A ambição do projeto é criar as bases para uma disseminação da informação, através de entidades multiplicadoras – as autarquias locais – e na base das suas competências delegadas, como por exemplo: mercados locais, escolas e cantinas públicas, recolha e gestão de resíduos, etc.
Pretende-se, com este projeto, criar bases sólidas, com informação e ações estruturadas, que possam ser replicadas e perpetuadas para além do prazo temporal do projeto.
Áreas temáticas a desenvolver :
A definição de alimentação sustentável é bastante complexa, pelo que é necessário focar a abordagem do projeto, em alguns dos aspetos comuns entre as temáticas identificadas, nomeadamente na produção local e sazonal de produtos hortofrutícolas, bem como na garantia da qualidade (segurança alimentar e nutricional) e sustentabilidade da produção e do consumo. A sustentabilidade na alimentação, passa também pela preocupação cada vez mais acentuada na redução do desperdício alimentar, desde a produção até ao consumidor final.
O público-alvo deste projeto está dividido em duas tipologias:
O projeto AML Alimenta pretende contribuir para os objetivos operacionais do PNAES, a saber:
Para o cumprimento dos objetivos estabelecidos na presente candidatura, pretende-se efetuar duas tipologias de atividades fundamentais:
- Reuniões do GT; - Fóruns temáticos;
- Ações de sensibilização específicas;
- Campanha de marketing e comunicação.
Ponto da situação:
Resultados esperados: