as variedades locais, podendo tratar-se de produtos endógenos ou emergentes, conforme a proeminência da cultura no território.
Ponto de situação:
Em execução.
Resultados esperados:
É expectável que no final do projeto haja uma maior consciencialização dos impactos que as escolhas alimentares têm, na saúde, na economia local e na preservação do meio ambiente, traduzido: Num aumento do consumo de produtos locais e de época, promovendo uma alimentação mais sustentável; Na criação de uma base de dados, com inventariação / caraterização / referenciação de 220 explorações dos 11 municípios constituintes desta NUT III.